domingo, 26 de junho de 2011

Enquete.

Como destaquei no post abaixo, considero a Argentina a maior favorita ao título da Copa América por jogar em casa e contar com grandes valores individuais. Porém, sempre é perigoso descartar seleções como Brasil e Uruguai.
Uma vez que o México não utilizará sua seleção principal na competição, El Tri foi classificado na opção “outro”, assim como Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, Peru e Venezuela, com destaque maior para os cinco sul-americanos que disputaram a última Copa do Mundo.   
Deste modo, o “Além das Quatro Linhas” quer saber: Quem vencerá a Copa América 2011?
Para tentar responder a essa pergunta, peço aos amigos que utilizem a enquete ao lado, mas, claro, sem deixar de fazer os comentários de sempre neste post.

9 comentários:

Thomas de Carvalho Silva disse...

Data vênia, permita-me discordar. Em que pese o fato de jogar em casa, não considero a Argentina a grande favorita para a conquista da Copa América. Isso porque o time me parece desequilibrado - conta com meias e atacantes muito bons, porém, com uma defesa muito frágil - como sói acontecer com o selecionado dos pampas. Se pegar um adversário que não se deixe intimidar e que saiba jogar no ataque, a Argentina corre sérios riscos de tomar uma goleada, como aconteceu na Copa passada, diante da Alemanha (na época, a Argentina era tida como uma das favoritas à conquista do título). Brasil e Uruguai, por outro lado, me parecem times mais equilibrados - fortes na defesa, bons jogadores no meio e no ataque. Claro, a preferência vai para o Brasil, que, apesar de contar com a mais fraca seleção dos últimos 20 anos, e de não ter nenhum jogador do meio para frente de renome internacional (por favor, não me venham com o Neymar, ele ainda não é um jogador "world class"), o time é entrosado e o trio Robinho-Neymar-Pato pode vir a se tornar um dos melhores ataques do mundo - repito, PODE. Com certeza, o título ficará nas mãos de um desses 3 gigantes do futebol mundial. Minha aposta? 1 - Brasil; 2 - Uruguai; 3 - Argentina.

Michel Costa disse...

Olá, Thomas.

Apesar de todos esses defeitos que você corretamente apontou, ainda acredito que se Batista organizar bem sua defesa pode dar condição para que seus talentos ofensivos resolvam na frente. Além disso, num time organizado, Messi pode fazer a diferença assim como Maradonoa fez em 86.
No caso do Brasil, discordo de sua avaliação. Para mim, se olharmos posição por posição, acho que o time atual é bem mais interessante do que o de 1990 e suas versões posteriores (até 1993), por exemplo. Concordo que o trio formado por Ganso, Neymar e Pato ainda está verde, mas creio que é justamente esse o lado bom, uma vez que na Copa eles provavelmente terão atingido um patamar mais alto. Inclusive, isso me lembra 2006 quando o Brasil imaginava ser quase perfeito, mas se apresentou na Alemanha com um time longe de seu melhor momento.
Portanto, minha ordem na Copa América seria: 1º Argentina, 2º Brasil e 3º Uruguai.

Grande abraço e obrigado pela participação.

Thiago Ribeiro disse...

como Botafoguense exclusivo, vou torcer pro Loco Abreu, i. e., Uruguai.

mas votei na Argentina.

Discordo do Thomas.

Os problemas defensivos da Argentina foram minorados pelo Batista. Com Maradona tinha 1 volante protegendo 4 péssimos defensores.

Hj, com Batista, os defensores são melhores, e o trio do meio, apesar de contar apenas com 1 volante marcador, os outros dois homens sabem marcar, sobretudo os 2ºs volantes.

Sem contar que defensivamente, a Argentina apostará no "método catalão", se assim podemos falar.

Ao invés de TENTAR defender, aproveitará a ENORME qualidade de seus 5 homens de frente para MANTER a posse de bola.

Espero uma Argentina com no MÍNIMO 60 a 65% de posse de bola contra os "pequenos", aquela posse que Arsene Wenger chama de "dominação estéril" que tanto o time dele e o Barça fazem tão bem pra se defender.

Obviamente isso não seria aplicado com potências como Brasil e Uruguai (que voltou a ser). Mas se lembre do amistoso anterior, a Argentina se defendeu muito bem contra o Brasil e num erro Messi decidiu.

Com Ganso o jogo pode (e será) outro, mas mesmo assim, com Di Maria e Messi há uma grande garantia na frente, além do 3º atacante também de altíssimo nível Lavezzi/Tevez (meu preferido).

Lembrando que Di Maria foi o homem mais eficiente contra Dani Alves nos duelos REal/Barça: duas assistências em cima dele - gol de CR7 e de Marcelo -.

Michel Costa disse...

Boa análise, Thiago.

Particularmente, estou curioso para ver essa nova Argentina em campo. Sem dúvida o modelo seguido é o do Barcelona, mas aí entram as características dos jogadores. Contra a Albânia, Tevez e Aguero começaram no banco e só entraram no segundo tempo. Gosto do futebol de Di Maria e Lavezzi, mas acho que o time perde força ofensiva com eles. De qualquer modo, apesar da má qualidade defensiva, trata-se de uma Argentina mais bem organizada em campo.

Abraço.

marcus Buiatti disse...

Olá amigo Michel!

Eu acho que este time que o Mano vai escalar contra a Venezuela tem tudo para fazer história, talvez mudando, até 2014, uma peça aqui e ali, mas mantendo esta base.

Timaço, há muito tempo que seleção não me empolgava, na teoria. Desde 2005, acho.

Não gosto do esquema 4-3-3 do Batista, sem armador. Acho que assim a Argentina, que tem ótimos jogadores do meio pra frente, talvez em quantidade maior que o Brasil, não vai se acertar bem.

Resumindo, acho que vai dar Brasil.

Vamos ver...

Eu fico irritado com o menosprezo da mídia brasileira, em geral, com a Copa América. Esta promete. Além de BRasil e Argentina com ótimos jogadores, Uruguai, Paraguai, Chile e especialmente Colômbia podem surpreender, se não com título, mas com boas seleções.

abração a todos!

Michel Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Michel Costa disse...

Salve, Marcus!

Concordo que esse time de Mano tem tudo para fazer história, mas, por se tratar de uma seleção ainda em formação e por estar jogando na casa do grande rival, não é a favorita.
Sobre os anfitriões, li há pouco um post do PVC onde o jornalista analisa o "4-3-0-3" argentino, algo que pode ser um problema para Messi & Cia. Se o camisa 10 tiver que voltar demasiadamente para armar o jogo acabará ficando longe do gol, algo que faria toda a diferença. Por outro lado, haverá tempo para Batista arrumar a casa, afinal, o grupo dos hermanos é bem baba.

Abraço.

Prisma disse...

Ainda penso no Brasil

Michel Costa disse...

O Brasil seria minha segunda opção, Prisma. E seria a minha aposta, caso a Copa América fosse disputada num país "neutro".
Quero ver como a turma de Mano vai se sair hoje. Espero por uma vitória, mas não por goleada.

Abraço.