sábado, 4 de junho de 2011

O legado do Barça.

É incrível. Quase todos os debates esportivos nesta semana acabaram, de uma forma ou de outra, derivando para o sensacional Barcelona e seu futebol de sonho. A pergunta que mais se fazia era: É o maior time da história?
Trata-se do tipo de questionamento impossível de se responder com certeza. Afinal, grandes equipes como o Real Madrid de Di Stefano, o Ajax de Cruyff e o Milan de Sacchi estão a décadas de distância, algo que, no futebol, significa ainda mais do que apenas a quantidade de anos podem sugerir.
Mais interessante do que debater sobre o posicionamento histórico deste Barça, é ponderar sobre sua importância para as gerações futuras. Que tipo de legado esse time que trata tão bem a bola pode deixar para um esporte que parece caminhar cada vez mais para o lado físico em detrimento da técnica?
Fazendo uso de seu humor tipicamente britânico, jornalista Jonathan Wilson respondeu a essa pergunta em diálogo com Paulo Vinícius Coelho: “Nenhum. Ninguém conseguirá jogar como esse Barcelona mesmo”. Uma observação desoladora, mas parcialmente verdadeira. Afinal, é evidente que a Espanha, atual campeã europeia e mundial, bebe dessa fonte.
Para o técnico Pep Guardiola, o responsável pela existência dessa filosofia é o holandês Johan Cruyff: “Foi ele quem construiu o ‘prédio’. Nós apenas o reformamos.” Por sua vez, Cruyff acredita que a principal função do futebol é entreter seu público. Não por acaso, sempre faz questão de alfinetar o desafeto José Mourinho a quem chama de “técnico de títulos”.
Mas não se engane. O Barcelona só é admirado porque vence. Queira ou não o mestre holandês, a atual versão do time catalão só é alçada a condição de melhor equipe do mundo porque conquistou vitórias e títulos. Sem eles, as críticas certamente surgiriam. Diriam que o time prende demais a bola, que não chuta de fora da área, que é anacrônico, enfim, não faltariam xingamentos. Afinal, o objetivo de qualquer jogo sempre é vencer um adversário. Entretenimento é algo secundário. Embora, obviamente, vencer jogando bem é ainda melhor.
Particularmente, penso que o maior legado que o Barça pode deixar é mostrar para os técnicos do mundo que é possível ser ofensivo sem ser vulnerável, jogar bem e ser competitivo, ser técnico sem ser frágil, ou seja, tudo aquilo que muitos profissionais acreditam ser impossível e que tem como marco histórico a derrota do Brasil para a Itália em 1982.
No entanto, a propagação da escola barcelonista só funcionaria em qualquer clube se fosse implantada desde sua base. Somente a uniformização dos métodos de treinamento desde a menor das categorias seria capaz de produzir o tipo de jogo eternizado pelos Blaugranas. É fundamental um bom trabalho de formação, pois não basta reunir grandes jogadores e instruí-los.
Acredito que mais importante do que implantar o estilo de jogo barcelonista, é valorizar o talento e técnica. Tratar os fundamentos do futebol da maneira como devem ser tratados em vez de treinos voltados quase que exclusivamente para a marcação e a tática. Em seu blog, o jornalista Eduardo Cecconi diz ter testemunhado treinamentos de dezenas de técnicos que dão muito mais ênfase à defesa e aos treinos de bola parada em detrimento aos movimentos ofensivos. É essa mentalidade obtusa que precisa mudar. E, nessa tarefa, nada melhor do que o Barcelona para indicar o caminho.
Crédito da Imagem: Getty Images

4 comentários:

Guilherme Siqueira disse...

O Flamengo de Zico, o Ajax de Van Gaal e este Barcelona são exemplos de times "feitos em casa" que ganharam e encantaram.No caso do time catalão, o poderio financeiro permite que esse time não perca suas principais peças e nos brinde com seu futebol mágico por mais algum tempo.

Michel Costa disse...

Tem razão, Guilherme.
A boa condição financeira é fundamental para um clube manter um ótimo elenco através do anos. Neste ponto, uma boa sugestão de leitura é "a Bola não entra por acaso" de Ferran Soriano. Nesse livro, o ex-dirigente do Barça conta como o clube ampliou suas receitas e montou a estrutura que vemos hoje. Recomendo a leitura.

Abraço.

Rodrigo Alves disse...

Melhor texto sobre o Barça! O barça é tao unanimidade, q o legal do debate seria: quais sao os defeitos desse time? Vc mandou mto bem: prende d+ a bola, chutam pouco d fora. Ha mto futebol alem do estilo desse barça! E futebol bonito! Embora eu tb considere o melhor time q eu vi. Abraço!

Michel Costa disse...

Também considero este Barcelona o melhor time que vi jogar, Rodrigo. Mas, como disse no texto, o Barça só é considerado assim porque vence sempre e joga bem. Mas o futebol bonito por si só não adiantaria se não estivesse acompanhado de títulos. E são exatamente essas conquistas que ratificam a condição excepcional dos catalães.

Abraço e obrigado pela visita.