terça-feira, 7 de junho de 2011

A última fagulha.

Vi muito pouco de Maradona e Zico. Assim, sem medo de errar, digo que Ronaldo foi o maior jogador que vi atuar. Talvez Messi o supere, mas acho melhor esperar pelo desfecho ou pelos anos finais da carreira do argentino antes de cravar que ele é meu número um.
Os mais jovens (me sinto o Calazans agora) que não viram o Ronaldo do Barcelona e em seu primeiro ano de Internazionale, podem acreditar neste blogueiro: O Fenômeno jogou duas temporadas de Pelé. Bem, se o Rei jogou mais do que aquilo, então ele realmente não é deste planeta.
O amistoso de hoje diante da Romênia marca o fim oficial da trajetória de Ronaldo pela Seleção Brasileira. Sim, oficial, pois na prática ela aconteceu em 2006, numa Copa onde, fora de forma, não deixou uma boa impressão, apesar de ter atingido o recorde de 15 gols na competição.
Prefiro guardar as imagens dos dois gols na final de 2002 diante da Alemanha, tentos que o elevaram ao Olimpo do futebol e que marcaram uma das mais incríveis histórias de superação no esporte. Prefiro me lembrar das arrancadas, dos dribles imprevisíveis e dos gols em profusão seguidos de um sorriso moleque.
Hoje será a última vez que veremos o Fenômeno pela Seleção. Não espero uma boa atuação nos prováveis quinze minutos que marcarão sua despedida. Desde que anunciou sua saída do Corinthians no início deste ano, foi visto em todos os lugares possíveis, mas em nenhum batendo uma bola. Mesmo assim, resta a esperança de ver um último lance, um último gol, uma última fagulha de talento daquele que um dia foi capaz de incendiar qualquer partida. 
Valeu, Ronaldo!
Crédito da Imagem: Reuters

11 comentários:

Thiago Ribeiro disse...

foi até algo q comentei brevemente no meu blog (estecanto.blogspot.com), p/ mim a carreira de Ronaldo foi até 2003, mesmo ele atingindo o record - q parece, para muitos a MAIOR conquista dele, o q pra mim não, pois acho q ela logo será batida - em 2006, a sua passagem pelo Real foi muito contestada nos últimos anos q passou por lá.

dos q eu vi jogar, os melhores:
Zidane, Ronaldo e Messi.

e esse argentino tem tudo pra ultrapassar os dois. Será, com certeza o 1º a igualar o record de 3 prêmios fifa de melhor do mundo do francês e do R9, e, provavelmente serão 3 prêmios seguidos!

INUMANO!!!!

Michel Costa disse...

Acho que o futebol de Ronaldo durou mais um pouco, Thiago. Em 2003/4, ele foi artilheiro de La Liga jogando muito bem e ainda sobrou fôlego para também ser o artilheiro das Eliminatórias para a Copa de 2006.
Depois da Copa da Alemanha sim, seu futebol só foi minguando. Chegou a jogar bem em alguns momentos no Milan, mas já não era mais o mesmo.
Quanto a minha lista, até que ficou parecida com a sua, mas o Fenômeno lidera, com o francês em segundo e o argentino em terceiro (por enquanto...).

Abraços.

Guilherme Siqueira disse...

Tambem considero Ronaldo o maior jogador que vi, seguido de Zidane e Messi.Não consiguo entender como alguém consegue compara-lo ao preguiçoso Romario.
Pena que sua postura fora de campo tenha sido sempre o oposto daquilo que fazia dentro dele.
Nas 4 linhas um genio somente comparado a Zidane, fora delas tão vigarista quanto Cannavaro...

Michel Costa disse...

É o que Tostão sempre costuma dizer, Guilherme: "As pessoas não são especiais. Suas obras é que são." É raro vermos um sujeito como Zico que foi craque dentro dos gramados e um cidadão corretíssimo fora dele. Por isso, admiro Ronaldo pelo que fez em campo, pois, fora dele, sei que é uma pessoa comum com suas qualidades e defeitos.

Abraço.

minicritico disse...

Realmente, vejo pouquíssimas pessoas separarem o que um jogador fez dentro de campo do que fez fora dele. De qualquer forma, pra mim, Romário é o maior que vi atuar. E Ronaldo vem logo atrás. Gênios. Me sinto um privilegiado de ter visto ambos no auge. E juntos. Messi está chegando lá. Sinto que tomará o lugar do Baixinho. Bom pro futebol!

Michel Costa disse...

Também acho que Messi pode chegar lá, Mini-Crítico. Joga num dos melhores times da história, tem um faro de gol singular e não dá pinta de que vai se deslumbrar. No entanto, se ele não conduzir a Argentina a um título mundial, sempre vão dizer que falta alguma coisa ao seu currículo.

Abraço.

marcus Buiatti disse...

Eu tive o prazer de acompanhar o Ronaldo desde o Cruzeiro. DEpois no PSV, a ESPN já transmitia jogos do holandês e eu vi vários (e tenho gravado).

Minha impressão sobre ele:

a. o grande momento TÉCNICO foi o início no Barcelona 96/97. Foi tratado como super homem e realmente era impressionante a diferença que fazia.

b. No Brasil e na Holanda, me impressionava mais pelos gols que pela técnica, por fazer jogadas como Neymar, absurdas e tal.

c. Houve um gigantesco crescimento físico do Ronaldo. Todo mundo no meio suspeita de uso de substâncias como anabolisantes. Esta diferença física me impressionava, na época do Barcelona, mais que pela técnica. Tecnicamente, sempre achei Romário mais jogador e (me joguem pedras) até Careca próximo ou do mesmo nível que Ronaldo.

Ronaldo brilhou MUITO na seleção, em torneios curtos. Nos clubes, fez muitos gols, mas não teve carreira regular, até porque a partir do Barcelona "caiu na vida". futebol passou a ser terceira opção.

Juntando tudo isso, posso dizer que foi um dos maiores que vi, mas abaixo de Zidane, Romário, Zico e especialmente Maradona.

Se Ronaldo tivesse levado mais a sério a profissão, se não tivesse tido as contusões no joelho...sei lá onde ele teria chegado.

marcus Buiatti disse...

ah, desculpem-me alongar mais:

se há uma coisa que não me comove para analisar qualidade de jogador (e eleger e comparar em termos de qualidade com outros) é números e títulos. Não que os relego ou renego a sua importancia. Mas pra mim tem peso mínimo quando a análise se refere a QUALIDADE.

por isso não me comove nem um pouco usar a favor de Ronaldo "o maior artilheiro das copas". E daí? lembrando que Klose poderia ou pode passa-lo, o que demonstra claramente o erro de se usar números pra analisar grandeza e qualidade de jogador.Inzaghi é outro artilheiro que é grosso, sequer pode ser colocado perto de atletas como Ronaldo.

Pra mim MELHOR jogador é o que eu escolheria no par ou ímpar, o cara que tecnicamente fazia coisas que outros não faziam, que domina os fundamentos técnicos do jogo.

Nisso, Ronaldo foi fenomenal. Mas, pra mim, abaixo de Zico, Romário, Zidane e Maradona.

Messi vai passar ele...acho.

abs!

Michel Costa disse...

Salve, Marcus!

Infelizmente, como escrevi, vi pouco de Zico e Maradona. Mas entendo o que você quer dizer.
No caso de Ronaldo, acredito que o futebol só deixou de ser primeiro plano em 2003. Logo após seu retorno e sua primeira temporada no Real Madrid, onde foi vice artilheiro com menos jogos que Roy Makaay. O Fenômeno foi o goleador máximo em 2003/4, mas ali já se falava nos problemas com o peso, a questão da noite, etc.
Sobre a comparação técnica com Romário, concordo e digo mais: O Baixinho só jogou tanto porque era um gênio em campo, pois, fisicamente, sua condição sempre esteve abaixo do ideal. Aliás, Romário deveria agradecer à genética por sua arrancada natural porque, se dependesse dele, nada aconteceria.

Abraço.

Ps: Se no par ou ímpar, estivessem o Romário de 93/94 e o Ronaldo de 96/97, sem dúvida escolheria o Fenômeno. Nunca vi ninguém jogar daquele jeito. Até que surgiu Messi...

marcus Buiatti disse...

Grande Michel,

Me contradizendo...sabe que pensei no par ou impar imaginário que vc propôs e...eu também escolheria o Ronaldo 96/97!! hahahaha

Ou seja, em relação ao Romário, ruiu meu argumento! hahaha

Teve uma reportagem da 4-4-2 sobre ronaldo recentemente com alguns depoimentos de grandes atletas e tecnicos sobre ele. Dos mais impressionantes foi do Buffon que o elelegeu como o maior de todos os tempos (Buffon jogou contra Zidane) e de Bobby Robson (depoimento antigo, claro) que jogou na época de Pelé e também elegeu ronaldo o maior de todos os tempos.

Este tipo de discussão é muito subjetiva, AINDA BEM, pois alimenta os nossos sonhos e ninguém tem razão e TODOS tem razão!

abração!

Michel Costa disse...

Impressionante. Não sabia dessa declaração de Bobby Robson, Marcus. Se bem que a tecnologia da época não deve ter permitido ao saudoso técnico ver 99,9% do que Pelé fez. De qualquer modo, não deixa de ser uma opinião contundente.
Porém, tenho um amigo mais velho que viu Pelé jogar e afirma nunca ter visto algo tão assombroso. Nem Zico, nem Messi chegaram perto para ele. Aliás, essa é a opinião quase geral de todos os que viram o Rei em ação.
Mas, como você disse, são esses tipos de debates que alimentam nossos sonhos.

Valeu, meu amigo.