quinta-feira, 16 de junho de 2011

Estranhas Seleções.

Sempre após as competições, surgem as famosas seleções do campeonato. Normalmente, esses selecionados geram discussões acaloradas, onde um ou mais jogadores invariavelmente são injustiçados.
Como bom louco por futebol, costumo escalar mentalmente as mais diversas e estranhas seleções. Da melhor à pior. Aliás, esse é um bom passa-tempo para esperar o sono chegar.
Algumas delas faço questão de divulgar. Talvez rendam um bom debate ou boas risadas...
Seleções dos não campeões mundiais.
Mais uma vez fui desafiado pelo amigo Thomas Carvalho: 
“Estava eu pensando com meus botões quando me veio a ideia: por que não formar uma seleção apenas com jogadores cujas seleções NÃO foram campeãs mundiais? Seria um bom time? Em assim sendo, apresento o time, e convido-o a montar uma também.”
G - Lev Yashin (União Soviética)
ZC - Ruud Krol (Holanda)
ZC - Elias Figueroa (Chile)
ZC - Ronald Koeman (Holanda)
VL - Frank Rijkaard (Holanda)
VL - Jozsef Bozsik (Hungria)
PE - George Best (Irlanda do Norte)
PD - Kurt Hamrin (Suécia)
MC - Johan Cruyff (Holanda)
AT - Ferenc Puskas (Hungria)
ST - Eusébio (Portugal)
Técnico: Guus Hiddink (Holanda)
Logicamente, esse desafio não poderia ficar sem resposta a altura. Assim, escolhi onze feras de diferentes nacionalidades que atuaram num passado recente, mas que também nunca tiveram a honra de erguer o troféu mais importante do futebol...
G – Peter Schmeichel (Dinamarca)
LD - Slaven Bilic (Croácia)
ZD - Ivan Córdoba (Colômbia)
ZE - Carlos Gamarra (Paraguai)
LE - Frank de Boer (Holanda)
VL - Roy Keane (Irlanda)
VL - Hidetoshi Nakata (Japão)
MD - Luís Figo (Portugal)
ME - Pavel Nedved (República Tcheca)
AT - Hristo Stoichkov (Bulgária)
AT - George Weah (Libéria)
Técnico - Alex Ferguson (Escócia)

Esquecemos de alguém? Viram alguma injustiça? Comentem!

10 comentários:

Mauro Vaz disse...

Burruchaga, Hierro, Taribo West, Ryan Giggs, Litmanen, Davor Suker, van Basten, Gullit, Gheorghe Hagi, Cubillas, Lato, Roberto Baggio, Butragueño, Paul Gascoigne, Breitner, Costacurta, Zamorando, Salas, M. Laudrup, B. Laudrup, Jaap Stam, Bergkamp, Hugo Sánchez, Beckham, Verón, Batistuta, Boban, Milla, Zoltan Czibor, Sandor Kocsis, e têm muitos outros que não vou lembrar agora...
Daria pra fazer umas 5 Seleções no minimo! Hehe!

Abraço.

Mauro Vaz disse...

Ah sim, uma dúvida, o Bilic não jogava na zaga? Parece que via ele na zaga atuando no Everton...

Ah e claro, muito legal o post.. É sempre bom relembrar alguns jogadores.

Michel Costa disse...

Grande nomes, Mauro. Eu ainda incluiria Maldini à lista, mas a ideia central era listar jogadores de países que nunca venceram uma Copa.

Abraço.

Michel Costa disse...

Ah, sobre o Bilic. O croata atuava como zagueiro e lateral direito. E foi nessa segunda posição que ele defendeu seu país na Copa de 98. É o caso também de Frank de Boer que ocupou a lateral esquerda do Ajax por um bom tempo.

Joe William disse...

Seleção sul-americana

Chilavert; Arce, Chumpitaz, Andrés Escobar e Gamarra (na esquerda); Rincón, Valderrama e Romerito; Teófilo Cubillas, Hugo Sotil e Salvador Cabañas. Francisco Maturana.

Michel Costa disse...

Boa seleção, Joe. E bacana a lembrança do nome de Escobar, colombiano assassinado após a Copa do Mundo de 94.

Abraço.

minicritico disse...

É, não se trata de "bairrismo" ("continentalismo"?), mas eu realmente escalaria o Arce no lugar do Bilic. O paraguaio foi um dos melhores que eu vi atuar, e batia na bola como pouquíssimos. Também trocaria Weah por Van Basten. E no lugar de Nakata, escalaria Georghe Popescu.

Michel Costa disse...

Eu também escalaria, Mini-Crítico. Mas a ideia era ter um jogador de cada nacionalidade. Como eu já tinha um paraguaio (Gamarra) e um holandês (de Boer) no time, optei por escolher um liberiano para representar a África e um croata.

Abraço.

minicritico disse...

Ah, sim, não tinha atentado para esse detalhe. Seria realmente muito difícil deixar o Gamarra de fora. Talvez eu fizesse a seguinte troca, me aproveitando da versatilidade do Popescu: ele entraria no lugar do Córdoba, e no meio-campo, Freddy Rincón no lugar do Nakata. De qualquer forma, ótima seleção.

Abraço!

Michel Costa disse...

Boa. Aliás, o que não falta é opção. Quis colocar Nakata para garantir a presença de um asiático na seleção. Outros que poderiam entrar no time são os mexicanos Rafa Marquez e Hugo Sanchez.

Abraço.