sábado, 25 de junho de 2011

Contagem Regressiva: Junho de 2011

Para um fanático por futebol, Copa do Mundo é muito mais do que um evento esportivo. É um período para se tirar férias do trabalho e só sair de casa para tratar de assuntos estritamente necessários. São semanas mágicas, onde um jogador consegue deixar o mundo mortal para fazer parte do panteão dos Deuses da Bola e, de quebra, transformar um país inteiro numa grande festa. É uma época para se rir, chorar, se emocionar. Enfim, é um momento que será guardado para sempre em nossos corações...
O primeiro desafio.
Dizem que Copa América não vale nada e que o importante é a Copa do Mundo. No entanto, basta uma eliminação para que o mundo desabe sobre as cabeças do técnico e dos jogadores. Sabendo disso, o técnico Mano Menezes levará força máxima à Argentina, com exceção dos jogadores citados aqui.
Campeões da Copa Libertadores, Paulo Henrique Ganso e Neymar chegam com status de titulares e craques do time. O que não deixa de ser curioso, quando se pensa que há um ano os dois foram preteridos por Dunga na convocação para o Mundial da África do Sul. Mais do que a intransigência do ex-treinador, a importância atual dos santistas mostra como o futebol é dinâmico. Outro que tem tudo para se firmar no onze inicial num futuro próximo é Lucas, meia-atacante do São Paulo.
Tratando especificamente de Neymar, impressiona como sua fase vem mobilizando noticiários no Brasil e no mundo. Nesta semana, quase toda a home do site do jornal Marca foi ocupada pela jóia da Vila. Neymar seria a resposta do Real Madrid a Messi, dizem os mais entusiasmados. O sérvio Petkovic, de curta passagem pelo clube merengue, disse que o jovem é “bem melhor do que Cristiano Ronaldo”.   
Sinceramente, tal badalação me incomoda. Concordo que Neymar é a maior promessa do futebol brasileiro nos últimos anos e que caminha a passos largos para se tornar um jogador de classe mundial. Porém, ele ainda precisa evoluir em alguns aspectos antes de receber esse “selo de qualidade”. Além da vaidade exacerbada (pode chamar de “máscara”, se quiser) que pode desviá-lo do melhor caminho, Neymar ainda possui o terrível defeito de se jogar em determinados lances na tentativa de cavar faltas. Um expediente útil no futebol brasileiro, mas que não será aceito pela arbitragem internacional e que também pode fazer com que as torcidas rivais se voltem contra ele.     
Confira a seguir, os 23 jogadores que participarão da Copa América que terá início no dia 1º de julho em solo argentino:  
Goleiros: Jefferson (Botafogo) Júlio César (Internazionale) e Victor (Grêmio);
Zagueiros: David Luiz (Chelsea), Lúcio (Internazionale), Luisão (Benfica) e Thiago Silva (Milan);
Laterais: Adriano (Barcelona), André Santos (Fenerbahçe), Daniel Alves (Barcelona) e Maicon (Internazionale);
Volantes: Elias (Atlético de Madrid), Lucas Leiva (Liverpool), Ramires (Chelsea), Sandro (Tottenham); 
Meias: Elano (Santos), Jadson (Shakhtar Donetsk) Lucas (São Paulo) e Paulo Henrique Ganso (Santos);
Atacantes: Alexandre Pato (Milan), Fred (Fluminense), Neymar (Santos) e Robinho (Milan).
Mundial Sub-20
No último dia 16, o técnico Ney Franco convocou os 26 atletas que compõem a pré-lista para o Mundial Sub-20 que será disputado entre 29 de julho e 20 de agosto na Colômbia.
Além da presença de jogadores que estão fazendo sucesso no futebol brasileiro como o volante Casemiro, o meia Oscar e o atacante Diego Maurício, a convocação também marca o retorno do meia Philippe Coutinho da Internazionale e do atacante Roberto Firmino, ex-Figueirense e hoje no Hoffenheim.     
Ausentes devido aos seus compromissos com a seleção principal, Lucas e Neymar devem fazer falta. Quem acompanhou o Sul-Americano sub-20 provavelmente se recorda de que muito do mérito da conquista do torneio se deve ao desempenho da dupla. Como montar um time competitivo sem os astros será a primeira tarefa de Ney Franco.  
Confira a seguir a lista de convocados que ainda sofrerá o corte de cinco nomes, uma vez que apenas 21 podem ser inscritos na competição:  
Goleiros: Aleksander (Avaí), Cesar (Flamengo) e Gabriel (Cruzeiro);
Zagueiros: Bruno Uvini (São Paulo), Frauches (Flamengo), Juan (Internacional) e Romário (Internacional);
Laterais: Alex Sandro (Santos), Danilo (Santos), Gabriel Silva (Palmeiras) e Rafael Galhardo (Flamengo);
Volantes e meias: Allan (Vasco), Alan Patrick (Santos), Casemiro (São Paulo), Dudu (Cruzeiro), Felipe Anderson (Santos), Fernando (Grêmio), Oscar (Internacional),
Philippe Coutinho (Inter de Milão) e Roni (Criciúma);
Atacantes: Diego Maurício (Flamengo), Henrique (São Paulo), Negueba (Flamengo),
Roberto Firmino (Hoffenheim), Sebá (Cruzeiro e Willian José (São Paulo).
Os rivais.  
Se existe um favorito nesta Copa América, este é a anfitriã Argentina. Sem conquistar um título desde 1993, quando ergueu a própria Copa América, nossos hermanos contam com a vantagem de atuar em seus domínios, além, é claro, a presença de Messi. Todavia, sempre é bom ficar de olho no Uruguai. Quarta lugar no último Mundial, a Celeste Olímpica entrará em campo para mostrar que a melhor colocação de um sul-americano na Copa não aconteceu por mero acaso.   
De olho na Copa.  
Assunto do mês, a Medida Provisória 527/2011 que institui o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) ainda divide opiniões. Se para alguns a medida significa a abertura de portas para a roubalheira, uma vez que o orçamento público será sigiloso, para outros, a medida visa exatamente combater a corrupção na forma dos cartéis formados por empreiteiras.  
Na teoria, a nova lei quer resguardar os valores do orçamento governamental para que as grandes construtoras não possam se pautar pelo valor máximo disponível antes de participarem das licitações para as obras do Mundial de 2014. Na prática, a ausência de limites para os gastos públicos e a falta de transparência proposta pela MP são motivos de preocupação para quem vem acompanhando o desenrolar desse processo.     
Em linhas gerais, podemos classificar o andamento das obras nas sedes da seguinte forma:
Dentro do previsto: Belo Horizonte, Brasília;
Apresentando atrasos: Cuiabá, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador;
Situação preocupante: Curitiba, Manaus, Natal e São Paulo.    
Crédito da Imagem: Mowa Press

Nenhum comentário: