quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pontos e Vírgulas.

Coluna destinada a comentar as opiniões emitidas pelo órgão responsável pela chegada de informações ao público aficionado pelo futebol: a imprensa esportiva. Afinal, bem ou mal, é através dela que tomamos conhecimento de (quase) tudo o que cerca o mundo da bola.
Ignorância e desrespeito.
Não sei viverei décadas suficientes para ver a evolução da imprensa esportiva brasileira como um todo. Salvo algumas exceções, a maior parte é formada por pessoas que simplesmente não conhecem o esporte em que trabalham. Comentam, criticam e por vezes debocham de algo complemente alheio aos seus conhecimentos.
O que houve após a eliminação da Seleção Brasileira da Copa América relembrou os patéticos momentos tão comuns após uma derrota em Copa do Mundo. Não que a participação brasileira na competição tenha sido auspiciosa. Isso definitivamente não foi. Além do que, conhecendo a imprensa de seu país, Mano Menezes deveria ter evitado citar o pasto onde Brasil e Paraguai se enfrentaram como explicação para a perda de quatro pênaltis. Mesmo que o técnico esteja parcialmente certo, o momento não era o mais oportuno.
Mesmo assim, nada justifica o festival de asneiras que tivemos nesta semana. Além do contínuo exercício de comentar em cima do resultado, construíram-se teses do nível de “o Neymar precisa cortar aquele cabelo se quiser jogar na Seleção” que poluíram comentários e matérias pelo país. Isso sem falar nos pedidos de saída de Mano como se a formação de uma equipe não demandasse um tempo maior do que as doze partidas recém-completadas pela atual gestão.
Todavia, nada se compara com o vídeo abaixo. Que o apresentador Jorge Kajuru nunca mediu as consequências dos seus atos, todo mundo sabe. Mas a maneira como ele ofendeu a dignidade de Mano Menezes ultrapassou qualquer limite que alguém que se julga jornalista poderia ultrapassar. Nada justifica tal escárnio. Um técnico de futebol jamais estará livre de críticas, mesmo que as mais estapafúrdias. Só que respeito, este nunca pode faltar.  

13 comentários:

minicritico disse...

Constrangedor. E digno, no mínimo, de processo.

Michel Costa disse...

Pois é. E pensar que Kajuru diz ter ganho todos os processos que enfrentou. Não sei se ganharia esse, mas, se ganhar, estarão mostrando que a liberdade de imprensa não tem limites. Mesmo que se ofenda a "dignidade da pessoa humana" prevista na CF.

Abraço.

Rodolfo Moura disse...

Michel,
Me surpreendi mesmo foi com a imagem do Kajuru bem magrinho, pois, quanto a atuação do mesmo, não foge do seu tradicional 'script', típico daqueles que só querem aplausos fáceis.
Agora, não posso deixar de dizer que essa desculpinha do Mano de que o Brasil perdeu 'porque seus jogadores são mais técnicos', é digna de um pódio para bobagens!
Abraços,

Michel Costa disse...

Salve, Rodolfo!

O Kajuru ficou magro depois de ser submetido a uma operação no intestino para conter o diabetes que lhe custou um olho e quase lhe custou a vida.
No mais, você tem razão. Essa sempre foi a conduta desse "jornalista". Não por acaso, ele não para em emprego nenhum.
Quanto ao Mano, sem dúvida aquele não era o momento para aquele tipo de desculpa. Ele deveria ter focado mais a evolução que o time teve da primeira para a quarta partida e como o Brasil jogou melhor do que o Paraguai.

Abraço.

Anônimo disse...

Michel, às vezes acho que, devido à série de tombos na vida, algumas pessoas entram em uma espécie de estado de demência. É uma pena, porque as quedas deveriam servir de aprendizado. Mas tem gente que não se emenda. abs
Venditti

Michel Costa disse...

Essa é uma grande verdade, Venditti. Infelizmente, ele resolveu se enveredar pelo pior caminho. E, segundo um amigo, ele prosseguiu com essa palhaçada ontem também.
Deve estar afim de ganhar um novo processo nas costas...

Abraço.

marcus Buiatti disse...

Aplausos, Michel!

Eu vi todos os programas de debate da ESPN e SPORTV e não tinha visto eset do Kajuru (doente...infelizmente, sempre agiu assim).

Ignorância, desconhecimento, arrogância, falta de respeito...realmente, lamentável a postura da nossa imprensa esportiva. Por espaço, imagino que vc tenha focado mais no Kajuru pelo absurdo e exagero. MAs se vc quisesse analisar o "Seleção SPORTV" e o "Bate Bola" daria uns 8 artigos! hahaha

o "Seleção SPORTV" é vergonhoso no desconhecimento dos adversários, no excesso de mem[oria afetiva e saudosismo, na falta de conhecimento tático...é um vexame.

REZO, torço MUITO pra que vc, André Rocha e outros ótimos jornalistas cheguem um dia a substituir esta gente. Na ESPN há alguns "óasis" como Calçade e PVC.

Vou continuar rezando, sinceramente. Fico com pena de profissionais como o Mano - que tme mil defeitos - ver seu trabalho "analisado" por quem sequer conhece o sistema de jogo usado, os adversários, as condições físicas e desgaste de uma temporada, etc.

Abração!

p.s.: sumi do twitter...mas continuo lendo aqui.

Michel Costa disse...

Salve, Marcus!

É isso mesmo. Foquei mais o Kajuru pelo absurdo ocorrido. Nem assisto ao programa dele, foi um amigo que me alertou e achei que esse vídeo fecharia o post com "chave de ouro" (entre aspas mesmo).
E também torço, assim como você, que essa conduta de nossa imprensa esportiva mude. Gente boa não falta, embora ainda seja uma minoria, penso eu.
No mais, queria comentar algo: Não sou jornalista e nem trabalho na área. Sou formado em administração e trabalho como analista numa secretaria de estado. Escrevo sobre futebol porque amo esse esporte e o blog surgiu como forma de expressão e, por que não, como uma maneira de encontrar pessoas que partilham de uma visão parecida com a minha.

Grande abraço, meu amigo.

Anônimo disse...

Pouca vergonha. Vamos participar da Campanha abaixo para mudar até 2014

http://www.causes.com/causes/627627-sele-o-brasileira-queremos-um-time-com-amor-camisa-e-n-o-ocupados-c-estrelismo/about

Prisma disse...

Horrivel. Só isso.

Michel Costa disse...

Ótima definição :-)

marcus buiatti disse...

Poxa, vc me enganou direitinho...hahahaha

não sabia. Vexame maior ainda para os verdadeiros jornlaistas esportivos.

Aliás, eu que sempre fui contra diploma pra jornalismo, levo mais um exemplo a favor do meu ponto de vista.

Desculpe a confusão, não o conheçi pessoalmente, apenas nestes espaços virtuais e, pela sua qualidade e acureza de análise e de texto, achei que fosse jornalista profissional.

abs!

Michel Costa disse...

Tudo bem, meu camarada.
Quando era mais jovem, pensei mesmo em fazer jornalismo. Mas desisti no momento em que percebi duas coisas:
1) Já tinha um emprego público de nível superior e não queria recomeçar do zero.
2) O que eu sempre gostei foi de falar e escrever sobre o futebol. Também gosto de política, música e cinema, mas nunca quis escrever sobre esses temas. Ou seja, não queria ser jornalista, apenas escrever sobre futebol.
Talvez por isso, não acredite muito na tese de que o jornalista está mais gabaritado a falar sobre futebol do que outras pessoas que verdadeiramente acompanham o esporte. Exemplos disso não faltam e nem vou citar aqui.
Penso assim porque não se aprende futebol na faculdade de jornalismo. Nem política, nem música, nem cinema. Se algum profissional quer se especializar na área, ele precisa assistir a muitas partidas, procurar entender o jogo, ler muito, buscar boas referências (PVC e Calçade são dois ótimos nomes) e não se prender a conceitos ultrapassados. Em outras palavras, não é preciso ser jornalista para fazer tudo isso e é justamente dessa forma que eu me vejo.

Abraços.