sábado, 23 de julho de 2011

A4L recomenda:

Porquê tantas vitórias?
Antes de tudo é preciso dizer que “Porquê tantas vitórias?” é basicamente um livro técnico. Quem espera encontrar os aspectos psicológicos que José Mourinho utiliza para controlar vestiários, provocar adversários e lidar com a imprensa, vai se decepcionar.
A obra escrita por Bruno Oliveira, Nuno Almeida, Nuno Resende e Ricardo Barreto se dedica a mostrar como o técnico mais conceituado da atualidade desconstruiu o mito da preparação física tradicional - onde a bola só é vista após vários dias de pesados treinos – e implantou seu sistema único, onde em todos os treinamentos a bola está presente e é fundamental.
Na metodologia idealizada pelo atual manager do Real Madrid, os treinos devem ser utilizados exclusivamente para que sejam vivenciadas as situações de jogo, através da periodização tática e repetição de movimentos. Tudo está relacionado ao que os atletas encontrarão em campo. Para Mourinho, a sala de musculação é uma ferramenta do departamento médico.
No que diz respeito aos sistemas táticos, o português diz que prefere trabalhar com dois sistemas: o 4-3-3 e o 4-4-2 (com o meio-campo em losango). No primeiro, acredita que as funções estão bem estabelecidas, não sendo necessário pensar muito. Por outro lado, a segunda formação necessita de uma maior concentração dos jogadores, onde os meio-campistas devem ter total consciência de seus movimentos.
Sem dúvida, “Porquê tantas vitórias” nos traz uma visão complexa de como Mourinho treina suas equipes e explica didaticamente por que a preparação dita tradicional não é a que melhor prepara um time, uma vez que os pesados treinos físicos estão desconectados do que se fará nas partidas. Porém, não é possível resumir o treinador apenas aos seus treinos. Mourinho também é conhecido por sua forma de enxergar o futebol, como lida com seus comandados e rivais e por lidar como nenhum outro com o ambiente em que vive. E justamente por reunir tantas qualidades, deixou a modéstia de lado para se dizer especial. Não está mentindo.      

2 comentários:

Prisma disse...

Há de destacar as boas qualidades taticas de Mourinho e seu ego, que não se adapta ao STATUS QUO vigente no futebol, confundido com arrogancia.

Michel Costa disse...

Esteja certo de que Mourinho compreende bem o status quo do futebol, Prisma. O que ele tenta é justamente usar essa percepção a seu favor. Mas, como vimos nesta temporada, essa estratégia pode se voltar contra ele.

Abraço.