quinta-feira, 23 de junho de 2011

Que venha o Barça!

Calma, leitor. O título deste post é apenas uma provocação. Muita água ainda vai rolar antes de uma hipotética final mundial envolvendo Santos e Barcelona. Além do desmanche que a equipe brasileira pode sofrer, sempre pode haver um “Mazembe” no meio do caminho.
Porém, falar de futebol também inclui sonhar com grandes jogos. Não vejo problema em projetar um confronto entre o campeão da Libertadores e o campeão europeu fazendo antes as devidas ressalvas. Um duelo que tem tudo para ser histórico, desde que o Santos consiga manter Paulo Henrique Ganso e Neymar até dezembro.
Naturalmente, o Barcelona será favorito em território japonês. Mas sabemos que o futebol não se cansa de contar suas histórias de superação e uma vitória santista não seria coisa de outro mundo. Inclusive, tento imaginar como Muricy Ramalho armará sua defesa na tentativa de conter o toque de bola catalão e a habilidade de Messi. Certamente o técnico não cometerá os erros de Sir Alex Ferguson na final da UEFA Champions League.
Ecos da final:
- Não se pode negar a importância de Muricy Ramalho na conquista, mas chamou a atenção o discurso em primeira pessoa após o título. Não precisava. Além do mais, se existe um protagonista nessa conquista, ele atende pelo nome de Neymar;
 - Mostraram-se precipitadas as afirmações de que a briga generalizada ao final da partida foi iniciada pelos jogadores do Peñarol. Imagens da TV Globo mostram que tudo começou com a provocação de um torcedor santista apelidado de Destroyer.
- No mundo ideal, Ganso e Neymar receberiam os reforços de Borges, Zé Roberto e outros para a disputa do Mundial de Clubes. Entretanto, está cada vez mais difícil acreditar na permanência da dupla de craques no clube paulista. Apesar de o discurso ser outro.
- O grande nome desta edição da Copa Libertadores foi Neymar. Todavia, compará-lo a Messi e Pelé é forçar demais a barra. Apesar de que aos dezenove anos Neymar joga mais do que, por exemplo, Cristiano Ronaldo com a mesma idade.

- Por fim, não posso deixar de citar os sensacionais #ZeLovefacts ironizando a desastrada participação do atacante Zé Eduardo na Libertadores. Os melhores: “O Santos venceu porque tinha um Zé Eduardo. O Peñarol tinha onze”, “Hoje, só existe um homem capaz de parar Neymar: Zé Eduardo” e “Na briga depois do jogo, Zé Eduardo não acertou nenhum chute”.
Crédito da Imagem: Reuters

2 comentários:

Leonardo Prado disse...

é amigo michel, sempre existe um MAZEMBE...HAHAHAHAHAHA...FIASCO CENTENÁRIO...HAHAHHAAHA....COMO BEM DISSE O CLÁBER MACHADO NA "NARRAÇÃO" DA BRIGA: "MAS PRA QUE BRIGAR, O INTERNACIONAL PERDEU PRO MAZEMBE E NÃO BRIGOU, TEM QUE SABER PERDER...."
MAZEMBE ETERNO EM NOSSOS CORAÇÕES!!!

Michel Costa disse...

Hahaha! Salve, meu amigo. Há quanto tempo, hein? Sabia que você não perdoaria essa.
Mas, falando em Inter, e o Falcão? Como os gremistas estão vendo o trabalho do ídolo rival?

Abraço.