quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Timaço, mas é apenas um esboço.

A menos de oito meses para os Jogos Olímpicos de Londres, Mano Menezes nunca conseguiu reunir a Seleção Brasileira sub-23. No máximo, convocou alguns atletas dessa faixa etária para integrar o time principal. Dentre eles, estão nomes como Neymar, Ganso e Leandro Damião que têm tudo para serem titulares do Brasil na Copa de 2014. Nenhum integrante da comissão técnica afirmou, mas, assim como em 2008 com o técnico Dunga, está claro que a equipe olímpica não é prioridade dentro do trabalho.
Mesmo assim, com base nos jovens convocados até o momento, é possível escalar um time forte que, reforçado em alguns pontos por jogadores acima dos 23 anos, mostra que além de ser uma boa geração é possível conquistar a medalha de ouro. Neste momento, acredito que os 18 convocados seriam:  
Goleiros: Neto (Fiorentina) e Rafael (Santos);
Zagueiros: David Luiz (Chelsea), Bruno Uvini (São Paulo) e Thiago Silva (Milan);
Laterais: Alex Sandro (Porto) e Danilo (Santos), Fabio (Manchester United);
Volantes: Lucas Leiva (Liverpool), Rômulo (Vasco) e Sandro (Tottenham);
Meias: Lucas Moura (São Paulo), Oscar (Internacional), Paulo Henrique Ganso (Santos);
Atacantes: Alexandre Pato (Milan), Kleber (Porto), Leandro Damião (Internacional) e Neymar (Santos).  
Em itálico, David Luiz, Thiago Silva e Lucas Leiva são os jogadores acima dos 23 anos. Não há nada que os indique, mas a defesa central foi um dos setores menos experimentados por Mano Menezes, enquanto o volante do Liverpool sempre foi um dos nomes de confiança do treinador. Deste modo, Mano poderia escalar o seguinte onze inicial:
Não resta dúvida de que, no papel, trata-se de um timaço. Entretanto, sem a devida preparação, só saberemos do que essa equipe é capaz em Londres.

2 comentários:

Thiago... disse...

só não gostei do Pato aberto na ponta, ele não marca e tal, mas é uma possibilidade em alguns jogos específicos...

Michel Costa disse...

Concordo com a questão da marcação, Thiago. Nesse aspecto, Mano poderia lançar o Lucas Moura na posição. Desde que, claro, o são-paulino recupere a melhor forma.

Abraço.