terça-feira, 1 de novembro de 2011

Indicação merecida.

A FIFA divulgou nesta terça-feira a lista dos 23 jogadores que concorrem à Bola de Ouro 2011, prêmio oferecido pela entidade em parceria com a revista “France Football”. Como se esperava, os brasileiros presentes são o lateral Daniel Alves e o atacante Neymar. O santista também é o único atleta que não atua na Europa, um reconhecimento mais do que merecido ao grande responsável pela conquista da Copa Libertadores deste ano e o melhor jogador da atual temporada brasileira.  
Neymar ao lado de Beckham: Ele está em todas...
Todavia, acredito que Neymar só será valorizado como um dos grandes quando se transferir para o Velho Continente. Somente quando o jovem craque exibir seu talento e obtiver êxito nos gramados europeus é que estará em condições de convencer o mundo do futebol de que ele não é apenas uma promessa. Antes disso, terá a chance de mostrar do que é capaz contra o Barcelona na disputa do Mundial de Clubes em dezembro.   
Abaixo, 23 jogadores indicados ao prêmio Bola de Ouro FIFA 2011:

Éric Abidal (Barcelona)
Sergio Agüero (Atlético de Madri / Manchester City)
Karim Benzema (Real Madrid)
Iker Casillas (Real Madrid)
Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Daniel Alves (Barcelona)
Samuel Eto'o (Internazionale / Anzhi)
Cesc Fàbregas (Arsenal / Barcelona)
Diego Forlán (Atlético de Madri / Internazionale)
Andrés Iniesta (Barcelona)
Lionel Messi (Barcelona)
Thomas Müller (Bayern de Munique)
Nani (Manchester United)
Neymar (Santos)
Mesut Özil (Real Madrid)
Gerard Piqué (Barcelona)
Wayne Rooney (Manchester United)
Bastian Schweinsteiger (Bayern de Munique)
Wesley Sneijder (Internazionale)
Luis Suárez (Liverpool)
David Villa (Barcelona)
Xabi Alonso (Real Madrid)
Xavi (Barcelona)
Como se vê, FIFA e France Football indicaram os óbvios Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Porém, alguns nomes presentes estão muito mais por conquistas coletivas e pelas camisas que vestem do que pelo que fizeram em 2011. Os barcelonistas Abidal, Fábregas e Villa e o interista Forlán são bons exemplos.
E para você, faltou alguém a essa lista?  
Imagem: Divulgação/Red Bull

2 comentários:

Arthur Barcelos disse...

Achei justa a indicação de Neymar. Porém não a de alguns nomes, como: Abidal, Benzema, Fàbregas, Forlán, Nani, Piqué e Sneijder. Todos os citados, ou foram mal na temporada (Fàbregas, Forlán e Sneijder), ou não fizeram nada demais (Benzema, Nani e Piqué), ou atuaram pouco (Abidal).

Aliás, o Caio Maia (Trivela.com) abordou muito bem um dos defeitos dessa Bola de Ouro da FIFA: http://trivela.uol.com.br/blog/caio/bola-de-ouro-virou-palhacada/

Abraços Michel!

Michel Costa disse...

Concordo no que diz respeito aos indicados que não mereceram, Arthur.
Todavia, não dou razão aos jornalistas que dizem que a Bola de Ouro perdeu em credibilidade quando foi somada ao prêmio de Melhor Jogador do Mundo. Para começo de conversa, o resultado final nos últimos anos (quando o prêmio passou a valer para todas as nacionalidades) quase sempre foi o mesmo.
E mais, sempre citam treinadores e jogadores de países sem tradição no futebol como votantes, mas se esquecem que o Cléber Machado vota pelo Brasil.
Além disso, por que cargas d'água um jornalista esportivo entende mais de futebol do que um profissional da área?
Sinceramente, há uma grande dose de preconceito nessa tese exposta pelo Caio Maia.

Abraço.