quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O que representa a permanência de Neymar?

A tarde de ontem foi marcada pelo anúncio da permanência de Neymar no Santos até a Copa de 2014. Especula-se que o acordo firmado entre Santos, atleta e alguns parceiros, o tornará o oitavo jogador mais bem pago do mundo. Uma boa noticia para o clube e para o futebol brasileiro, sem dúvida, mas que terá desdobramentos no desenvolvimento da carreira do atacante.
O lado positivo é que Neymar permanecerá num futebol que conhece, atuando dentro de um esquema tático que lhe garante liberdade em campo e sem o menor risco de parar no banco de reservas. Pelo lado da Seleção Brasileira, ter Neymar aqui significa apresentá-lo como um “fato novo” aos adversários que seguirão sem conhecer o potencial do santista. Para o futebol nacional, é a prova definitiva de que as coisas estão mudando e que é possível lutar pela permanência dos grandes jogadores no País.
Por outro lado, a não transferência de Neymar pode significar um atraso no seu desenvolvimento como jogador. Na Europa, atuaria ao lado e contra os melhores do mundo, sentiria a pressão de uma UEFA Champions League e enfrentaria com frequência os defensores que o esperam em 2014. Entretanto, teria que se adaptar a um estilo de arbitragem diferente, marcações mais cerradas, sistemas táticos que não seriam montados para ele e ainda perderia a condição de estrela da companhia. Para alguém que tem apenas 19 anos, esta mudança poderia ser mais traumática do que se imagina.
Felizmente, os próximos três anos são promessa de diversão e arte dentro do campo. A cada dia em que desfila seu talento, Neymar mostra que está cada vez mais perto de se tornar um craque da mais alta linhagem. Sorte do Santos. Sorte do Brasil.
Foto: Ricardo Saibun

2 comentários:

Rodolfo Moura disse...

Michel,
Embora ache louvável o fortalecimento dos clubes brasileiros nos últimos anos, acho que está havendo um exagero na repercussão dessa renovação contratual do Neymar, pois, na verdade, nada garante que ele realmente vá ficar no Santos até 2014 - estamos cansados de ver jogadores saírem durante seus contratos.
Abraços,

Michel Costa disse...

Olá, Rodolfo.

Concordo que, como todo contrato, o acordo de Neymar com o Santos pode ser rompido mediante o pagamento da multa estipulada (ainda não revelaram o valor dela). Porém, tudo indica que o garoto quer mesmo ficar no Brasil. Além do mais, com o novo contrato, Neymar vai ganhar até mais do que o Real Madrid oferecia.

Abraço.