sábado, 26 de novembro de 2011

Contagem Regressiva: Novembro de 2011

Para um fanático por futebol, Copa do Mundo é muito mais do que um evento esportivo. É um período para se tirar férias do trabalho e só sair de casa para tratar de assuntos estritamente necessários. São semanas mágicas, onde um jogador consegue deixar o mundo mortal para fazer parte do panteão dos Deuses da Bola e, de quebra, transformar um país inteiro numa grande festa. É uma época para se rir, chorar, se emocionar. Enfim, é um momento que será guardado para sempre em nossos corações...
Velho Lobo à espreita.
Mesmo após as duas vitórias nos amistosos diante de Gabão e Egito, a Seleção Brasileira perdeu a quinta colocação no ranking da FIFA para a Inglaterra, classificada para a Euro 2012. É difícil saber até que ponto a citada lista é importante para CBF e comissão técnica, mas a verdade é que o objetivo inicial do técnico Mano Menezes de buscar desafios maiores para seus comandados acabou alterado após derrotas em amistosos contra adversários mais consistentes.
Sempre atento ao que se passa com a “Amarelinha” e sem papas na língua, Zagallo voltou a criticar o trabalho de Mano ao dizer que a Seleção ainda não tem uma base e que está atrás de rivais importantes como Espanha, Alemanha e Holanda. Embora tal defasagem seja verdade, o Velho Lobo se esquece que as seleções europeias precisam estar prontas agora, uma vez que disputarão a Eurocopa daqui a alguns meses. Além disso, é preciso lembrar que o trabalho visa a Copa de 2014, ou seja, ter uma equipe pronta agora pode significar ter um time que passou do ponto quando a hora chegar.
Embora a montagem do time esteja aquém do ideal, algumas posições fundamentais parecem preenchidas e, por que não dizer, bem servidas. No gol, apesar do momento irregular que atravessa, Júlio César segue como o homem de confiança para a meta. Na reserva, Jefferson e Diego Alves dão sinais de que estarão prontos quando forem solicitados. Na defesa, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo formam a primeira linha titular, enquanto Maicon, Dedé, Luisão e Adriano surgem como suplentes imediatos.
Se a defesa não preocupa tanto, o meio-campo continua sendo o setor de maior indefinição. O primeiro volante é Lucas, algo que pouco se discute. A princípio, Ramires seria o nome ideal para atuar ao lado do jogador do Liverpool, mas após algumas apresentações ruins, o jogador do Chelsea perdeu espaço. A bola da vez agora é Fernandinho, meia do Shakhtar Donetsk, e que mostrou boas qualidades técnicas quando entrou em campo. Na função de armador, Paulo Henrique Ganso é o preferido, mas as constantes lesões fizeram a comissão técnica buscar outras alternativas. Neste momento, Hernanes voltou a ser a melhor opção na ausência de Ganso.
Segundo Mano Menezes, o que a maioria interpreta como um tridente ofensivo é visto como a combinação entre um meia-atacante, um segundo atacante e um centroavante. Em dado momento, o técnico considerou Robinho como o executor ideal da função de meia-atacante. Hoje, com a convocação de Kaká e a exclusão de Robinho, é justo pensar no madridista como esse homem. Por sua vez, Neymar é um nome consolidado, muito provavelmente o craque do time em 2014. No comando do ataque, Alexandre Pato disputa a posição com Leandro Damião com Fred correndo por fora. Enquanto isso, Hulk e Jonas são as opções com maior possibilidade de seguir entre os convocados.
Deste modo, tomando como base a formatação tática que Mano considera ideal, a Seleção Brasileira titular seria formada por:
Como Kaká foi convocado, mas por estar lesionado não disputou nenhuma partida sob o comando de Mano Menezes, é evidente que os onze acima nunca atuaram juntos. De qualquer modo, a força desse time inegável. Resta saber como se dará sua montagem até 2014.
De olho na Copa: Romário no ataque!
O encontro em Brasília era para se discutir a Lei Geral da Copa, mas o deputado federal Romário (PSB-RJ) não perdeu a oportunidade de questionar o presidente da CBF e do COL, Ricardo Teixeira, e o secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, sobre as denúncias que cercam os nomes de ambos. A Teixeira, o Baixinho perguntou sobre o recebimento de propina da extinta empresa de marketing ISL. Ao secretário, o deputado lembrou o envolvimento nas questões da troca das empresas de cartão de crédito que patrocinam a FIFA. Como era de se esperar, a dupla se negou a responder sob a desculpa de que aquela audiência tratava exclusivamente da Lei Geral.   
O mês de novembro marcou também a denúncia de “O Estado de São Paulo” de que as obras de mobilidade urbana da cidade de Cuiabá sofreram um acréscimo de R$ 700 milhões. De acordo com o jornal, a diretora de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiza Vianna, mudou o parecer que inicialmente vetava a construção de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em favor de uma linha rápida de ônibus (BRT), mais barata. O Ministério Público de Mato Grosso e o Ministério Público Federal já anunciaram que vão investigar a denúncia.   
Abaixo, o andamento das obras nas doze sedes e o número de partidas no Mundial:     
Dentro do previsto: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Salvador;  
Apresentando atrasos: Cuiabá, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo;
Situação preocupante: Curitiba, Manaus e Natal.
Fotos: Agência Estado e Zero Hora
Devido à ausência de convocação e partidas da Seleção Brasileira em dezembro, esta coluna retornará em janeiro de 2012.

Nenhum comentário: