sábado, 29 de outubro de 2011

Contagem Regressiva: Outubro de 2011

Para um fanático por futebol, Copa do Mundo é muito mais do que um evento esportivo. É um período para se tirar férias do trabalho e só sair de casa para tratar de assuntos estritamente necessários. São semanas mágicas, onde um jogador consegue deixar o mundo mortal para fazer parte do panteão dos Deuses da Bola e, de quebra, transformar um país inteiro numa grande festa. É uma época para se rir, chorar, se emocionar. Enfim, é um momento que será guardado para sempre em nossos corações...
Para consumo externo.
Mano Menezes divulgou na última quinta-feira a lista de 23 jogadores convocados para os amistosos contra Gabão (10/11) e Egito (14/11). Como era esperado, o técnico da Seleção deixou de fora atletas que atuam em território nacional por estarem envolvidos com a reta final do Campeonato Brasileiro. O maior destaque da lista é o retorno do meia Kaká, ausente desde a Copa do Mundo.
Sem a presença de Ronaldinho Gaúcho, Kaká será o jogador mais experiente do time e terá a missão de ser um ponto de referência da jovem equipe. Recuperado de uma série de lesões, o meia reconquistou seu espaço Real Madrid e, mais importante, a confiança do técnico José Mourinho. Nesta temporada, o camisa 8 merengue atuou em sete ocasiões e marcou quatro gols. 
A lista marca ainda o retorno do goleiro Diego Alves, do zagueiro Luisão e a manutenção de nomes como Hernanes, Jonas e Hulk. Também estão presentes os sub-23 Neto, Alex Sandro, Fabio, Sandro, Bruno César, Kléber e Dudu. Curiosamente, quase todos são reservas em seus clubes. As ausências mais sentidas foram as de Júlio César, Lúcio, Maicon e Robinho. Mas, como se sabe, o goleiro se lesionou ainda no primeiro tempo de Atlanta e Inter e ficará fora de combate por cerca de um mês. No entanto, especula-se que o veterano zagueiro não faz mais parte dos planos do treinador. Por outro lado, Maicon e Robinho retornaram de lesão há pouco tempo e ainda não estão em condições físicas ideais.
Confira a lista completa:
Goleiros: Diego Alves (Valencia) e Neto (Fiorentina);
Zagueiros: David Luiz (Chelsea), Luisão (Benfica) e Thiago Silva (Milan);
Laterais: Adriano (Barcelona), Alex Sandro (Porto), Daniel Alves (Barcelona), Fabio (Manchester United) e Marcelo (Real Madrid);
Volantes: Elias (Sporting), Lucas Leiva (Liverpool), Luiz Gustavo (Bayern), e Sandro (Tottenham);  
Meias: Bruno César (Benfica), Dudu (Dínamo de Kiev), Fernandinho (Shakhtar Donetsk), Hernanes (Lazio), Kaká (Real Madrid) e Willian (Shakhtar Donetsk);
Atacantes: Hulk (Porto), Jonas (Valencia) e Kléber (Porto);
De olho na Copa: Mar de denúncias e Maracanã só na final. 
O mês de outubro foi marcado pelos escândalos envolvendo figuras importantes da Copa 2014. Após ser denunciado por um suposto esquema de desvios de verbas, o então ministro dos esportes Orlando Silva Jr. (PC do B) pediu demissão. Para seu lugar, a presidenta Dilma Rousseff nomeou o deputado federal Aldo Rebelo.
Enquanto isso, Ricardo Teixeira, segue envolvido em diversos escândalos. Nesta semana, o presidente da CBF conseguiu adiar seu depoimento à Polícia Federal no inquérito que apura a negociação de um avião da TAM pela incrível quantia de um dólar. Essa investigação, iniciada através do Ministério Público Federal, busca indícios de lavagem de dinheiro por meio de um esquema que envolve nomes como o de Sandro Rosell, atual presidente do Barcelona. Como se isso não bastasse, um segundo processo envolvendo o recebimento de propina da extinta empresa de marketing ISL, trouxe novamente ao Brasil o jornalista da BBC Andrew Jennings que em audiência pública no Senado Federal afirmou ter documentos que comprovam não só a participação de Teixeira como também a do seu ex-sogro e ex-presidente da FIFA João Havelange.         
Outubro também foi marcado pela confirmação de quais jogos do Mundial cada sede terá direito. Como era esperado, São Paulo receberá a abertura da Copa e o Rio de Janeiro será palco da final. O curioso é que, com a divisão das partidas, o Maracanã só receberá a Seleção Brasileira se o time chegar à final, numa tremenda bola fora de FIFA e Comitê Organizador. Com isso, se 1950 nos deu um Maracanazo, 2014 pode não dar nem isso.
Projetando o percurso brasileiro até uma hipotética final temos:
- Se for o primeiro do grupo: São Paulo, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
- Se for o segundo do grupo: São Paulo, Fortaleza, Brasília, Fortaleza, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.
Abaixo, o andamento das obras nas doze sedes e o número de partidas no Mundial:     
Dentro do previsto: Belo Horizonte (seis partidas, quatro na 1ª fase, oitavas e semifinal), Brasília (sete partidas, quatro na 1ª fase, oitavas, quartas e terceiro lugar), Fortaleza (seis partidas, quatro na 1ª fase, oitavas e quartas) e Salvador (seis partidas, quatro na 1ª fase, oitavas e quartas);
Apresentando atrasos: Cuiabá (quatro partidas, todas na 1ª fase), Porto Alegre (cinco partidas, quatro na 1ª fase e oitavas), Recife (cinco partidas, quatro na 1ª fase e oitavas) e Rio de Janeiro (sete partidas, quatro na 1ª fase, oitavas, quartas e final);
Situação preocupante: Curitiba (quatro partidas, todas na 1ª fase), Manaus (quatro partidas, todas na 1ª fase), Natal (quatro partidas, todas na 1ª fase) e São Paulo (seis partidas, quatro na 1ª fase, oitavas e semifinal).
Imagens: Editora Abril, Jornal O Dia.

Nenhum comentário: