domingo, 26 de agosto de 2012

Contagem Regressiva: Agosto de 2012

Para um fanático por futebol, Copa do Mundo é muito mais do que um evento esportivo. É um período para se tirar férias do trabalho e só sair de casa para tratar de assuntos estritamente necessários. São semanas mágicas, onde um jogador consegue deixar o mundo mortal para fazer parte do panteão dos Deuses da Bola e, de quebra, transformar um país inteiro numa grande festa. É uma época para se rir, chorar, se emocionar. Enfim, é um momento que será guardado para sempre em nossos corações...
O saldo dos Jogos Olímpicos
Após a medalha prata conquistada em solo inglês, a Seleção Brasileira volta seus olhos totalmente para o Mundial de 2014. Com a manutenção do técnico Mano Menezes, chegou o momento de avaliar quais jogadores que estiveram nos Jogos de Londres devem fazer parte da preparação para a Copa do Mundo.
Seguem com o grupo: Thiago Silva, Marcelo, Oscar, Hulk, Neymar e Leandro Damião são figuras certas. O portista perdeu espaço na reta final da competição olímpica, mas seu prestígio não parece abalado. Sandro, Lucas Moura e Rômulo também continuam. Inclusive, o último tem grandes chances de manter seu posto entre os titulares.
Podem retornar: Apesar de ter seu nome mantido na última convocação, o lateral esquerdo Alex Sandro é uma incógnita, pois não parece reunir condições técnicas para atuar pela seleção principal. Indiretamente criticado pela CBF em nota oficial, o lateral direito Rafael da Silva tem potencial para ser o reserva imediato de Daniel Alves caso Maicon realmente esteja fora dos planos. Enquanto isso, Paulo Henrique Ganso e Alexandre Pato precisam voltar a atuar em alto nível para merecerem o chamado. Talento não lhes falta.     
Devem ficar de fora: Os goleiros Gabriel e Neto provavelmente não serão mais chamados. Rafael Cabral, cortado por lesão antes da competição, pode reaparecer em breve. Os zagueiros Juan Jesus e Bruno Uvini e o lateral/volante Danilo devem seguir caminho parecido.  
O amistoso disputado contra a Suécia em Estocolmo - na última partida internacional do lendário Estádio Rasunda - marcou uma nova etapa da preparação. Em campo, o time olímpico recebeu os reforços de Daniel Alves, David Luiz, Paulinho e Ramires no que pode ser considerado o primeiro esboço da equipe titular do Brasil. Taticamente, Mano Menezes armou o mesmo 4-4-2 em linha (com derivação para o 4-2-3-1) que já havia sido mostrado nos Jogos. Deste modo, o meio-campo canarinho foi composto por Ramires, Paulinho, Rômulo e Oscar, um sistema que dá a Neymar a liberdade para se movimentar pelo ataque e formar dupla com Leandro Damião. Se a memória não trai este blogueiro, a última vez que a Seleção principal atuou dessa forma data da Copa do Mundo de 1994, quando, em várias situações, Mazinho e Zinho atuaram abertos enquanto a faixa central era preenchida por Dunga e Mauro Silva.   
Os rivais
Seguindo a agenda da Seleção, Mano Menezes convocou os 22 jogadores que participarão dos amistosos diante de África do Sul e China nos dias 7 e 10 de setembro. A primeira partida, diante dos africanos, será disputada em São Paulo no estádio do Morumbi. Três dias depois, o Brasil encara a equipe asiática em Recife. Os atletas chamados foram:
Goleiros: Cássio (Corinthians), Diego Alves (Valencia) e Jefferson (Botafogo);
Zagueiros: David Luiz (Chelsea), Dedé (Vasco da Gama), Réver (Atlético Mineiro) e Thiago Silva (PSG);
Laterais: Adriano (Barcelona), Alex Sandro (Porto), Daniel Alves (Barcelona) e Marcelo (Real Madrid);
Volantes: Arouca (Santos), Paulinho (Corinthians), Rômulo (Spartak Moscou) e Sandro (Tottenham);
Meias: Lucas Moura (São Paulo), Oscar (Chelsea) e Ramires (Chelsea);
Atacantes: Hulk (Porto), Jonas (Valencia), Leandro Damião (Internacional) e Neymar (Santos).
A polêmica da vez foi o nome do goleiro Cássio incluído na lista. Reserva do Corinthians até pouco tempo, Cássio tem como empresário Carlos Leite, o mesmo de Mano Menezes. A princípio, isso não significa nada. Porém, este não era o momento para o treinador levantar suspeitas sobre a honestidade de seu trabalho. Sem julgar especificamente os méritos de Cássio, é possível dizer que o País tem pelo menos três goleiros que reúnem mais condições de servirem o selecionado.        
De olho na Copa
O mês de agosto também reservou espaço para a briga entre Mano Menezes e Romário, seu novo desafeto. Comentarista da TV Record durante os Jogos de Londres, O Baixinho criticou duramente o trabalho do técnico e chegou a comemorar sua possível demissão após a derrota para o México na final. Chamado de “aproveitador” por Mano em entrevista ao jornal Marca Brasil, o deputado federal respondeu de forma ainda mais dura em seu site, chegando a se referir ao profissional como “imbecil”, “idiota” e “vergonha para o país”. Todavia, de forma educada, o técnico preferiu não replicar.
Uma das principais vozes contra os gastos exorbitantes com a Copa do Mundo, o deputado mostrou mais uma vez que educação nunca foi o seu forte. Gênio dos gramados, Romário mostrou que como comentarista é apenas um parlamentar ausente.    
Confira abaixo, o andamento das obras nas doze sedes:         
Dentro do previsto: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Salvador;  
Apresentando atrasos: Cuiabá, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo;
Situação preocupante: Curitiba, Manaus e Natal.
Imagens: AFP

16 comentários:

Pedro Cheganças disse...

Acho que o Mano "encontrou" um rumo. Ou melhor, identificou alguns problemas: na lateral-direita, está claro que o titular vai ser o Daniel, e ainda não se tem um reserva. Na zaga, os dois convocados para as Olimpíadas estão fora. Talvez Leandro Castán, que acabou de se transferir, e Danilo, da Udinese, devam entrar no radar do treinador.

No meio, Paulinho vai começando a virar cativo, e se repetir o bom desempenho, dificilmente sairá do time, nem que seja como opção de banco.

Do meio pra frente, a coisa segue confusa. Oscar parece ser a bola da vez como armador, mas precisa de continuidade no seu novo clube, bem como Lucas, que, a partir do ano que vem, tem um desafio enorme pra se justificar como jogador de Seleção a nível internacional.

Sobre a convocação do Cássio, o cara foi um dos melhores goleiros da Libertadores, desde que entrou, aumentou a confiança da defesa, principalmente em chutes de média e longa distância. Estabanado pra sair do gol, sim, mas parece não se abalar com as falhas, um ponto forte dele.

Levanto aqui uma bola: com a ausência de nomes na lateral-esquerda (Marcelo não se firmou, sendo uma avenida, bem como Alex Sandro), não seria a hora de ser dada uma chance a Fábio Santos, do Corinthians, que se não é um lateral espetacular, ao menos tem sido um dos jogadores mais regulares na posição, e tem apenas 26 anos? Não seria ele uma boa opção no momento?

Michel Costa disse...

Na reserva das laterais optaria por Maicon e Adriano mesmo, Pedro. Fábio Santos está bem, mas não consigo vê-lo como jogador de Seleção.
Quanto ao meio, Mano parece ter encontrado bons volantes capazes de marcar a armar. Com isso, Ramires deverá ser, cada vez mais, uma opção na direita.

Grande abraço e valeu pela participação.

Pedro Cheganças disse...

Também não vejo o Fábio Santos como jogador da Seleção, mas é o que tem pra hoje. O nível anda muito ruim, e no Brasil tem poucos atuando num nível tão regular, sem baixar de rendimento há um ano, quanto ele.

Na lateral, eu insistiria com o Rafael, tem jogador regularmente no seu clube, vem subindo de produção, e pode ser uma opção mais viável pro futuro.

Alexandre Rodrigues Alves disse...

Diego Cavallieri e Rafael são melhores que o Cássio tranquilamente; olha que nem sou muito fã do Rafael, mas é superior; o outro imagino que você pensou no Fábio, mas não confio nele, ainda mais em bolas paradas. Realmente era desnecessário chamá-lo agora; se no ano que vem ele estiver bem, ok, mas depois de tão pouco tempo é algo que levanta suspeitas. Ainda acho que o Hernanes tem de estar nessa Seleção ao menos no grupo, ainda que o Paulinho realmente esteja muito bem. Concordo contigo, sou bem mais o Adriano na esquerda do que o Fabio Santos que acho apenas esforçado.

Sobre o Romário: Nunca comprei o discurso dele; vi uma "entrevista" que ele deu ao Kajuru (não considero jornalismo o que o Kajuru faz, acho mais futrica, mas vi boa parte no ano passado) e ele disse que não seria candidato a prefeito do RJ, mas depois de 2 meses tentou emplacar uma candidatura; até 2010 nunca tinha ouvido nada dele em termos de política, mas de repente quis embarcar na onda de falar mal da CBF e ser o cara "moralizador" no Congresso; ainda que possa ter um bom trabalho para pessoas com síndrome de down (muito por causa da filha dele), acho ele da turma dos políticos de ocasião que temos por aí. O Mano pode ter todos os defeitos, mas essa resposta do Romário faz ele perder toda razão que pudesse ter...

Fora do tópico: Você poderia fazer, quando for possível, um tópico sobre a Inter, que parece começou a temporada com um time titular até interessante; penso que ainda falta um zagueiro top (Ranocchia é um risco na minha opinião) e um centroavante para a reserva do Milito que não é nenhum garoto. Mas as perspectivas com Gargano e A.Pereira melhoraram em termos de elenco; não achei a troca Cassano-Pazzini a melhor coisa do mundo, mas pode vir até a funcionar.

Douglas Muniz disse...

Em relação á lembrança do time de 1994, era assim mesmo, dobradinhas laterais, Jorginho-Mazinho pela direita e Branco-Zinho pela esquerda. Quando Parreira apostou no Raí, era na qualidade do camisa 10, alguem que conseguisse penetrar mais na área. Com Mazinho no seu lugar, o acerto tático benefíciou demais o Dunga, que jogou demais naquela Copa, sobretudo quando Raí foi pro banco...

Douglas Muniz disse...

E quanto á menção sobre a má educação e um tanto boçal do "excelentíssimo senhor" deputado Romário, só posso dizer uma coisa ao que você postou sobre o assunto: "Onde assino?"

Abraços Michel!

Michel Costa disse...

A escassez de bons laterais parece ser um problema mundial, Pedro. No caso do Brasil, é de se levantar as mãos para o céu por ter os destros Daniel Alves e Maicon e o canhoto Marcelo. Mas a reserva do jogador do Real Madrid é mesmo uma incógnita. Como havia dito, levaria Adriano, mas Fábio Santos pode entrar numa lista que já possui os irregulares Cortez, Filipe Luiz e Alex Sandro.

Michel Costa disse...

Não pensei em Fábio para o gol da Seleção, Alexandre. Sempre o considerei sujeito a chuvas e trovoadas. É capaz de praticar grandes defesas e levar frangos ridículos. Pra mim, à frente de Cássio estariam Diego Alves, Victor, Jefferson, Cavalieri e Rafael Cabral. Sem falar em Júlio César que, em forma e atuando, seria o meu camisa 1.

Quanto a Inter, pode ter certeza que ela estará por aqui em breve. Ainda é cedo para afirmar, mas os Nerazzurri dão pinta de que serão a anti-Juve desta temporada, embora realmente tenha os problemas citados em seu comentário.

Michel Costa disse...

Exatamente, Douglas. A Seleção de 94 tinha seu meio-campo bem definido com os dois palmeirenses abertos pelos lados do campo. No entanto, em diversos momentos, Mauro Silva deixava o meio e se juntava aos zagueiros fazendo um papel de líbero. Contra a Suécia, tal posicionamento ficou bem claro.

Abraço.

Alexandre Rodrigues Alves disse...

Concordo com os nomes que você disse, bem lembrado o nome do Victor, mas discordo do Jefferson, que para mim é inferior até ao Fábio, não passa confiança para mim. Estranha essa fritura do Julio Cesar e do Maicon na Inter; acho que o Maicon deveria ter sido vendido no auge, o Real pagaria uma fortuna por ele, mas agora deve sair por valor baixo e o Julio Cesar, como você disse, ainda que o Handanovic seja bom, teria bola para ficar na Inter. O Stankovic deve sair também?

Michel Costa disse...

Fábio e Jefferson são dois goleiros que realmente não passam confiança para vestir a nº1 da Seleção. O primeiro, por falhar com uma certa constância. O segundo, por não saber sair do gol.

Também não concordo com esse processo na Inter. Sempre criticamos jogadores que não agem de maneira correta com o clube e o mesmo vale quando é o contrário. A Inter simplesmente afastou Júlio César e ficou esperando que alguém o levasse. No caso de Maicon, não. O lateral tem mais mercado e, se existe um momento para negociá-lo, é este. Stankovic também está na lista de prováveis saídas.

A parte boa dessa história é que a Inter está conseguindo fazer três coisas ao mesmo tempo: Uma adequação ao Financial Fair Play, redução da média de idade (de 30 pra 25) do elenco e, por fim, voltar a ser competitivo, sobretudo, em âmbito nacional.

Douglas Muniz disse...

Michel, a sua comparação do Menon com o Neto foi cirúrgica... Eles passam a impressão de serem clubistas até a medula, sem a noção clara de onde estão...

Abraços!!!

Michel Costa disse...

O que mais me chama a atenção no Menon é como alguém que trabalha há tanto tempo com esporte pode ter aprendido tão pouco. No fim da temporada passada, foi capaz de definir Mourinho como uma farsa depois do Real Madrid ser derrotado por um tal de Barcelona. Depois desse dia, parei de dar valor ao que ele escreve.

Douglas Muniz disse...

Michel, tem um site chamado Planeta do Futebol, que é de um jornalista português, é um site muito interessante. Revirando alguns posts antigos, vi uma lista de 50 jovens jogadores, com menos de 22 anos que seriam tratados como apostas para o futuro, o link é esse aqui: http://www.planetadofutebol.com/artigos/50-jogadores-para-os-proximos-10-anos. O texto é de quase oito anos atrás, mas vale notar aonde esses jogadores chegaram e outros que poderiam ser apostas também...

E mais uma duvida: Por que o Olho Tatico saiu do globoesporte.com.br? Foi porque ele tinha feito um post e o Mauro Cezar ter colocado o texto no seu blog do ESPN?

Abraços!!

Michel Costa disse...

Grande link, Douglas. Noto que a maioria realmente se firmou.
Especificamente, é de se lamentar quando lemos sobre a expectativa gerada por Adriano e seu momento atual. Até achei que o autor exagerou um pouco ao falar sobre a técnica do Imperador, mas ele estava certo ao citar seu potencial.
Acabei sentindo a falta de Messi na lista. Mas, em 2004, ele ainda era uma promessa das canteras barcelonistas.

Quanto ao Olho Tático, não sei a razão exata de sua saída, mas afirmo, sem medo de errar, que o GE perdeu mais do que ele.

Abraço.

Douglas Muniz disse...

Esse site portugues eu descobri num link que havia no próprio Olho tatico. Me lembrei de tanta gente que eu acompanhei no Mundial Sub-20 e Sub-17 de 2003 e dos Jogos Olimpicos de 2004, eu conheci eles mais ao fundo jogando Winning Eleven 8 e assim me interessei ao vê-los nos campeonatos pela Europa... Quase oito anos hein, o tempo passa...

Abraços!!