domingo, 3 de junho de 2012

Sem euforia antes, sem desespero agora

O México fez a lição de casa. Contra o novo e super ofensivo Brasil, o selecionado tricolor fechou-se na defesa e explorou os generosos espaços concedidos pela retaguarda verde-amarela. Mesmo assim, a derrota por 2 a 0 não deveria ser vista como alarmante.
Antes de tudo, é preciso ter em vista que o Brasil entrou em campo com seu time olímpico enfrentando a equipe principal do México. Em condições normais, o estabanado Juan dificilmente teria lugar na zaga central da Seleção. Além disso, os gols sofridos saíram em lances fortuitos e num momento em que os comandados de Mano Menezes estavam bem na partida.
Por outro lado, a derrota serviu para expor alguns problemas. O principal deles é como lidar com a vulnerabilidade do setor direito da defesa, onde Danilo vem oferecendo generosos espaços aos atacantes adversários. Talvez seja o momento de testar Rafael Silva na posição. Outra questão a ser observada está no comando do ataque. Até este momento, nem Damião, nem Alexandre Pato se mostraram capazes de garantir os gols que a Seleção precisa. Por último, mas não menos importante, tem sido o aprisionamento de Neymar do lado esquerdo do campo. Se existe um jogador neste grupo capaz de desequilibrar uma partida, este é o santista. Todavia, atuando tão aberto e tão distante do gol, Neymar tem sempre uma barreira de marcadores pela frente.
Deste modo, o próximo amistoso contra a Argentina acontecerá num cenário mais tenso do que se imaginava. Completo, o ataque albiceleste deve criar muitas dificuldades para uma defesa que mostrou insegura em alguns momentos. Em caso de nova derrota, muitos irão soar as trombetas do apocalipse e dizer que esta versão da Seleção Brasileira é incapaz de conquistar o ouro olímpico, o que seria uma análise precipitada. Tão precipitada quanto a euforia que começou a se instalar após as vitórias sobre Dinamarca e Estada Unidos.    
Foto: Mowa Press.

2 comentários:

Danilo disse...

Brasil está no caminho certo, mesmo que tardio. Hoje a seleção brasileira jogou e joga como protagonista. Nos últimos três jogos em amistoso teve mais posse de bola e maior número de finalizações. Problema, contra a seleção do México, foi a marcação pressão que não funcionou, falta de movimentação e jogadas individuais de Hulk e Neymar( Jogou mal. Por que não foi substituído ? ), espaços cedidos pelos laterais e falhas defensivas, que já apresentou contra Dinamarca e EUA. Danilo foi nulo no ataque e nulo na defesa. Marcelo apoiou, mas deixou espaços que Sandro teve que cobrir. Juan é inexperiente e ruim na bola área e rasteira. Oscar apresentou o mesmo excelente futebol, sempre dando opções de passes aos seus companheiros e muito participativo na defesa. Protagonista que apresenta falhas na defesa. Para isso que serve o amistoso testar jogadores e corrigir falhas. Mas parece que serve para detonar o Mano, caso não ganhe. Leva a sério a vitória que não não vale nada. O objetivo é outro. As olimpíadas, a médio prazo. Competição não citada pelo narrador, os negócios são mais importantes. Que valem muito.

Michel Costa disse...

Não poderia estar mais de acordo, Danilo. Porém, como sabemos, a situação de Mano está bastante desconfortável agora. Se perder para a Argentina, o que está longe de ser impossível, o técnico só terá uma chance de permanecer no cargo: ganhar a medalha de ouro. Se não o fizer, é capaz de Marin demití-lo ainda em solo britânico. Com Isso, o Brasil estará de volta à estaca zero faltando apenas dois anos para a Copa. Preocupante...