sábado, 4 de maio de 2013

O Barça está morto. Longa vida ao Barça!

Nos últimos dias discutiu-se bastante sobre o momento atual do Barcelona e se a eliminação da UEFA Champions League pelo poderoso Bayern de Munique representou o fim de um ciclo vitorioso do time catalão. Para muitos, o ciclo de Messi & Cia. só se encerrará quando a atual geração deixar o clube ou mesmo ser substituída por outra gradativamente. Discordo dessa visão. Para este blogueiro, um ciclo do Barcelona se encerrou ainda em 2012, quando o técnico Pep Guardiola anunciou que aquela seria sua última temporada. Naquele momento, o ex-jogador colocou um ponto final numa história que começou em 2008, redefinindo uma nova era após o exitoso período em que o holandês Frank Rijkaard esteve no comando, época em que Ronaldinho Gaúcho brilhou intensamente, muito bem assessorado por Deco, Eto’o e outros. Em outras palavras, a era Rijkaard e a era Guardiola, por suas singularidades, já representaram ciclos distintos.
Deste modo, é possível dizer que a chegada de Tito Vilanova no Barça representa o reinício dos trabalhos no reino blaugrana. Uma retomada onde algumas providências típicas de Guardiola como a constante variação de esquemas táticos e a solidez defensiva ficaram para trás e o time assumiu uma visão ligeiramente mais vertical na busca do gol. São essas particularidades somadas à troca de treinador que indicam um reinício. Como paralelo é possível citar o Milan que revolucionou o futebol com Arrigo Sacchi no fim dos anos 1980 quando contava com craques italianos como Baresi e Maldini aliados ao fabuloso trio holandês composto por Rijkaard, Gullit e Van Basten, sucedido pelo Milan de Fabio Capello, uma equipe mais dura, mas ainda assim vencedora.
É justamente esse processo que o Barcelona vive neste momento. Depois de vencer tudo, chegou o momento de re-oxigenar o plantel – nomes como Thiago Silva e Neymar vêm sendo fortemente especulados – e quem sabe avaliar se Vilanova é realmente o profissional capaz de conduzir essa transição. O certo é que uma nova era se inicia para o Barça e provavelmente começará com a conquista do título espanhol deste certame. Contudo, se ela terá tanto sucesso quanto suas versões anteriores só o tempo dirá.
Crédito da Imagem: Getty Images

2 comentários:

Alexandre Rodrigues Alves disse...

O Barcelona perdeu a classificação no primeiro jogo, quando colocou Messi sem condições e agora não teve como colocá-lo no segundo jogo. Tito Villanova mostrou estar perdido ao tirar Xavi e Iniesta, além de Bartra ser trocado já aos 42 do segundo tempo, depois de ter jogado mal demais as duas partidas. De todo modo, isso não invalida que o Bayern é um timaço e que mereceu totalmente a vaga. Até Robben jogou bem na hora de decidir, além da presença fundamental do Schweinsteiger no meio. Deveremos ter uma linda final, com o time bávaro com um pouquinho de favoritismo.

Sobre a renovação do Barça, penso que não devem pensar nisso de ciclo, como você falou, a saída do Pep já foi o fim de uma era. Por todos os problemas que o Tito passou nessa temporada, acho legítimo ele ter mais uma para poder mostrar seu potencial, podendo montar o time, com as contratações que a equipe precisa; claramente a zaga e o ataque são os setores mais necessitados de reforços.

Michel Costa disse...

O mais estranho é que Tito não gostou quando Piqué falou da necessidade de reforços e chegou a cutucar o zagueiro dando a entender que ele pode ser um dos que podem deixar o clube. Sei que ainda é cedo para avaliar o trabalho do técnico, ainda mais com os problemas que ele teve, mas não gostei da maneira como ele armou a equipe em diversos momentos e muitas de suas decisões se mostraram equivocadas. Outro dia, no Twitter, cheguei a comentar que o Barcelona deveria pensar com carinho na hipótese de ter um novo técnico da próxima temporada e até citei os nomes do experiente Wenger e dos emergentes Frank de Boer e Michael Laudrup. Sigo pensando dessa forma.