domingo, 12 de maio de 2013

Quem Felipão deve levar para a Copa das Confederações?

Há alguns dias, o site do Globo Esporte colocou no ar um divertido aplicativo que dá ao torcedor a chance de “convocar” a Seleção Brasileira para a Copa das Confederações. A ferramenta é bem interessante, mas tem o problema de limitar as combinações, algo que praticamente impossibilita simular o grupo que o técnico Luiz Felipe Scolari provavelmente chamará. Apesar de serem 23 nomes, é bem provável que a polivalência de alguns jogadores possam representar mais opções para determinados setores.
O melhor exemplo é Jean, volante no Fluminense e lateral-direito na Seleção. Com sua convocação, Felipão terá à disposição um reserva para o lateral Daniel Alves e, simultaneamente, um suplente para o meio-campo. Algo parecido com o papel de Juliano Belletti no Mundial de 2002, quando era ao mesmo tempo reserva de Cafu e opção como volante. Tal medida abriria mais uma vaga no ataque, setor onde é sempre bom dispor de alternativas distintas para cada situação de jogo.
Em linhas gerais, a lista deve ser composta pelos três goleiros de praxe, quatro zagueiros, quatro laterais (Jean entre eles), sete jogadores para o meio e cinco atacantes. A grande ausência pode ser Ronaldinho Gaúcho, conforme apurou o repórter André Plihal durante os dias que antecederam o amistoso entre Brasil e Chile. No restante, os nomes serão os que estiveram presentes nas últimas convocações.
Veja abaixo os prováveis 23 convocados para a Copa das Confederações:
Goleiros: Diego Cavalieri (Fluminense), Jefferson (Botafogo) e Júlio César (QPR);
Zagueiros: Dante (Bayern de Munique), David Luiz (Chelsea), Réver (Atlético/MG) e Thiago Silva (PSG);
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Filipe Luís (Atlético de Madrid) Jean (Fluminense) e Marcelo* (Real Madrid);
Volantes: Fernando (Grêmio), Hernanes (Lazio), Paulinho (Corinthians) e Ramires (Chelsea)
Meias: Jádson (São Paulo), Lucas Moura (PSG) e Oscar (Chelsea);
Atacantes: Alexandre Pato (Corinthians), Fred* (Fluminense), Hulk (Zenit), Neymar (Santos) e Osvaldo* (São Paulo).
* Jogadores que dependem de alguma avaliação física.
E você, concorda com essa convocação?      
Crédito da Imagem: Mowa Press

10 comentários:

Unknown disse...

Não deve fugir muito disso, acho que você mandou bem, essa é a Seleção que eu convocaria!

Alexandre Rodrigues Alves disse...

É o que temos no momento. Pelo visto o David Luiz pode se sair melhor de volante do que de zagueiro. Acho que o Miranda poderia ganhar uma vaga na zaga, ao menos para estar no grupo. Não sou fã do Jefferson, mas não existe hoje um goleiro voando. O Bernard ou o Wellington Nem podem ser nomes para um futuro interessante no ataque.

Só mudando de assunto; dei uma olhada nos seus tweets e vi que você reclamou do excesso do João Guilherme do FOX Sports em ressaltar a despedida do Ferguson e não dar tanta atenção ao jogo. Concordo com você em relação à esse exagero, mas infelizmente é praxe do canal, que adora fazer seus narradores ficarem repetindo a toda hora que lá é a casa da Libertadores, o jogo tal vai passar na quarta, etc. A postura e a idéia do canal é que é errada ao fazer essas repetições, digamos que está no DNA da emissora.

E para não passar batido: Até para falar da despedida do Ferguson, o Calçade falou do Barcelona,rs...Gosto dele, mas às vezes ele exagera.

Fabiano Dias disse...

Mudaria muito pouco. Jean não joga com frequência na lateral, portanto não inventaria, convocaria Rafael do Manchester. O Pato é reserva no Corinthians, por diversas razões, e em uma dessas é o seu estado físico deteriorado, não aguenta jogar 90 minutos em uma partida de alto nível, não convocaria ele também. A minha seleção seria a seguinte: D.Cavalieri, J.Cesar e Jefferson; D.Alves, Rafael, F.Luiz e Marcelo; D.Luiz,T.Silva, Dantes e Rever; Fernando,Hernanes,Paulinho, Jean e Ramires; Oscar,L.Moura e Jadson; Fred,Neymar,Osvaldo e Hulk.

Michel Costa disse...

Imagino que serão esses os 23 que Felipão convocará amanhã, Philippe. Outros nomes que poderão aparecer são Diego Alves, Adriano, Dedé, André Santos, Ronaldinho, Kaká, Diego Costa e Bernard. Fora disso, é zebra.

Abraço.

Michel Costa disse...

Pois é, Alexandre. Com tantos exemplos para se mirar a Fox escolheu logo o Sportv. Na prática, conseguiram piorar o que faz o "canal campeão".

Quanto ao Calçade, sempre digo que até se ele estiver passando uma receita de bolo vai dar um jeito de citar o Barça... hehe

Michel Costa disse...

Minha convocação também seria diferente, Fabiano. Teria Lucas Leiva e Lucas Moura entre os titulares e tentaria uma vaga para Diego Alves entre os três goleiros. Mas, no conjunto, seria bem parecida com esta que Felipão deve chamar hoje.

Carlos Pizzatto disse...

Errei três: Diego Alves (Jefferson), Ramires (Luiz Gustavo) e Ronaldinho (Jadson).

Alexandre Rodrigues Alves disse...

Felipão sempre gostou de ser contestado e nessa lista não é novidade; não chamar Kaká e Ronaldinho Gaúcho trás a discussão em cima da Seleção e faz com que os outros jogadores fiquem meio imunes às criticas, enquanto ele será a vidraça, caso o time não vença a Copa das Confederações. Concordo com a decisão dele, apesar de que eu até levaria o Kaká, pois acho que ele acrescenta mais ao grupo. Ronaldinho sempre que foi convocado para ser o líder do time fracassou e entendo a opção dele pensando na montagem de um time para 2014 e, com isso, chamando acertadamente o Bernard. Fernando ou Luiz Gustavo devem ser titulares, fazendo um entre Hernanes ou Paulinho ser reserva, o que é compreensível dentro do sistema tático preferido do técnico. Acho que os maiores absurdos da lista são a ausência do Ramires e a falta de outro lateral direito, fazendo com que o Jean seja deslocado da posição em que rende mais, que é no meio campo. Adriano do Barcelona poderia ser chamado.

Michel Costa disse...

Olá, Carlos.
Sobre Ronaldinho, é de sua autoria a melhor definição da ausência: "Ronaldinho precisa de alguém para correr por ele." É exatamente o que eu penso. Num clube faz sentido esse tipo de armação que privilegia um jogador, mas Seleção não pode oferecer esse luxo.

Michel Costa disse...

A história de Ramires está bem estranha. Para mim, tanto ele quanto Ronaldinho não foram chamados porque questões comportamentais interferiram no aspecto técnico. Inclusive, em minha opinião, o volante do Chelsea deveria ser titular da Seleção à frente até mesmo de Paulinho.