quinta-feira, 30 de maio de 2013

Contagem Regressiva: Maio de 2013

Para um fanático por futebol, Copa do Mundo é muito mais do que um evento esportivo. É um período para se tirar férias do trabalho e só sair de casa para tratar de assuntos estritamente necessários. São semanas mágicas, onde um jogador consegue deixar o mundo mortal para fazer parte do panteão dos Deuses da Bola e, de quebra, transformar um país inteiro numa grande festa. É uma época para se rir, chorar, se emocionar. Enfim, é um momento que será guardado para sempre em nossos corações...
O Brasil na Copa das Confederações
Restam apenas duas semanas para a estreia da Seleção Brasileira na Copa das Confederações. Antes de a bola rolar diante do Japão no dia 15 de junho, os comandados de Luiz Felipe Scolari terão pela frente amistosos contra Inglaterra (02/06) no Maracanã e França (09/06) na nova Arena do Grêmio. O grupo completo só deverá se reunir nesta sexta-feira graças ao imbróglio que envolveu a CBF e o Bayern de Munique, clube de Dante e Luiz Gustavo, que pretendia contar com a dupla para a disputa da final da Copa da Alemanha contra o Stuttgart.
Com as chegadas do zagueiro e do volante, além dos jogadores do Atlético Mineiro que estavam liberados para o compromisso pela Copa Libertadores, Felipão contará com os seguintes atletas:
Goleiros: Diego Cavalieri (Fluminense), Jefferson (Botafogo) e Júlio César (QPR);
Zagueiros: Dante (Bayern de Munique), David Luiz (Chelsea), Réver (Atlético/MG) e Thiago Silva (PSG);
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Filipe Luís (Atlético de Madrid) Jean (Fluminense) e Marcelo (Real Madrid);
Volantes: Fernando (Grêmio), Hernanes (Lazio), Luiz Gustavo (Bayern de Munique) e Paulinho (Corinthians);
Meias: Bernard (Atlético/MG), Jádson (São Paulo), Lucas (PSG) e Oscar (Chelsea);
Atacantes: Fred (Fluminense), Hulk (Zenit), Leandro Damião (Internacional) e Neymar (Barcelona).
Ao que tudo indica, o time titular será formado por Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Paulinho e Fernando; Hulk, Oscar e Neymar; Fred. A princípio, a característica do 11 inicial sugere um 4-2-3-1 com variação para o 4-4-2. Em ambos os módulos, os laterais terão liberdade para apoiar o ataque, talvez simultaneamente, enquanto o volante Fernando fica encarregado de proteger os zagueiros. Enquanto isso, Paulinho deve ter liberdade para se juntar aos meias e chegar à área rival. A maior mudança tática fica reservada ao setor ofensivo onde Neymar se junta a Fred como um segundo atacante deixando o lado esquerdo do meio campo para Oscar. Por sua vez, Hulk será o responsável pela faixa direita do ataque de onde poderá partir em diagonal e desferir seus conhecidos disparos de canhota. Provável reserva, Lucas tem todas as condições de ocupar esse espaço caso aproveite os treinamentos e as chances que provavelmente receberá com a sequência de jogos. Principal goleador da era Felipão, Fred segue como titular absoluto do ataque, tanto pelos gols quanto pela ajuda que sempre oferece à defesa em lances de bola parada.
No planejamento para o Mundial, a Copa das Confederações tem papel crucial na montagem da equipe. Scolari terá cerca de um mês ao lado dos jogadores e as principais conclusões sobre o grupo que representará o Brasil em 2014 serão tiradas deste período de convivência e do desempenho na competição.   
Os rivais
Os demais participantes da Copa das Confederações já divulgaram suas pré-listas e deverão entregar as convocações definitivas no início da próxima semana. Clique sobre o nome de cada país para conhecer os atletas convocados e acompanhe abaixo uma breve análise de cada seleção:
Grupo A
Itália: Esqueça o velho clichê do catenaccio. A Azzurra de Cesare Prandelli é uma equipe de DNA ofensivo e tem na juventude e habilidade de seus atacantes um grande trunfo. Como não poderia deixar de ser, as atenções estarão voltadas para o milanista Mario Balotelli, excelente finalizador, mas dono de um temperamento instável.
Japão: Campeão asiático, o adversário brasileiro na estreia é, pelo menos em tese, o selecionado mais frágil do grupo A. Seu maior destaque é o meia Shinji Kagawa, atualmente na reserva do Manchester United.
México: Pedra no sapato brasileiro nos últimos anos, a seleção norte-americana tem boas condições para avançar às semifinais do torneio. Rápido e goleador, Javier “Chicharito” Hernández é o grande nome da equipe chefiada por José Manuel de la Torre. Ao todo, o atacante já anotou 30 gols com a camisa da Tricolor.
Grupo B
Uruguai: Quarta colocada no Mundial de 2010 e atual campeã sul-americana, a Celeste Olímpica sofre com o envelhecimento da melhor geração produzida nas últimas décadas e a classificação para as semifinais da Copa das Confederações, caso ocorra, não deve ser fácil. Os astros Luis Suárez e Edinson Cavani são a grande esperança do técnico Oscar Tabárez.
Espanha: Bicampeã europeia e campeã mundial, a Espanha chega como favorita ao título. Todavia, a alta média idade dos principais nomes da Roja pode começar a pesar e a próxima geração ainda não parece apta para assumir o posto. O choque pela eliminação na UEFA Champions League também pode interferir no desempenho das estrelas de Real Madrid e Barcelona.
Nigéria: Uma geração jovem, ainda sem grande promoção internacional e dirigida por um técnico local. Foi assim que as Super Águias conquistaram a Copa Africana de Nações e assim pretendem surpreender no grupo B. Obi Mikel e Victor Moses, ambos do Chelsea, são os protagonistas da equipe organizada pelo técnico Stephen Keshi.
Taiti: Grande surpresa da competição, o Taiti chamou a atenção do planeta bola quando venceu a Copa das Nações da Oceania em 2012. Composto por atletas semi-amadores em sua maioria, o Taiti conta com Marama Vahirua, experiente atacante do Panthrakikos da Grécia, como o único jogador que atua fora do país. Dentro de condições normais, não deverá superar nenhum adversário do grupo B.
De olho na Copa
Nem mesmo os estádios da Copa já inaugurados parecem livres de problemas. Primeiro foi a Arena Fonte que teve rompimento de parte de sua cobertura. O incidente foi provocado pelas fortes chuvas que caíram em Salvador no início desta semana. A falha estrutural que resultou na queda na cobertura foi atribuída a um “erro humano”.
Em seguida foi a vez de o Maracanã sofrer proibição de realização de eventos em suas dependências por não oferecer segurança para o público. A liminar foi assinada pela juíza Adriana Costa dos Santos e, até o momento, suspende o amistoso entre Brasil e Inglaterra. Por sua vez, a CBF garantiu ter todos os laudos necessários e o governo do estado do Rio de Janeiro afirmou ter recorrido da decisão.   
Confira abaixo o andamento das obras:         
Obras concluídas: Belo Horizonte, Brasília, Ceará, Rio de Janeiro e Salvador;
Apresentando atrasos: Cuiabá, Curitiba, Manaus, Recife;
Situação preocupante: Natal, Porto Alegre, e São Paulo.
Fotos: Estadão, Reuters e Gabriel Gonçalves.

2 comentários:

Alexandre Rodrigues Alves disse...

Acho realmente que o Uruguai está envelhecido, parece que deu tudo para vencer a Copa América, mas acho que, para o ano que vem, conseguindo se classificar, ainda pode dar um calor na Copa. Para essa competição de agora, precisamos ver como vem a Nigéria se pode incomodar na busca pela segunda vaga do grupo. No grupo A, concordo com a análise sobre a Itália, ainda que muitos falarão sobre os velhos clichês. Do jeito que as coisas estão, porém, é um grupo bem equilibrado.

Michel Costa disse...

Achei o grupo do Brasil bem puxado. Nenhum rival é fácil e a classificação, caso aconteça, deve ser suada. Esse período de 30 dias entre amistosos e Copa das Confederações vai servir de vestibular para a Seleção. Após a competição será possível dizer se esse time tem algum futuro na Copa. A julgar pelo 1º tempo de ontem, há esperança.