quinta-feira, 23 de maio de 2013

Lembra desse?!

Aquele lance ou momento que você, por um motivo ou outro, nunca esqueceu.
Quando o Barcelona tentou melar a ida de Ronaldo para o Real Madrid
Enquanto a novela envolvendo a transferência de Neymar do Santos para o Barcelona não encontra um fim, surgem rumores de que o Real Madrid poderia fazer uma proposta substancialmente maior para contratar a joia santista. Paralelamente, muitos apostam que se trata de um blefe do presidente madridista Florentino Pérez que tem como intuito fazer com que o rival gaste mais recursos do que inicialmente pretendia e, assim, limitar seu alcance na próxima janela de transferências.
Caso seja verdade, não seria a primeira vez em que os gigantes espanhóis se veem envolvidos nesse tipo de situação. No entanto, quando ocorreu, os papéis estiveram trocados. Em 2002, logo após o Mundial do Japão e da Coreia do Sul, o atacante Ronaldo estava na mira dos merengues para se juntar aos “Galácticos”. Como conta o jornalista inglês John Carlin em seu livro “Anjos Brancos”, tal possibilidade incomodou tanto a cúpula barcelonista que o então presidente Joan Gaspart engendrou um grande plano de sabotagem da operação rival.
Mesmo vendo Ronaldo ser um dos destaques da Copa, a Internazionale manteve sua intenção inicial de vender o craque em rota de colisão com o técnico argentino Héctor Cúper. Tanto que já tinha tudo acerto com o também atacante Hernán Crespo para substituir o brasileiro. Foi quando Gaspart entrou em ação e fez uma proposta pela compra do centroavante Fernando Morientes junto ao Real Madrid que precisava de um sopro extra no caixa após gastar mais de 100 milhões de dólares nas contratações de Luís Figo e Zinedine Zidane nos anos anteriores.
Todavia, as negociações se arrastaram até o dia do fechamento da janela de transferências. Crespo foi apresentado pela Inter posando com a camisa 9 que era de Ronaldo, mas os demais desfechos estavam longe de acontecer. Eis que, restando poucas horas para o encerramento, Gaspart simplesmente recuou alegando que a torcida catalã não aceitaria um jogador tão identificado com o madridismo. Para os outros vértices da negociação, porém, ficou evidente a intenção de atrapalhar a ida do Fenômeno para a capital espanhola. E como o presidente interista Massimo Moratti já havia gasto consideravelmente com a contratação de Crespo, precisava negociar Ronaldo o quanto antes.
Felizmente para os dois clubes, Florentino Pérez sempre foi um astuto homem de negócios. Em poucas horas o espanhol conseguiu levantar todo o dinheiro necessário para a transação mesmo sem vender Morientes. Ao fim do dia, Ronaldo se tornou jogador do Real Madrid e foi apresentado com o número 11 às costas. Mesmo assim, Florentino certamente não deve guardar boas lembranças daquele momento. Seria o momento do troco?           
Você conhece alguma história interessante sobre o mundo da bola?
Mande-a para meu e-mail: a4l@bol.com.br e coloque no assunto: 'Lembra desse?!' e ela poderá ser publicada aqui!
Crédito: Fifa.com

Nenhum comentário: