quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Carta aberta ao Galinho.

Prezado Zico,
Peço licença para tratá-lo pelo apelido, mas creio que você não se incomoda, afinal, Zico é a alcunha com a qual você se consagrou mundialmente. Um nome marcado não só por seu enorme talento, mas também por seu caráter e pelos exemplos dados ao longo de décadas dedicadas ao esporte. Não por acaso, Arthur, seu nome de batismo, é dado frequentemente aos filhos de pais que sonham que seus rebentos sejam como você. Não um craque dos gramados, o que é difícil, mas um cidadão de bem. É uma homenagem, um agradecimento, mas também uma esperança. 
Por isso, li com tristeza a entrevista concedida ao jornal Extra nesta semana onde você se mostra indiferente ao Flamengo. Entendo perfeitamente sua mágoa com os atuais dirigentes do clube, pessoas que lá estão muito mais interessadas em se aproveitar do que contribuir realmente. Nesse grupo também incluo aqueles que adoram aparecer nas vitórias, mas desaparecem nos momentos difíceis e que colocam os sujos bastidores políticos acima do que é correto.
Porém, queria lembrá-lo (ou reforçar a ideia) de que o Flamengo é muito maior do que essas pessoas. O Flamengo é um sentimento, uma maneira de enxergar a vida que só os verdadeiros torcedores podem perceber. Assim, nada magoa mais os legítimos rubro-negros do que saber que seu maior ídolo virou as costas para o clube que o revelou e que recebeu em troca gols, títulos e glórias.
De qualquer modo, não tenho o direito de pedir que se una a eméritos flamenguistas e arranque o clube das mãos dessas figuras. Afinal, isso só seria possível se você fosse presidente, algo que, pelo visto, nunca foi uma possibilidade real. Sei que você tem sua vida e seus projetos e se esses não incluem o Flamengo, é um direito seu.
Mas uma coisa eu me reservo ao direito de pedir: Nunca, nunca abandone o Flamengo. Nunca se esqueça das pessoas que vibram, riem e choram pelo clube mais querido do Brasil. Não reconheça como sendo o Flamengo aqueles que se aproveitam do clube. Reconheça sim, aqueles que fazem de tudo para ver o time em campo, que economizam seus trocados para comprar uma camisa ou um ingresso para ver o jogo. Aqueles que te defendem em qualquer discussão e que nunca colocam sua honestidade em dúvida. Pois esses nunca vão virar as costas para você, nem para o verdadeiro Flamengo.
Atenciosamente,
Michel Costa 

5 comentários:

marcus Buiatti disse...

Belíssimo texto, Michel!

Sou são paulino e sinceramente nunca tive inveja de nenhum oujtro clube brasileiro, por nada, com uma única exceção: ZICO. Pra mim é o maior ídolo de um clube brasileiro, inigualável por tudo: ter sido gênio, ter ganho tudo (no clube), ter nascido no clube, a dimensão da massa flamenguista, etc.

Adoraria ter no meu São Paulo um ídolo da altura de Zico.

Vc tem razão, a massa flamenguista ama tanto Zico que é injusto ele misturar as pessoas que fazem a política interna do clube (nojenta) com a instituição e sua torcida.

abraço!

Leonardo Prado disse...

marcus, peço licença para te dar um toque, respeitosamente. E o rogério ceni??? a grama do visinho é sempre mais verde?

michel, para maltratar mais o teu coração rubro negro, veja a diferença entre o Zico e o Roberto Dinamite, no que diz respeito as respectivas instituições.

tempos difíceis amigo.

forte abraço.

marcus Buiatti disse...

Leonardo,

não é isso...hehehe...Rogério Ceni é um grande ídolo, claro, mas não acho que tem a dimensão de Zico, ou a dimensão que Zico tem para os flamenguistas. Não só Ceni, mas Dinamite, Renato Gaucho (Grêmio), etc. Acho que Zico é a maior idolatria e identificação de um atleta com clube no Brasil.

Talvez meu julgmento seja incorreto porque quando Ceni se torna ídolo, eu já não seja mais criança ou adolescente, quando o futebol deixa marcas mais fortes na gente.


Abração!

Michel Costa disse...

Obrigado, Marcus.

De certo modo, entendo o que você quer dizer. O que faz do Galinho um grande ídolo, é o seu carisma e o seu jeito de ser. Ceni é um cara vencedor e muito correto, mas nunca vi nele esse carisma, ao contrário de Raí, por exemplo. Não por acaso, muitos consideram o goleirão chato, o que não chegar a ser meu caso.

Abração.

Michel Costa disse...

Salve, Leonardo.

Olha, sinceramente, não invejo os vascaínos por causa do Dinamite. Sei que ele está buscando resgatar (e está conseguindo) o Vasco do buraco onde Eurico Miranda o enfiou, mas, na boa, vejo que o ex-atacante também usa o clube em benefício próprio, contratando parentes e buscando projeção para as eleições que participa. Esse é o tipo de coisa que Zico nunca fez e tenho um orgulho danado disso.

Abraço.