segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Um 9, um 10 e uma lista estranha.

Nas últimas décadas o futebol brasileiro se acostumou a contar com centroavantes que, além de goleadores, eram técnicos e habilidosos. Mais do que isso, Careca, Romário e Ronaldo eram craques na acepção da palavra. Jogadores capazes de decidir grandes partidas ou mesmo Copas do Mundo.
Não é novidade para ninguém que isso mudou. Após o reinado do “apenas” bom Luís Fabiano, a Seleção Brasileira passou um ano inteiro em busca de um atacante capaz de colocar a bola para as redes. A princípio, o nome de Alexandre Pato era a escolha mais óbvia. Mesmo não sendo um centroavante nato, o milanista parecia reunir boas condições para a tarefa. No entanto, a hesitação em momentos-chave e uma certa falta de vibração colocaram uma pulga atrás da orelha de Mano Menezes. Fred, com um Mundial nas costas, era a escolha do técnico para uma alternativa tática diferente, porém, a má fase do jogador do Fluminense torna seu chamado imerecido.
Mas ainda havia outra opção. Oriundo dos campeonatos varzeanos de São Paulo, Leandro Damião praticamente não teve trabalho de base. Era muito “cru”, diziam. Só que isso não impediu o sucesso do camisa 9 do Internacional. Após intensos trabalhos de fundamento com Ortiz, ex-jogador da Seleção Brasileira de Futsal, Damião foi lapidado para a vida profissional. Hoje, é daquele tipo de centroavante que não precisa de muitas oportunidades para marcar. Contra Gana, foi às redes nas duas boas oportunidades que teve. Numa delas, um impedimento milimétrico invalidou o gol. Na vez seguinte, um forte chute cruzado garantiu a vitória brasileira pelo placar mínimo. Vai ser difícil tirar a 9 dele agora.
Nunca escondi minhas restrições ao retorno de Ronaldinho à Seleção. Mesmo com a ótima fase no Flamengo, não via razão para o gaúcho de 31 anos ser chamado uma vez que o objetivo do trabalho de Mano Menezes é preparar o time para 2014. Além disso, se era para haver um veterano que fosse Kaká, dois anos mais novo e duzentas vezes mais interessado na própria carreira. Entretanto, existe um fator que deve ser observado. Falta bagagem ao jovem grupo da Seleção. Mesmo brilhantes, não é justo colocar todo o peso do processo de montagem de um novo Brasil nas costas de garotos como Neymar e Ganso. Faltava alguém que aliviasse essa tensão e chamasse a atenção de torcida, imprensa e adversários. No momento, não há nome melhor do que o de Ronaldinho.
Logo após o encerramento do amistoso no estádio Craven Cottage, coube a Mano Menezes anunciar a lista dos 24 atletas convocados para os dois amistosos que o Brasil fará contra a Argentina nos dias 14 (Córdoba) e 28 de setembro (Belém). Como acordado, a convocação contou apenas com jogadores que atuam no País. Todavia, algumas ausências e presenças causaram grande surpresa. Entre os ausentes, Willians (Flamengo) Elkeson (Botafogo) e Borges (Santos) são os mais comentados. Presentes no chamado, Réver em má fase no Atlético/MG, Renato Abreu de 33 anos e Fred também atravessando um mau momento, causaram maior desconforto.
Confira a seguir a lista completa:      
Goleiros: Fábio (Cruzeiro), Jefferson (Botafogo) e Rafael (Santos);
Laterais: Bruno Cortês (Botafogo), Danilo (Santos), Mário Fernandes (Grêmio) e Kleber (Internacional);
Zagueiros: Dedé (Vasco), Henrique (Palmeiras), Réver (Atlético Mineiro) e Rhodolfo (São Paulo);
Volantes: Casemiro (São Paulo), Paulinho (Corinthians), Ralf (Corinthians) e Rômulo (Vasco);
Meias: Cícero e Lucas (ambos do São Paulo), Oscar (Internacional), Renato Abreu e Thiago Neves (ambos do Flamengo);
Atacantes: Fred (Fluminense), Leandro Damião (Internacional), Neymar (Santos) e Ronaldinho (Flamengo).  
E você, o que achou da convocação de Mano Menezes?
Imagens: Mowa Press

9 comentários:

Leonardo Prado disse...

Michel, te falei do Mario Fernandes heehehe... o Mario Doril é o bola de prata do campeonato nacional na posição. Agora o Borges tinha que ter sido chamado. Renato Abreu acho que já deveria ter tido uma chance. E outra, esses 2 jogos contra argentina só servirão pra colocar a kbça do mano na bandeja, pq não vai servir de base para formação de time nem para olimpiadas e muito menos para copa de 14. é o que eu acho. é ganhar dos castelhanos, aliviar a barra do mano e ponto.
Forte Abraço.

outra, o Damião, uma coisa que ajuda ele demais, é ser oriundo da várzea, ele jogava no interior de santa catarina quando foi descoberto pelo inter, disputando até duas partidas por dia por R$50,00 o jogo. ou seja, ele é muito acostumado "a fazer a dele, gol". se os outros fizerem a deles, o Brasil vai...hehehe..

Michel Costa disse...

Borges, Elkeson e Willians são ausência que mais me incomodaram, Leonardo. Não faz sentido convocar Fred na fase em que ele se encontra. Para se ter uma ideia, até Rafael Moura está jogando mais do que ele no momento.
Elkeson tem idade olímpica e está comendo e bola no Botafogo. Por sua vez, Willians é simplesmente o maior ladrão de bolas do campeonato. O cara é um tanque.
Mesmo assim, acredito que essa Seleção tem tudo para vencer uma esvaziada argentina.

Abraço.

Leonardo Prado disse...

o willians é impressionante mesmo, o cara desarma muito e não comete muitas faltas.

Michel Costa disse...

Mas tem o problema do passe e acho que é isso pesa bastante na avaliação de Mano. Mesmo assim, ainda sou mais ele do que o Paulinho, por exemplo.

Leonardo Prado disse...

tu sabe michel, que aqui se fala muito do guiñazu, os colorados e a imprensa (já foi mais) o acham um jogador muuuuito especial, um pulmão para o time, um guerreiro, que todo treinador gostaria de ter no seu time, e bla, bla, bla. mas eu acho que ele não fez sucesso na argentina justamente pq não acerta passe a mais de 5 metros, não faz um lançamento sequer, não conduz a bola e NUNCA CHUTA A GOL, e volta e meia ta suspenso por cartão amarelo, exagera nas faltas e não guarda posição. Admito que é bom jogador, mas é aquela máxima, destruir é muito mais fácil que construir. talvez os dois tenham o mesmo mal. talvez. (claro que na minha opinião o Willians é muuuuuuito mais jogador que o "guerreiro"(ha) Guiñazu. não sei como o são paulo pode ter sonhos com esse cara.

Leonardo Prado disse...

obs: sou parcial! hehe

Michel Costa disse...

Acho que todo time precisa de um Guinazu, Leonardo. Quando vemos o São Paulo em campo entendemos por que motivo os dirigentes querem um jogador como ele. O time é jovem, leve e de pouca pegada. Um cara como o gringo faria bem. No entanto, o argentino já não é mais um garoto e logo vai faltar fôlego para o que ele mais sabe fazer. Quando isso acontecer, realmente sua presença será de pouca serventia.

Abraço.

Rodolfo Moura disse...

Michel,
Uma seleção que tem 3 caras de um time que não ganha a 8 jogos não dá ... e você ainda queria mais 1?
Brincadeiras à parte, acho é que o Mano vai ter que procurar emprego logo logo, pois seleção com Rever, Ralf e Renato Abreu não dá!
Abraços,

Michel Costa disse...

Hehe... Não perdeu a oportunidade, hein, Rodolfo?
Na verdade, fosse eu o selecionador, levaria dois e não três jogadores do Flamengo: Willians e Ronaldinho. Por outro lado, também levaria Borges no lugar do baladeiro Fred.

Abraço.