segunda-feira, 30 de abril de 2012

Contagem Regressiva: Abril de 2012

Para um fanático por futebol, Copa do Mundo é muito mais do que um evento esportivo. É um período para se tirar férias do trabalho e só sair de casa para tratar de assuntos estritamente necessários. São semanas mágicas, onde um jogador consegue deixar o mundo mortal para fazer parte do panteão dos Deuses da Bola e, de quebra, transformar um país inteiro numa grande festa. É uma época para se rir, chorar, se emocionar. Enfim, é um momento que será guardado para sempre em nossos corações...
As falácias de Mano.
Não resta dúvida de que o técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, tem o dom da palavra. Seus discursos, sempre articulados, conseguem convencer a maioria das pessoas – incluindo a imprensa – a acreditar em seus argumentos sem grandes contestações. Nos últimos tempos, diante da desconfiança que cerca seu trabalho, Mano decidiu fazer uso de sua oratória para se fazer acreditar. Infelizmente, com observações que não estão próximas da verdade.
Para se defender da pouca ou nenhuma evolução de seu trabalho à frente do selecionado brasileiro, Mano citou que a preparação para o Mundial de 2002 aconteceu aos trancos e barrancos e mesmo assim o Brasil foi pentacampeão. Ora, em primeiro lugar, não é porque algo não foi conduzido de maneira correta, porém deu certo no final que as coisas devem caminhar sempre assim. A evolução do trabalho é necessária não só para convencer torcida e imprensa, mas para convencer os próprios jogadores de que as coisas estão funcionando bem.
Outro comentário frequente do ex-treinador do Corinthians é dizer que o futebol brasileiro não é o mesmo que se joga no resto do mundo. E está correto. Por aqui, conceitos como compactação e marcação por zona ainda não estão totalmente enraizados e os times locais dão mais espaço do que vemos nas principais ligas europeias. Todavia, não faz muito sentido usar esse problema como desculpa para a Seleção. Isto porque dos prováveis titulares do Brasil apenas três jogadores (Ganso, Neymar e Damião) atuam no país. E esse número ainda pode cair para dois, caso Mano opte por Hernanes na vaga de Ganso, para ficar num único exemplo.  
O que o técnico nunca admitiu é que herdou de Dunga um time competitivo – que podia desagradar aos críticos brasileiros, mas teve chances reais de ser campeão na África do Sul – e não conseguiu manter o mesmo nível. Seguindo a sugestão pouco abalizada de Ricardo Teixeira, Mano Menezes descartou tudo o que aquela seleção havia conquistado e começou um time a partir de (quase) zero. Sem jogadores experientes, Mano vê seu trabalho estagnado e já se especula que o fato da Seleção não estar enfrentando grandes adversários é um pedido seu. “Ele se acovardou”, teria dito Andrés Sanchez, diretor de seleções da CBF, a pessoas próximas. Em outras palavras, o técnico que em seu discurso inicial deu a entender que o time de Dunga não representava o futebol que os brasileiros queriam ver, em dois anos não só perdeu o trabalho anterior como não constituiu um novo projeto baseado em seus conceitos. E isso explica seu medo de desafios maiores. Não por acaso, a possível troca de comando técnico após os Jogos de Londres pode partir do próprio Andrés.
Kaká e Ramires.
As semifinais da UEFA Champions League ajudaram a mostrar algo sobre as ausências de Kaká e Ramires das convocações da Seleção Brasileira em 2012. Preterido dos titulares do Real Madrid em momentos decisivos, Kaká só entrou no final do segundo tempo do duelo contra o Bayern no Santiago Bernabéu. Aparentando estar longe de sua melhor forma e sem ritmo, Kaká foi muito mal. Para piorar sua situação no clube, ainda perdeu um dos pênaltis na disputa que alijou os Merengues de mais uma final europeia.
Por outro lado, nada explica a ausência de Ramires. Peça fundamental do Chelsea na classificação diante do fortíssimo Barcelona participando de dois dos três gols dos Blues no confronto, o “queniano azul” mostrou que, atualmente, é um dos melhores meio-campistas brasileiros em atividade. A desculpa de Mano Menezes na última semana dizendo que já sabe do que Ramires é capaz é exatamente isso, uma desculpa. Quando um técnico considera um jogador realmente bom, nada mais lógico do que convocá-lo e mantê-lo no grupo.                
Os rivais:
No dia 20 de julho em Middlesbrough, Brasil e Reino Unido realizarão um amistoso preparatório para os Jogos de Londres. A partida será a última das duas equipes antes das Olimpíadas e será de fundamental importância para o técnico Mano Menezes antes da competição, uma vez que esta versão da Seleção Olímpica do Brasil nunca entrou em campo.
Sobre essa questão, muitos jornalistas têm criticado a CBF pela ausência de jogos da seleção olímpica no período, mas é bom lembrar que simplesmente não existe um calendário sul-americano para a categoria sub-23 e que muitos dos atletas que irão compor o grupo que defenderá o Brasil em gramados britânicos fazem parte da equipe principal. Além disso, nem mesmo o argumento de que o vizinho Uruguai tem reunido seus jogadores locais para treinos deveria ser usado como crítica. Afinal, se por aqui já criticam as convocações para amistosos em datas FIFA, imagine a gritaria se a Seleção tirasse os jogadores de seus clubes imersos num calendário lotado apenas para treinar.    
De olho na Copa:
Uma matéria assinada por Roberto Pereira dos Santos, do UOL, confirmou que o ex-presidente da FIFA, João Havelange, e o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, receberam propina da extinta ISL entre 1989 e 1998. O escândalo foi revelado através de um relatório (ainda parcial) emitido pelo Parlamento Europeu. Havelange, 95, está internado no Hospital Samaritano no Rio Janeiro vítima de uma infecção no tornozelo direito, mas seu estado de saúde é estável. Teixeira, 64, mora em Miami desde que renunciou à presidência da CBF.
O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção revelou na última sexta-feira que o Engenhão, estádio do clube, pode ser usado como “plano B” para a Copa das Confederações. Obviamente, isso significa que o consorcio responsável pela reforma do Maracanã pode não cumprir o prazo de entrega do estádio para a competição que se realizará em 2013.    
Confira abaixo, o andamento das obras nas doze sedes:         
Dentro do previsto: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Fortaleza e Salvador;  
Apresentando atrasos: Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo;
Situação preocupante: Curitiba, Manaus e Natal.
Imagens: EFE e AFP

6 comentários:

Alexandre Rodrigues Alves disse...

Sobre a seleção olímpica: Creio que a CBF deveria definir as prioridades; se acha que a Olimpíada vale muito, deveria dar tempo e usar algumas dessas datas FIFA para se montar o time; acho que a Olimpíada é secundária em relação à Copa mas, se querem ganhar, deveriam se preparar melhor, inclusive com o Ney Franco no banco; nem que ele seja muito melhor que o Mano, mas pelo menos está mais acostumado com a maioria dos jogadores e estancaria um pouco a pressão na Seleção principal.

Sobre Kaká, realmente ele não entrou bem no jogo e, depois de ameaçar melhorar, a nova contusão e o fato de voltar para o banco, minaram sua subida de rendimento; talvez seja hora de buscar novos ares; o Ramires é um bom volante e pode ser útil na Seleção.

Sobre Havelange e Teixeira: Nenhuma novidade, nem sobre o desvio de conduta (eufemismo, eu sei...) deles, nem a ação da FIFA para encobrir o acontecido.

Fabiano Dias disse...

O Mano Menezes faz parte de uma engrenagem (panela) empresarial de convocar atletas para a Seleção. Talvez ele seja a parte menor dessa engrenagem e o que menos dá opinião sobre convocar esse ou aquele jogador. Já é sábido de todos, que seu empresário (Carlos Leite) tem parcerias com outros empresários, como o Kia, Frank Hannouda (não sei como escreve corretamente), Wagner Ribeiro, entre outros, ou seja, uma panela que coloca na seleção quem eles querem em detrimento até de bons jogadores, como o Ramires. E para piorar a situação, ele tem que convocar atletas também de uma certa patrocinadora de materiais esportivos da seleção. Dae a explicação porque o Robinho (que até não merece ser convocado) estar fora das últimas convocações, pois o mesmo está em litigio com essa patrocinadora. Não acham estranho ele ter convocado o Jadson, Fernandinho, André Santos, Renato Augusto, para não citar outros que não tem condições técnicas de estarem na seleção. Pois é, estes citados fazem parte dessa panela empresarial.

Sobre a seleção olímpica, infelizmente por pressão de uma certa TV, que não detêm os direitos em TV Aberta, a CBF não vai dar muita importância a essa seleção, ficará em segundo plano, mesmo levando jogadores como Neymar, Ganso, Lucas e cia. Se ganhar, vai ser milagre. Como torcedor que sou, espero que ocorra esse milagre.

O Kaká está visivelmente fora de ritmo de jogo, e vejo, que ele ficou 3 partidas fora, e isso afetou muito a sua volta. Talvez ele não vai ser mais aquele Kaká que pegava a bola no meio de campo, arrancava e era gol na certa. Mas com experiência e comprometimento profissional que ele tem de sobra, ele deveria estar no grupo da seleção sim, nem que seja apenas para compor o grupo, ficar no banco, passar experiência aos outros jogadores. Melhor levar o Kaká assim, do que levar certos jogadores que não querem nada com nada, fingem que jogam, só ficam na balada o tempo inteiro.

Michel Costa disse...

Certamente os Jogos não são prioridade, Alexandre. Porém, Mano sabe que uma má campanha em Londres pode colocar fim em sua passagem pela Seleção assim como ocorreu com Luxemburgo. Aliás, para mim, uma má campanha olímpica serviria apenas como pretexto para a troca de comando. Por outro lado, uma inédita medalha de ouro daria o fôlego que o técnico precisa para chegar a Londres.
Infelizmente, nossa cartolagem não é capaz de enxergar além dos resultados. Por isso, a permanência de passa pelo sucesso nos Jogos.

Michel Costa disse...

Realmente algumas coisas não cheiram bem, Fabiano. No entanto, enquanto não houver pelo menos uma denúncia mais séria, presumo que Mano seja inocente e que as convocações estranhas que ele realizou nos últimos tempos sejam apenas fruto de mau gosto. Mesmo porque, convocar jogadores que não tem condições de atuar pela Seleção pode significar um tiro no pé. Afinal, imagine o que vale para a carreira de um técnico ser campeão do mundo. Por outro lado, perder um Mundial em casa pode marcá-lo negativamente para sempre. É um risco grande demais.

Fabiano Dias disse...

É verdade Michel, enquanto as coisas "fedidas" não vinherem a tona, ele realmente é inocente, mas como eu mesmo coloquei, talvez nessa história toda ele é o menos "culpado", está ali de laranja mesmo. Quem sabe um dia, tudo isso seja esclarecido ou não. Aguardemos. A batata dele está assando quase pegando fogo diria eu.

Michel Costa disse...

Realmente está assando. E como escrevi anteriormente, os Jogos devem ser o desafio final desse período probatório. Se falhar, imagino que Muricy ou Felipão assumem as rédeas no segundo semestre. A CBF não vai arriscar chegar mal à Copa.