sábado, 8 de janeiro de 2011

A Copa não pode pesar tanto.

Nesta segunda-feira, a FIFA e a revista France Football irão anunciar o vencedor da Bola de Ouro de 2010. Nesta edição, os finalistas Iniesta, Xavi e Messi, jogadores do Barcelona, concorrem ao prêmio mais esperado do ano e, por que não dizer, mais polêmico também.
Qualquer pessoa que acompanhou com atenção a temporada europeia e a Copa do Mundo sabe que o holandês Wesley Sneijder não poderia ficar de fora do trio finalista em hipótese alguma. Dos pés do meia partiram boa parte dos passes decisivos para a conquista da Tríplice Coroa da Internazionale. No Mundial, cinco dos gols que levaram a Holanda à final contra a Espanha foram anotados por ele. Precisa mais?
No entanto, segundo o que apurou o jornal italiano La Gazzetta dello Sport, o prêmio deve ficar com o espanhol Andrés Iniesta, autor do gol que deu o primeiro título mundial à Fúria. Obviamente, trata-se de um tento de valor incalculável, mas que poderia ter sido anotado por qualquer um, como o lateral Capdevila por exemplo. Fosse então o jogador do Villarreal o autor, estaria ele pelo menos na pré-lista da FIFA? É possível.
A verdade é que em ano de Copa, a eleição de melhor do mundo fica absolutamente condicionada ao resultado do torneio. Foi assim com Ronaldo em 2002, com Cannavaro em 2006 e deve ser assim agora. O que se fez durante a temporada fica completamente em segundo plano ou, no máximo, serve de complemento do evento. Algo que, infelizmente, depõe contra a credibilidade da premiação.    
Crédito da imagem: Getty Images

12 comentários:

minicritico disse...

Vale lembrar que Iniesta passou grande parte da temporada passada lesionado. Jogador talentosíssimo, fez uma bela Copa, mas não jogou tanto na temporada quanto Messi, Xavi e Sneijder.

Guilherme Siqueira disse...

Quando li sobre a unificação do premio da France Football com o da Fifa logo pensei:"Quanto tempo vai demorar para aparecer a 1ª bizarrice?".Até que não precisei esperar muito...
Sneijder, Milito e Robben foram tão bem quanto os 3 indicados ao premio nessa temporada.

Michel Costa disse...

Bem lembrado, Mini-Crítico. Aliás, aconteceu algo parecido com Ronaldo em 2001/2, uma temporada em que o Fenômeno pouco atuou, chegando a ter sua convocação contestada por muitos. No fim, a artilharia da Copa, o título a até transferência para o Real Madrid falaram mais alto.

Abraço.

Michel Costa disse...

Pois é, Guilherme. Estou muito curioso para ver as listas com os votantes e seus escolhidos. Quero ver quem os jornalistas teriam eleito e quem seria o escolhido entre os profissionais do esporte. Só espero que alguém como o PVC tenha o trabalho de separar tudo... hehe.

Abraços.

Eduardo Jr - Blog Europa Football disse...

Sobre o Wesley Sneijder, vale lembrar que a Holanda não ganhou a Copa 'por culpa do Robben'. O camisa 10 interista deixou o camisa 10 bávaro duas vezes na frente do Casillas na final da Copa e ele perdeu os dois gols.

Podesse dizer que essa eleição de Melhor do Mundo será uma das mais polêmicas de todos os tempos, pois Iniesta não fez por onde ser o melhor, o Messi até fez, mas nem tanto (acho que Sneijder fez mais) e o Xavi jogou muito, mas não é tão midiático como outros jogadores do naipe dele.

Prisma disse...

Foi-se o tempo em o premio da France Football era de mais credibilidade do que desse da FIFA. Copa do Mundo não pode ser o bastião de tudo. Pelo menos o Sneijder deveria estar entre os três finalistas.

Michel Costa disse...

Bem lembrado, Eduardo. Se bem que, caso o gol do título tivesse sido anotado por Robben, é bem capaz do ponteiro aparecer na lista no lugar de Iniesta e Sneijder no lugar de Xavi. Infelizmente, o resultado parece condicionar tudo.

Abraços.

Michel Costa disse...

Nunca fui defensor dessa tese, Prisma. Para mim, o prêmio da FIFA sempre teve tanto ou mais valor que o da France Football. O prestígio maior da revista se deve ao fato da própria imprensa valorizar mais o que provem de seus pares.
E, sinceramente, não consigo entender como a opinião de jornalistas esportivos pode ter mais valor que a de técnicos e capitães. É como se os críticos de arte soubessem mais do que avaliam do que os próprios artistas. Aí não dá.

Abraços.

Anônimo disse...

Michel, concordo que o gol pesa sim, mas Iniesta vem jogando demais há muito tempo. De toda forma, acho que o vencedor deveria ser Xavi.
abs
Venditti

Michel Costa disse...

Olá, Venditti.
Sinceramente, não acredito na presença de Iniesta na lista final se não fosse ele o autor do gol do título. Fosse, por exemplo, o Villa, era bem capaz de termos o atacante entre os finalistas.
Sobre a temporada de Iniesta, acho que, mesmo passando algum tempo no DM, ele foi muito bem sim, mas abaixo de nomes como Sneijder, Messi, C.Ronaldo, Xavi e até Lúcio. Antes da Copa, ele estava longe dos cotados.

Abraços.

Johnny disse...

Se em 2002 e 2006 Ronaldo e Cannavaro ganharam o prêmio de melhor do mundo pela FIFA muito por causa da copa, esse ano o ganhador será "apenas" por ter sido o autor do gol do título, porque não acho que Iniesta tenha feito uma participação na copa ao ponto de merecer o prêmio. Se fosse para levar apenas esse torneio como critério, estariam o Villa, Forlán, Sneijder e até mesmo o Schweinsteiger à frente do espanhol. Mas como o prêmio deve ser dado pelo desempenho da temporada inteira e não por apenas um campeonato, o melhor jogador na minha opinião seria Messi ou Sneijder.

Michel Costa disse...

Pois é, Johnny. Depois da Gazzetta cravar Iniesta como o vencedor, deu Messi na cabeça. Menos mal. Pelo menos saiu daquela mesmice do eleito sair obrigatoriamente da seleção campeã do mundo.
De qualquer modo, meu escolhido é Sneijder que teria sido o vencedor da Bola de Ouro em seu antigo formato.

Abraços.