terça-feira, 1 de março de 2011

Pontos e Vírgulas.

Coluna destinada a comentar as opiniões emitidas pelo órgão responsável pela chegada de informações ao público aficionado pelo futebol: a imprensa esportiva. Afinal, bem ou mal, é através dela que tomamos conhecimento de (quase) tudo o que cerca o mundo da bola.
O machismo inglês e a má educação brasileira.
Quem acompanha o noticiário do campeonato inglês provavelmente leu sobre o caso. No dia 22 de janeiro, antes da partida entre Wolverhampton e Liverpool, o narrador Richard Keys e o comentarista Andy Gray da Sky Sports tiveram o seguinte diálogo flagrado por um ignorado áudio aberto:  
- É melhor alguém descer e explicar a regra do impedimento para ela.
- Pois é. Você pode acreditar nisso? Uma mulher assistente! É por isso que eu estava dizendo: mulheres não conhecem a regra do impedimento.
- É claro que não conhecem!
“Ela” é a Sian Massey, uma assistente que começa a ter agora algumas chances na primeira divisão. O comentário altamente sexista resultou na demissão da dupla da Sky, mas o castigo só durou alguns dias já que ambos foram contratados pela rádio talkSPORT.
Como são bem informados, acredito que a maioria dos leitores deste blog já conhecia essa história. Mesmo assim, ninguém é obrigado a conhecê-la, uma vez que o assunto pertence aos bastidores da Premier League e nem foi amplamente divulgado.
Bem, pelo visto não é o que pensa a dupla Paulo Andrade e Mauro Cezar Pereira, narrador e comentarista dos canais ESPN. Durante a transmissão de Birmingham e Arsenal pela final da Carling Cup, ambos fizeram uma brincadeira com o árbitro Mike Dean num lance de impedimento, dizendo que a esposa de Dean certamente não conhecia a regra, numa clara referência ao episódio acima citado.
No entanto, a piada, que explicavelmente tem ares de piada interna, não foi assimilada por todos os telespectadores. E, via Twitter, uma assinante (que prefiro não revelar o nome) logo se manifestou:  
Assinante: @pandradeespn @maurocezarespn queridos amigos, por que a esposa do arbitro não entenderia de futebol? Porque ela é mulher?
Como se vê, trata-se de uma pergunta simples e educada, oriunda de alguém que obviamente não entendeu a piada por desconhecer os fatos supramencionados. Eis que a dupla da ESPN responde fazendo uso da mesma ferramenta:
@pandradeespn Não merece resposta RT @assinante por que a esposa do arbitro não entenderia de futebol? Porque ela é mulher?
Mauro Cezar Pereira: @assinante @pandradeespn Foi uma brincadeira, se você quer entender assim, fique à vontade
Aparentemente sem se incomodar com a grosseria, a fã do esporte novamente se manifestou:
Assinante: @MauroCezarESPN @pandradeespn Eu só perguntei. Tanto é que escrevi: “queridos amigos”. Foi uma pergunta, não uma conclusão.
Fiquei esperando uma retratação da dupla no Twitter ou mesmo no ar. Explicar a história bastaria para que todos entendessem a piada. Esperei em vão. Não houve mais nenhuma manifestação sobre o assunto.
Que Mauro Cezar Pereira não tem a mínima educação, qualquer um que o segue ou já o seguiu no Twitter (caso deste blogueiro) sabe. Mas não esperava isso de Paulo Andrade. Um dos melhores narradores da atualidade, o jovem Paulo é conhecido por sua capacidade de transmitir inúmeras informações sobre a partida que narra sem de forma alguma perder a emoção. Infelizmente, o narrador pisou na bola desta vez. Talvez seja a convivência.   
Crédito da Imagem: RefWord.com

8 comentários:

Guilherme Siqueira disse...

Michel, infelizmente a história se repetiu na partida da última terça entre Chelsea e Manchester United.
Durante toda a partida Mauro e Paulo Andrade fazia piadas com o caso Ashley Cole, sem explicar o que havia acontecido.
Lá pela metade do segundo tempo(se não estou enganado), eles esclareceram para os telespectadores do que se tratava.

Michel Costa disse...

Pois é, Guilherme. Também ouvi. Só espero que nenhum fã do esporte desavisado tenha sofrido grosserias por causa disso.

Abraços.

Yuri disse...

Paulo Andrade que narrou aquele jogo (Che x ManU)? Agora já sei o nome de tão mal narrador.


"gooooooolll... ééééé, do Manchester Uniiiiteeeed"


Galvão até aceito, porque faz isso em seleção. Mas em time fica paia demais.

Michel Costa disse...

Não acho o Paulo Andrade mau narrador, Yuri. Pelo contrário. Para mim, ele é dos melhores. Entende o que está se passando em campo, conhece mais de futebol que todos os outros (foi jogador amador, chegou a disputar a Taça SP e é estudioso do futebol) e consegue transmitir muita emoção. Só o critico nesse episódio, onde acabou pisando na bola.

Abraço.

Vinteedois disse...

Fala aí Michel!!
Só digo uma coisa: é por isso que não uso twitter! todo mundo ignora todo mundo naquela merda.... E quanto ao Mauro Cezar Pereira, gosto muito das opiniões e visões dele... e quanto ao fato de ser um ignorante escroto, pensei que era mal de twitter hehehe quanto ao P.Andrade, não acho nada.. pra mim, só tem um narrador que presta e atende pelo nome de Milton LEite.. o resto, acho todos ruins...

Michel Costa disse...

Salve, Igor.

Não posso dizer que concordo com sua tese sobre o Twitter. Não faltam pessoas legais para seguir. Basta procurar nos lugares certos...
Quanto ao Mauro, dê uma olhadinha no que ele costuma "tuitar" para ter uma ideia do que estou falando.

Abraços e seja bem vindo ao A4L!

Thiago disse...

Faz tempo que a ESPN Brasil tem se bastado em (mal) traduzir sites europeus, quer no site quer nas notícias distriubuídas em jornais e narrações. Alguns dos jornalistas lá empregados parecem achar que têm uma relevância maior do que têm de fato. Ou: parecem achar que têm uma relevância maior do que mereciam ter, aí se arrogam. Dá nessas atitudes. Paulo Andrade que se cuide, bom que é; não faltam influências perniciosas por perto. Ps: pior é saber que o suposto antídoto é a Globo e sua SporTV.

Michel Costa disse...

Sem dúvida um "antídoto" que não empolga, Thiago. Se alguns profissionais da ESPN se mostram arrogantes em alguns momentos, os da SporTV se mostram desinformados a todo momento. Claro que existem exceções como Lédio Carmona, mas a média do canal é muito baixa.

Abraços, meu camarada.