domingo, 6 de março de 2011

Barriga inchada.

Que José Mourinho é o melhor treinador da atualidade, pouco se discute. Sua capacidade de dar consistência em pouco tempo aos times que comanda e a maneira como cativa seus jogadores tornam o português uma figura ímpar no futebol mundial. Para se ter uma ideia de sua competência, basta dizer que acaba de completar nove anos de invencibilidade caseira em campeonatos nacionais. Isso mesmo. Mourinho não sabe o que é derrota em ligas nacionais dentro de casa desde os tempos de Porto.
Mas uma coisa precisa ser dita: Mourinho não sabe perder. Ao ver o Barcelona se distanciar cada vez mais do seu Real Madrid na tábua de classificação de La Liga, Mourinho apela para qualquer subterfúgio na tentativa de justificar por que os rivais estão na frente. Espaço entre os jogos na tabela, favorecimento da arbitragem, qualquer coisa serve como pretexto. Isso quando o velho expediente de tirar a discussão principal de foco não entra em ação.
A verdade é que Mourinho é incapaz de admitir que o time catalão não só é mais forte do que o seu como é a equipe mais poderosa do mundo na atualidade. Uma supremacia técnica que só deve dar espaço à concorrência quando a incrível geração chefiada por Josep Guardiola chegar ao fim de seu ciclo, algo que não parece próximo de acontecer.
Enquanto esse momento não chega, é bom que o português busque no trabalho, na conscientização e inspiração de seus atletas a força necessária para seguir no encalço do gigante catalão. Afinal, suas desculpas já estão soando mais do que esfarrapadas.  

2 comentários:

João Caniço disse...

De pleno acordo, Michel. Óptima leitura. Contra factos inequívocos não há argumentos válidos. Mourinho que pense na 'Champions' e na Taça do Rei. A Liga é muito complicado... Abraços

Michel Costa disse...

Falando em Copa do Rei, a parada também é bem indigesta, JP. Afinal de contas, os Merengues terão o mesmo Barcelona pela frente. No entanto, essa pode ser uma boa oportunidade para os comandados de Mourinho mostrarem que não existe um abismo entre as duas equipes. Inclusive, uma vitória pode dar o ânimo para que as coisas possam mudar no próximo certame. Imagino que devem estar sedentos para o reencontro.

Abraços.