domingo, 27 de março de 2011

Contagem Regressiva: Março de 2011

Para um fanático por futebol, Copa do Mundo é muito mais do que um evento esportivo. É um período para se tirar férias do trabalho e só sair de casa para tratar de assuntos estritamente necessários. São semanas mágicas, onde um jogador consegue deixar o mundo mortal para fazer parte do panteão dos Deuses da Bola e, de quebra, transformar um país inteiro numa grande festa. É uma época para se rir, chorar, se emocionar. Enfim, é um momento que será guardado para sempre em nossos corações...
Mais protagonismo.
Antes de embarcar com a Seleção Brasileira para Londres, onde enfrentaria a Escócia, Mano Menezes disse que precisa encontrar mais protagonistas para a Seleção. Para o treinador, vitórias são fundamentais para que as ideias se estabeleçam diante do grupo de jogadores.
Como possíveis protagonistas, Mano destacou Paulo Henrique Ganso, que acaba de retornar aos gramados, Neymar e Lucas (do São Paulo). Além disso, o técnico se mostrou reticente diante da possibilidade concreta de contar com Kaká e Ronaldinho no futuro. Porém, disse que o meia do Real Madrid pode retornar ao Brasil no momento em que estiver jogando pelo clube merengue.
No entanto, contrariando o discurso de renovação total da Seleção, Mano trouxe de volta figuras importantes da Era Dunga como Maicon, Lúcio e Elano. Provavelmente, a presença do trio tem como meta a disputa da Copa América, onde, pela primeira vez, o novo trabalho será posto à prova.
Devagar com o andor.
Após seis meses afastado do futebol, o meia Paulo Henrique Ganso está de volta aos gramados. Mesmo sem ritmo de jogo, o santista surpreendeu por apresentar logo de cara sua técnica apurada e visão de jogo acima do normal. Como resultado, choveram elogios acompanhados de avaliações precipitadas.
Embora não haja dúvidas sobre o talento de Ganso e sua provável titularidade na Seleção, ainda é cedo para tratá-lo como uma espécie de Zidane brasileiro como muitos estão fazendo. Para começar, ele ainda não tem grande rodagem uma vez que não se destacou tanto no Brasileirão de 2009 e, depois de um fulgurante primeiro semestre de 2010, sofreu a lesão que o deixou fora do primeiro nacional que poderia ter sido o de sua afirmação.
Além do mais, tudo indica que sua permanência no futebol brasileiro deverá ser curta, já que o relacionamento com a cúpula do Santos não é bom e não faltam grandes equipes europeias interessadas na sua contratação. Segundo palavras do próprio Ganso, o técnico da Internazionale, o também brasileiro Leonardo, mantém contato frequente e é bem provável que o clube de Milão formalize uma proposta para a próxima janela de transferências. Especula-se que na disputa pelos direitos de Ganso também estão Milan e Manchester United. 
Os rivais.    
Com grande apresentação de Neymar, o Brasil bateu a Escócia por 2 a 0 em amistoso disputado no Emirates Stadium, Londres. O adversário não levou muito perigo à meta de Júlio César, mas se defendeu bem e só foi vazado quando Neymar descobriu um espaço que poucos descobririam.
O segundo gol também foi anotado por Neymar, após pênalti sofrido pelo próprio santista. Não por acaso, sua atuação chamou a atenção da imprensa europeia, o que pode indicar que sua permanência na Vila Belmiro pode ser mais breve do que se espera.
Outra nota positiva foi a entrada de Lucas (ex-Marcelinho) no segundo tempo. Bem à vontade, o meia do São Paulo não sentiu a estreia com a camisa amarela e protagonizou bons lances. Bem ao seu estilo, arrancou do meio-campo levando os adversários e deixando os companheiros em boa condição. Tem futuro.
Outro estreante, o centroavante Leandro Damião do Internacional, mostrou muita vontade e boa presença no jogo aéreo, quase sendo premiado com o gol de cabeça. Substituto de Marcelo, André Santos foi apenas razoável.  
Pelo lado negativo, a timidez de Jadson durante aos 70 minutos em que permaneceu em campo. Ora aberto pela direita, ora centralizado, o jogador do Shakhtar Donetsk não se encontrou em campo, desempenhando um papel que muitas vezes se confundia com o de Elano.
De olho na Copa.  
As últimas semanas foram marcadas por denúncias contra a CBF e a organização da Copa 2014. A reforma do Maracanã orçada em R$ 705 milhões deve atingir a cifra de R$ 1,1 bilhão graças aos gastos não previstos com a cobertura do estádio. Além disso, um relatório do TCU apontou diversas irregularidades na licitação da obra.
Mais alarmante ainda, é a ação do presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa, Ricardo Teixeira, nos bastidores de Brasília no intuito de fazer com que os parlamentares retirem suas assinaturas para abertura de uma nova CPI da CBF proposta pelo deputado Anthony Garotinho. Ao que tudo indica, Teixeira obteve sucesso na empreitada.
Em linhas gerais, podemos classificar o andamento das obras nas sedes da seguinte forma:
Dentro do previsto: Belo Horizonte e Salvador;
Apresentando atrasos: Brasília, Cuiabá, Curitiba, Manaus, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro;
Situação preocupante: Fortaleza, Natal, e São Paulo.    
Crédito das imagens: Estadão e Getty Images

Nenhum comentário: