domingo, 16 de dezembro de 2012

O Corinthians ganhou quando jogou

A vitória do Corinthians por 1x0 sobre o Chelsea teve como principal marca a coesão tática sempre caracterizou a equipe comandada pelo técnico Tite. Durante quase toda a partida o Timão conseguiu neutralizar as principais armar dos Blues e, quando isso não aconteceu, os ingleses esbarraram numa apresentação majestosa de Cássio. Porém, pouco foi dito que a vitória alvinegra se materializou no gol de Paolo Guerrero justamente no momento em que o time brasileiro decidiu que com a bola era preciso jogar.
Após um início de primeiro tempo nervoso – explicável para quem mentalizou um confronto durante cinco meses – o Corinthians conseguiu colocar a bola no chão e criar algumas oportunidades. Mas apenas na segunda etapa, quando acreditou que era possível vencer, quando tratou o Chelsea como um igual e passou a tocar a bola de forma mais consciente é que encontrou espaços e construiu o gol que seria determinante para o resultado final.
Durante anos, o futebol brasileiro discutiu se os craques (leia-se meias e atacantes) também precisavam marcar. Que talento sem organização não era mais suficiente. Contudo, quando descobriu essa obviedade, se esqueceu de algo tão óbvio quanto: com posse da bola, era preciso jogar! Esse princípio básico do esporte está em segundo plano para a maior parte de nossos treinadores que não percebem que uma coisa não existe sem a outra.
É justamente esse entendimento que a Europa encontrou há alguns anos. Organizar-se em campo, diminuir os espaços e retomar a bola é obrigação de quem está sem ela. Porém, ter o jogo aos seus pés também é necessário. O Barcelona provavelmente é o exemplo mais bem acabado do que significa marcar e jogar com a máxima eficiência. O que não significa, claro, que todas as equipes precisam ter a mesma filosofia dos catalães, embora todas precisem entender que é preciso jogar. Durante muito tempo ouviremos que o Corinthians venceu o Chelsea porque marcou bem, mas um dia perceberemos que ele não teve sua meta vazada porque marcou bem e abriu placar porque decidiu que aquele que tem a bola precisa jogar.
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Nenhum comentário: