segunda-feira, 7 de março de 2011

Top 10.

Infelizmente, restam na internet brasileira poucos espaços onde ainda é possível debater sobre futebol internacional sem sofrer agressões de toda ordem por pessoas que não são capazes de respeitar aqueles que pensam de maneira diferente.
Generalizando um pouco, é possível separar essas pessoas em dois grupos: Os brasileirinhos, ufanistas incapazes de enxergar qualidade em quem não é brasileiro, e os estrangeirinhos ou “pseudos”, corrente que surgiu para combater os pachecos, mas que acabou se transformando no outro extremo do pensamento.
Para identificá-los melhor, decidi dividir o Top 10 em dois e explicar em tópicos o comportamento de cada segmento...
Cinco dicas para se identificar um “brasileirinho”.
1 – Um brasileiro nunca pode fracassar na Europa por sua própria culpa. Será sempre por causa do técnico “que não gosta de brasileiros”, “saudade do feijão”, do frio, etc.;
2 – No melhor estilo Galvão Bueno, defende que, em Copas, o Brasil só perde para ele mesmo, independente se do outro lado estava uma grande seleção;
3 – Um brasileiro nunca deve se adaptar ao esquema de jogo do seu time, o time é que precisa se preparar para aproveitar melhor o talento brazuca;  
4 – O Brasileirão é o campeonato mais difícil do mundo, o mais disputado e equilibrado. Afinal, temos mais de uma dezena de times grandes e é daqui que saem os melhores jogadores do mundo;
5 – Europeus são, por natureza, pernas-de-pau e cintura-dura. Se em último caso o gringo for habilidoso, é porque parece brasileiro.  
Cinco dicas para se identificar um “estrangeirinho”.
1 – Se um brasileiro fracassar na Europa será sempre por sua própria incompetência. Se um europeu fracassar noutro país (como Bergkamp na Inter e Hagi no Real Madrid e Barcelona) a razão sempre será outra;
2 – Robinho é o alvo preferido. O fato de nunca ter se confirmado craque é festejado como um troféu;
3 – Apesar dos cinco títulos mundiais e do grande número de craques que produziu, a Seleção Brasileira será frequentemente redimensionada, sendo, no máximo, no mesmo nível das outras grandes;
4 – A torcida por outros selecionados é outro sintoma. Não precisa haver identificação por ser descendente ou algo assim. Porém, se essa seleção perde em alguma competição não há tristeza. O negócio é torcer contra o Brasil;
5 – O futebol brasileiro não pode ser melhor em nenhum aspecto. Vibração da torcida, medicina esportiva, prazer em jogar pela Seleção, nada disso é levado em conta. Até a arbitragem inglesa que permite entradas criminosas é celebrada. “Deixa o jogo correr”, dizem.
E então, leitor, conhece muitos torcedores que se encaixam nas descrições acima?
Crédito da imagem: UEFA

15 comentários:

Eduardo Junior - Blog Europa Football disse...

Nossa...

Sobre a dica 1 e 3, nunca vou esquecer de quando disseram no "Arena Sportv" que o Robinho não deu certo no Manchester City porque botavam ele pra marcar...

D2: Me irrita essa história de "o Brasil perdeu, fracasso, vergonha", como se a Copa do Mundo fosse um torneio de verão que só existe um ou dois times bons.

Agora sobre os "estrangeirinhos", outra coisa que não gosto é quando falam que "os europeus sempre lotam os estádios". O que é uma meia mentira. Os times pequenos que estão mal, levam pouca gente aos estádios, até times tradicionais. Só pra tomar de exemplo, a Alemanha. O Borussia Park, estádio do M'Gladbach, pode receber 50 mil pessoas mais ou menos, com a péssima campanha do time, só vão 30 mil por jogo. Eles lotam mais que aqui, mas não é tãããããão diferente daqui.

Michel Costa disse...

Pois é, Eduardo.
Outro dia, argumentava com um pseudo que trabalha na ESPN sobre como a média de público no campeonato inglês era parecida com a nossa antes do relatório Taylor e da Premier League. Disse que para elevar a média de público daqui seria preciso parar de tratar o torcedor como gado e oferecer segurança, organização e limpeza. Obviamente, o cara discordou. É mais fácil dar a entender que o inglês gosta mais de futebol que o brasileiro...

Abraços.

Thomas de Carvalho Silva disse...

Frases prontas dos "Brasileirinhos":

- O Brasil é a melhor Seleção do Mundo, só perde para si mesma;

- O jogador brasileiro é o mais habilidoso do mundo, o único capaz de driblar;

- O campeonato brasileiro é o melhor do mundo (mesmo com seus times capengas, cujos reforços nada mais são do que refugos europeus).

Michel Costa disse...

Boas frases, Thomas. Aliás, no blog Trivela é possível pinçar dúzias delas. E frase de "estrangeirinho", você se lembra de mais alguma?

Abraços.

Braitner Moreira disse...

Sensacional, Michel! Tenho vários exemplos de vários aí, haha

Abraços

Michel Costa disse...

É o que mais tem, Braitner. E, embora os pseudos saibam disfarçar bem, não conseguem se conter quando o Brasil é eliminado numa Copa por exemplo... hehe.

Abraços.

Thomas de Carvalho Silva disse...

"Estrangeirinhos":

1 - A seleção inglesa é melhor do q a brasileira;

2 - Na Europa, qqer jogo de terceira divisão os estádios estão lotados;

3 - É fácil pro Neymar driblar o Chicão, quero ver ele driblar o Terry...

Michel Costa disse...

Essa da seleção inglesa só poderia vir de alguém que combinasse pseudagem com premierleaguismo em seu DNA...hehe.

Abraço.

Victorino Netto disse...

Post SENSACIONAL!!! E o fato é que com essa globalização gerada pela informatização, surgem cada vez mais "especialistas" pautados pelo Wikipédia ou o Playstation 3!!! Digamos que os "estrangeirinhos" atualmente dominam a internet, enquanto os "brasileirinhos" fazem parte de uma geração mais antiga, que ainda sobrevive graças a herança deixada pela nossa pseudo-imprensa esportiva!!! Em todo caso, extremamente pertinente essa comparação!!! Grande abraço, Michel!!!

Michel Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Michel Costa disse...

Tem toda razão, Victorino.
E ainda sobre a formação dos estrangeirinhos, cito ainda alguns profissionais dos canais ESPN e alguns sites que cobrem o futebol internacional que são pródigos na tentativa de glamourizar os campeonatos europeus e diminuir o campeonato local. Como se lá só tivesse jogão e aqui o hemisfério sul apenas peladas.

Grande abraço.

Fabio M disse...

É impressão minha, Michel, que você censurou um comentário seu mesmo?

Fabio M disse...

Comentários gerais e genéricos:

Eduardo, mas poxa, 30 mil de média prum time que tá na zona de rebaixamento é um feito e tanto, não?

Concordo com o Michel em duas coisas: sim, na Inglaterra (e em outros países da Zoropa e até na Argentina) se gosta mais de futebol que no Brasil. E isso é provado até em pesquisa! E é verdade, o futebol é caro demais no Brasil. É um roubo cobrar R$ 30,00 pra oferecer assento frio de concreto, banheiros indecentes, comida fria e ruim, falta de segurança, desorganização e desrespeito pra comprar ingresso, entrar e sair.

Fabio M disse...

Clássico da pseudagem:

"O Estrumotic, lateral esquerdo do Dínamo de Fuckovski, é muito bom jogador. Melhor que o Roberto Carlos, que só corre e não sabe cruzar."

Clássico do brasileirismo:

"Esse Estrumotic é um lixo, não serviria nem pra jogar no Atlético de Socanela na Série C. Não tem ginga, não tem malemolência, não sabe jogo de cintura."

Michel Costa disse...

Boas frases, Fabio. Dão até a impressão de que saíram de outro blog apenas com os nomes alterados...hehehe.
Sobre o fanatismo dos povos pelo futebol, acho que é "assunto pra mais de metro". Tenho pra mim que os brasileiros são fanáticos, mas gregos, argentinos, turcos, italianos e ingleses também não ficam atrás.
Quanto ao comentário apagado, excluí porque digitei uma palavra quase de trás pra frente :P

Abraços.