quarta-feira, 23 de março de 2011

Estranhas Seleções.

Sempre após as competições, surgem as famosas seleções do campeonato. Normalmente, esses selecionados geram discussões acaloradas, onde um ou mais jogadores invariavelmente são injustiçados.
Como bom louco por futebol, costumo escalar mentalmente as mais diversas e estranhas seleções. Da melhor à pior. Aliás, esse é um bom passa-tempo para esperar o sono chegar.
Algumas delas faço questão de divulgar. Talvez rendam um bom debate ou boas risadas...
Seleção Loucos de Todos os Gêneros por Thomas Carvalho
--------------- Rene Higuita ------------
Bergomi --- Júnior Baiano ---- Materazzi
---- Diego Simeone --- Roy Keane -------
---- Maradona --------- Paul Gascoigne ---
Eric Cantona --- Romário --- George Best
Uma seleção formada por loucos de todos os gêneros: excêntricos, violentos, etc. No gol, a opção não poderia ser outra senão Rene Higuita, colombiano conhecido pelo seu visual excêntrico e suas jogadas inusitadas em campo - como esquecer a histórica defesa escorpião, em amistoso contra a Inglaterra, em 95? Por outro lado, como esquecer o lance em que tentou driblar Roger Milla, perdeu a bola e sofreu o gol que acabou por eliminar a Colômbia da Copa do Mundo de 1990? Chilavert, q brigava com Deus e o mundo e chegou a cuspir na cara de Roberto Carlos é fichinha perto do GÊNIO colombiano!
Giuseppe Bergomi tinha apenas 18 anos quando jogou - e venceu - a final da Copa do Mundo de 1982. Excelente jogador, atuava tanto pela lateral-direita quanto na zaga central. Entre suas principais qualidades, se sobressaia o jogo duro, muitas vezes desleal. Uma zaga formada por jogadores loucos não poderia prescindir de Júnior Baiano, famoso por suas maluquices em campo - uma delas, a famosa "tesoura voadora", desferida num Fla-Flu em 1991. Para fechar a zaga, Marco Materazzi, o homem quem fez tudo na final da Copa de 2006: cometeu o pênalti que permitiu a França abrir o placar, empatou de cabeça, tirou a paciência de Zidane, que o cabeceou e acabou expulso, e converteu a sua cobrança na decisão por pênaltis. Isso para não falarmos das inúmeras entradas desleais que tem desferido no decorrer de sua carreira. Enfim, um carniceiro completo!
O meio de campo é habilidoso e não menos violento: a começar pela dupla de volantes, Diego Simeone e Roy Keane - o qual obrigou o norueguês Alf-Inge Haaland a se aposentar do futebol, após uma entrada violenta, da qual não se arrependeu, pelo contrário, vangloriou-se, dizendo tratar-se de uma vingança por uma entrada sofrida na temporada 97/98 pelo mesmo Haaland... Completam o meio de campo, Diego Maradona e Paul Gascoigne, dois míticos "bad boys", dentro e fora de campo. O inglês, inclusive, conseguiu a proeza de destruir o avião da Seleção Inglesa... Um verdadeiro "gentleman"!
O ataque é formado por 3 gênios de temperamento explosivo: afinal, o que dizer de um jogador que em entrevista recente afirmou que "momento marcante da minha carreira foi quando chutei um torcedor"? Esse é Eric Cantona! Ao seu lado, George Best, autor da lendária frase: "Gastei meu dinheiro com mulheres, bebidas e carros. O resto...desperdicei". Precisa dizer mais?
Para finalizar, o baixinho Romário, protagonista de brigas homéricas com Edmundo, Simeone, Júnior Baiano, Cafezinho, entre outros, e por suas frases de efeitos, por exemplo: "Deus abençoou os pés desse cidadão, mas se esqueceu do resto e principalmente da boca, porque quando ele fala só sai besteira, ou melhor: só sai m..."  e "O Pelé calado é um poeta. Dentro de campo, ele foi o nosso pai. Fora dele, tem de colocar um sapato na boca." - sobre Pelé; "A corte agora está contente. O rei, o príncipe e o bobo." - sobre Eurico Mirando e Edmundo. Protagonizou ainda brigas com torcedores, como aquele do Fluminense, contra o qual chegou a subir na arquibancada para o acertar. 
Menções honrosas: Chilavert, Rachid Bouaouzan, Vinnie Jones, Van Bommel, De Jong, Felipe Melo, Edmundo, Almir Pernambuquinho, Adriano...
Nosso amigo Thomas esqueceu de alguém? Viu alguma injustiça? Comente!

8 comentários:

Michel Costa disse...

Thomas,

Outras menções honrosas: Joe Barton, Antonio Cassano e Mario Balotelli. Com eles, a futura geração de loucos está garantida...hehe.

Abraço e muito obrigado pela colaboração.

Anônimo disse...

Michel, voltando mais no tempo, Heleno de Freitas teria posição garantida nessa seleção. Tão genial quanto irascível, Heleno morreu, literalmente, louco.
abs
Venditti

Michel Costa disse...

Sem dúvida, Venditti. E mais: Heleno morreu aqui em Barbacena que é onde fica meu segundo trabalho. Aliás, tenho um amigo mais velho que conta várias histórias do ex-jogador quando de sua internação.

Abraço.

Unknown disse...

Saudações, Michel. Só hj cheguei do trabalho e pude ver a seleção de loucos publicada em seu blog! Vi q escalou alguns loucos atuais... qual seria uma seleção de loucos de hoje? Tudo de bom, forte abraço!

Michel Costa disse...

Salve, Thomas.

Ainda não pensei em qual seria a seleção completa dos loucos atuais, mas desconfio que Adriano e o goleiro Bruno tem suas vagas reservadas também.

Abraço.

minicritico disse...

Hahahaha ótimo! Essa entrada do Keane no Haaland foi coisa de outro mundo, nunca me esqueço. Não sabia dessa fama do Bergomi. Ah, o Thomas esqueceu de mencionar o famoso dia em que o Jr. Baiano, jogando pelo São Paulo, foi ao Canindé, pegou uma camisa da Lusa, jogou no chão e pisou. Bem em frente à Leões da Fabulosa. Aliás, o Haaland estava em campo naquele famoso jogo do pênalti do Jr. Baiano no Flo, na Copa de 98.

A única coisa que discordo é que, dentro de campo, Maradona tenha sido um bad boy. Aliás, longe disso. O máximo que ele fez foi, jogando pelo Barça, protagonizar aquela famosa briga contra o time inteiro do Athletic Bilbao, que estava lotado de carniceiros caçando o Pibe pelo gramado violentamente, o jogo todo.

Ah... e menção honrosa ao Fábio Costa, né? Nunca vi um goleiro tão maldoso. Aliás, antes dele, eu nem sabia que dava pra um goleiro ser maldoso.

Michel Costa disse...

Imagino que Maradona está na lista por ser o louco em sentido geral, Mini-Crítico. E é aí que está a graça de fazer uma lista envolvendo loucos de todos os gêneros. Tem o carniceiro, o irresponsável, o irascível, o malandro, etc. Assim, acho que El Diez merece mesmo a citação.

Abraços.

Douglas Muniz disse...

Tem uma história que eu li do Van Basten, dos clássicos de Milão, quando ele encontrava o Bergomi pela frente, eles se provocavam em campo o tempo inteiro e numa dessas provocações, o holandês fez um gol e passou do ponto, na jogada em que os dois se encontraram, o beque italiano acertou uma joelhada na boca do estômago do avante holandês, as câmeras não registraram, e a Inter virou o jogo e ergueu o caneco em 1989... Histórias da bola...