sexta-feira, 30 de março de 2012

Enquete: Kaká x Ronaldinho

Participando do programa “Arena Sportv”, o técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, defendeu que a convocação de Ronaldinho se deve pelo que o gaúcho jogou pelo Brasil e não pelo que ele vem (ou não vem) jogando pelo Flamengo.
Ao mesmo tempo, Mano diz que o meia Kaká só mostrará que poderá defender a camisa amarela na Copa de 2014 a partir do apresentar no Real Madrid na próxima temporada, algo que, certamente, configura uma incoerência do treinador. Afinal, se o que importa são as atuações pela Seleção – e as atuações do flamenguista foram apenas razoáveis – por que Mano não convoca o madridista para vê-lo em ação?
Nesta disputa, já fiz a minha escolha. Para mim, o único convocado deve ser Kaká. Mesmo que não seja titular, o camisa 8 do Real Madrid é mais jovem, mais aplicado e tem mais perfil de liderança que Ronaldinho. Ou seja, tem tudo para chegar mais inteiro ao Mundial.  
Agora quero conhecer a opinião de vocês. Ao lado, uma enquete quer saber se os dois merecem ser convocados. Mas, não se restrinjam a um clique. Vamos debater o tema nos comentários abaixo.
Imagem: Placar

13 comentários:

Rasangui disse...

Apenas Kaká.

O Kaká atual não é mais o ponta de lança fantástico que era de 2003 a 2007, mas ainda pode render muito bem na seleção Brasileira atualmente. Jogando mais recuado, um pouco a frente dos volantes(onde o titular tem de ser Ganso)ele também pode ajudar muito.

O Kaká atual vai de encontro aquilo que o treinador pede a ele: Se é pra sair jogando ou pra ser sempre reserva e entrar no segundo tempo, ele acata a decisão e sempre procura dar sua contribuição.

Ele é o jogador a mais no Madrid e poderia ser também na seleção.

O atual Ronaldinho não é jogador de criação (se é que um dia foi) e é muito menos móvel, comprometido, eficaz e seguro.

Sem chances.

Alexandre Rodrigues Alves disse...

Vocês disseram tudo sobre o assunto, também só levaria o Kaká, acho ele mais interessado e mais importante para o time, estando em boas condições físicas.

Michel Costa disse...

Ainda vejo Kaká atuando ao lado de Ganso ou Hernanes, Rasangui. Pra mim, em boas condições, o madridista pode ser o meia-atacante que Mano sonha.
Assim, teríamos um meio com Lucas, Ramires (outra preferência particular), Ganso/Hernanes e Kaká. Outra possibilidade é deixar Kaká na reserva e incluir um jogador que atue mais à direita como Lucas ou Hulk.

Michel Costa disse...

As condições físicas de Kaká também me preocupam, Alexandre. No entanto, o levaria nem que seja para a reserva. O certo é que as explicações de Mano não convenceram muito.

Joe William disse...

Coerência, definitivamente, não é o forte do Mano.

Quanto a convocação, eu não chamaria nenhum dos dois.

Ronaldinho é carta fora do baralho, mais pela falta de comprometimento que qualquer outra coisa.

Já o Kaká ainda precisa de uma sequência maior no Real, pra recuperar de vez a confiança e, aí sim, voltar à Seleção. Por ser alguém que não precisa mais ser testado, "descartaria" por hora e só voltaria a lembrá-lo se tivesse uma boa fase mais duradoura. Se mais próxima à Copa estiver bem, ótimo, se não, paciência...

E além de Ganso e Hernanes, há também Oscar, que em breve voltará a jogar, creio eu.

Meu meio-campo preferido é esse citado à cima, com alguém mais à direita: Lucas Leiva, Ramires; Lucas/Hulk, Ganso, Neymar; Damião;

Michel Costa disse...

Mesmo não atravessando uma grande fase, acho que Kaká deveria fazer parte do grupo. A Seleção atual é boa, mas falta experiência neste momento de transição. Por isso, acredito que o madridista pode fazer a função de líder dessa geração e ainda contribuir com sua mentalidade vencedora. Cabe lembrar também que Kaká sente falta de vencer uma Copa como protagonista, já que em 2002 ele era apenas um garoto no grupo que levou o penta.

Abraço.

andrechasee disse...

Kaká,
Mesmo sem ser titular no Real, e isso não é demérito, visto a quantidade de talentos para o meio campo que o Mourinho tem a disposição,coisa que não temos na seleção, e só pela experiencia, ele já seria muito importante num meio campo formado por "novatos", nego que ainda não jogou 10 vezes com a camisa da seleção.

Michel Costa disse...

Bem observado, André. Disputar posição no time atual do Real Madrid não é demérito. Além disso, Kaká não precisa ser titular. Sua presença no grupo já seria positiva, ao contrário de R10, que só acrescenta na roda de pagode.

paulosk partizan disse...

Nenhum do dois.

Ronaldinho Gaúcho: um ex-craque, hoje um arremedo do que foi há 7 anos atrás. O Mano deve convocá-lo por exigência da Nike, não vejo outra explicação.

Kaká: esse para mim nunca foi craque, suas grandes atuações pelo Milan se devem ao Pirlo e Seedorf, do que por seus méritos próprios. Hoje é reserva no Real Madrid, pelo simples fato deste time ter em seu elenco jogadores em melhor fase. Muito se fala do Cristiano Ronaldo, mas o Di Maria joga muito.

O tempo deles na seleção já passou, e na minha opinião, ficaram devendo quando tiveram que ser protagonistas.

Michel, saiu uma matéria interessante este mês na PIAUÍ, que traça um panomaram do futebol brasileiro hoje e a nossa relação com a geração de 58-70 e a geração de 94-02. Vale a pena dar uma olhada. Muito boa a colocação do autor sobre o Ronaldinho neste panorama, que, quando ele brilhou na seleção foi como coadjuvante de Rivaldo e Ronaldo, nunca como protagonista.

Michel Costa disse...

Salve, Paulosk!

Opa, valeu pela dica sobre a matéria da Piauí. Se eu não encontrá-la em banca, vou aguardar a publicação no site. Fiquei curioso agora.

Sobre Kaká, sinceramente, não concordo. Até 2008, o brasileiro era disparado o melhor jogador do Milan e o principal nome da Seleção. No entanto, seus problemas físicos minaram sua carreira que ia de vento em popa. Concordo que ele nunca foi espetacular como Ronaldinho, mas tinha um poder de decisão quase ou tão grande quanto. Se o Rossonero tem hoje seu 7º título europeu, muito deve ao futebol que Kaká exibiu em 2007.

Abraços.

Danilo disse...

A explicação do Mano Menezes sobre a convocação do Ronaldinho não tem nexo. Atuação na seleção é a mesma que o jogador tem no Flamengo, que é bastante ruim. Kaká a cada partida vai evoluindo e voltando a ser um jogador de alto nível, uma hora vai insustentável a não convocação dele. Essa falta de clareza do treinador faz surgir explicações conspiratória e sarcástica : Ele convoca o Gaúcho por causa da Nike ou embriagado.

Michel Costa disse...

Pois é, Danilo. E essa opção de Mano também contraria a chamada "voz do povo". Mesmo essa enquete ao lado, que não tem nenhum valor científico, mostra o quanto as pessoas discordam da presença de Ronaldinho na Seleção. E ontem Zagallo voltou a falar sobre o tema, dando a entender que ele não tem condições físicas para desenvolver a função que Mano necessita.
Sinceramente, não dá para entender.

Jorge Ramiro disse...

Eu pessoalmente acho que Kaká é um gênio. Eu vi ele no ano passado, ele foi comer em um dos restaurantes em moema.