sábado, 31 de março de 2012

O buraco é mais em cima.

Após uma série de resultados ruins, Claudio Ranieri foi demitido da Internazionale seguindo o velho script do bode expiatório. Para seu lugar, foi alçado Andrea Stramaccioni, técnico da equipe sub-19 que acaba de conquistar a NextGen Series. Stramaccioni, 36, é quase uma antítese do treinador demitido. Jovem e de mentalidade ofensiva, chega com clara inspiração no efeito Guardiola sobre o futebol mundial.
Mais do que uma tentativa de mudar o atual panorama interista, a efetivação de Stramaccioni mostra o quão perdida está a direção nerazzurra. Desde a saída de José Mourinho, foram cinco treinadores de currículos e perfis distintos, o que indica a total ausência de um planejamento técnico no clube. Senão, vejamos:
Rafa Benítez (2010): Dono de um currículo vencedor comandando Valencia e Liverpool, o espanhol chegou à Itália cobrando em público reforços para um time que havia acabado de conquistar tudo. Na prática, Benítez tentou mudar radicalmente o estilo vitorioso de Mourinho e terminou demitido mesmo após celebrar o Mundial de Clubes;
Leonardo (2011): Muito mais um gestor de pessoas do que um técnico de campo, o brasileiro vinha de um trabalho irregular no Milan. Tentou implantar uma filosofia ofensiva, porém, o resultado mais visível foi a fragilidade defensiva da equipe. Moratti ainda tinha planos de manter Leonardo nesta temporada, mas o ex-jogador preferiu retornar à função de diretor e aceitou o convite do PSG;
Gian Piero Gasperini (2011): Contratado de última hora e sem grandes feitos no currículo, Gasperini tentou implantar seu pouco ortodoxo 3-4-3 numa equipe acostumada com o 4-2-3-1. Todavia, seu planejamento não caiu nas graças do veterano grupo e acabou demitido após uma série de maus resultados;
Claudio Ranieri (2011/2012): Experiente, com passagens por grandes clubes, mas com um histórico de poucas conquistas, Ranieri chegou com a proposta de fazer o simples. Alinhou o time num 4-4-2, recuperou jogadores como Diego Milito e conseguiu uma sequência de vitórias. Entretanto, quando sua fórmula básica se esgotou, não conseguiu extrair mais nada dos atletas. Também ficou marcado por não conseguir escalar o meia Wesley Sneijder dentro de seu sistema tático;    
Andrea Stramaccioni (2012): Conhecido por sua mentalidade ofensiva, o jovem técnico romano também tem a função de promover o rejuvenescimento do plantel. Resta saber se apenas a experiência em categorias de base será suficiente para lidar com um elenco recheado de senadores. Mais informações sobre Stramaccioni podem ser lidas nesse bom texto de Arthur Barcelos.      
Como é possível notar, não há uma linha de planejamento que una os últimos treinadores da Inter. Personalidades diferentes, perfis técnicos distintos, currículos desiguais. Tal descuido com seus últimos comandantes, também se reflete em contratações equivocadas de atletas. Nomes como Jonathan, Forlán (criticado publicamente por Moratti), Álvarez, Nagatomo, Palombo e Poli ainda não mostraram bom futebol e indicam que o recrutamento está longe do ideal. Essa conduta somada à evidente resistência de Moratti para abrir os cofres, mostra que o futuro interista está mais ligado à sorte no processo de renovação do que no planejamento. Infelizmente, esse não costuma ser o melhor caminho.  

10 comentários:

Rasangui disse...

Como já dit: Renovar este ciclo, ganhando o grupo de senadores do elenco(Zanetti,Cambiasso,Stankovic)
não será fácil para Stramaccioni.

É momento da Internazionale pensar em renovação: De elenco e comissão técnica.

E como você disse: Mudanças radicais mesmo. Orialli tem de voltar pra Inter, que tem muito o que corrigir na próxima temporada.E o exemplo dessa atual Juventus é o caminho.

Tem de colher os frutos da base que foi campeã da UCL sub19, com ótimo trabalho de Stramaccioni e ver quais garotos podem ser aproveitados no time de cima na próxima temporada.

Arthur Barcelos disse...

"O buraco é mais em cima" mesmo. Não adianta o presidente Massimo Moratti vir com esse papo de renovação, sendo que ele continuará fazendo suas cagadas junto com Marco Branca. Vale lembrar que aquela geração que ganhou 15 títulos em sete temporadas foi formada quando o lendário Giacinto Facchetti era o presidente do clube, com Moratti apenas liberando os euros petrolíferos. Sem falar que Oriali era um nome forte no clube, com mais influência que Branca.

Saiu Mourinho, demitiram Oriali e deu no que deu. Branca acertou pouquíssimas contratações, Moratti não fez um planejamento com a diretoria e hoje reclama de (quase) todo mundo, mas não admite seus erros.

Stramaccioni pode ser mais uma vítima dessa desorganização. Vamos ver se ele continua para a próxima temporada (é técnico interino), com um projeto de reestruturação.

Belo post, Michel. Grande abraço!

Michel Costa disse...

A renovação é mesmo o único caminho, Rasangui. Com o time atual a Inter não vai a lugar nenhum. Resta saber se Stramaccioni fará parte desse processo ou se será apenas um tapa-buraco.

Michel Costa disse...

Creio que não é preciso ser o próprio Oriali, Arthur. Mas que a Inter precisa de alguém que tenha competência para agir no mercado não resta mais dúvida.

Quanto a Stramaccioni, gostei da maneira como ele armou a equipe hoje. O problema é que Moratti passa a impressão de que não tem certeza se o quer. Parece que tudo depende do que ele poderá tirar da equipe até o fim da temporada.
Num clube sério, as coisas não deveriam funcionar dessa forma.

Abraço.

Alexandre Rodrigues Alves disse...

Concordo com o que vocês disseram; falta à Inter um cara para coordenar as contratações, ou seja, alguém do ramo para colocar freio na instabilidade do Moratti; a renovação do elenco deve ocorrer principalmente do meio para trás. Também achei interessante a forma que o Stramaccioni escalou o time, mas Zárate é muito instável e Forlán está em péssima fase; Como eu disse, a Inter precisa pensar seu sistema defensivo com uma renovação de nomes, fazer a mescla com os jovens e contratar mais 1 ou 2 jogadores decisivos do meio para a frente. Aproveito e pergunto o que você acha da transmissão do campeonato italiano pelo Sportv e o uso da expressão "O Inter" ao invés de "A Inter".

Michel Costa disse...

Bem, vamos por partes:
Realmente, a Inter precisa renovar seu elenco. E não só a defesa, como também o meio e o ataque. Não digo trocar todos os jogadores, mas, observando a idade de Zanetti, Lúcio, Samuel, Chivu, Cambiasso, Stankovic, Forlán e Milito é possível notar que a média está muito acima do ideal. O problema é que os homens de mercado (leia-se Marco Branca) têm errado muito mais do que acertado. Trouxeram uma defesa nova: Viviano; Jonathan, Ranocchia, Juan Jesus e Nagatomo. Mas quem em sã consciência confiaria nessa defesa? Não por acaso, os dois primeiros já não estão mais no clube.
Sobre a política do Sportv, na verdade, ela é de toda organização Globo, pois essa prática também está na TV aberta, jornais e internet. Usar o artigo masculino para todos os clubes da Bota foi uma decisão tomada ainda nos anos 1980 e que perdura até hoje. Ou seja, um equívoco histórico e que já deveria ter sido corrigido.

Alexandre Rodrigues Alves disse...

Manteria no time com certeza: Cambiasso, Sneijder, Milito e Pazzini. Na zaga, ficaria com o Lucio (talvez o Samuel) e traria mais 2 (uma promessa e alguém para chegar e jogar). Maicon deveria ter sido vendido depois de 09/10, precisa de 2 laterais. Mandaria o Forlán para o SP (acho que lá ele poderia ir bem) e traria um atacante de alto nível. De fato o negócio é ir nas "canteiras" da equipe e se possível trazer alguém de lá, principalmente um volante; lembro da época em que o T.Motta jogava e ficava pasmo da Inter não conseguir relevar pelo menos do mesmo nível.

Sobre a questão de usarem "O INTER" é aquela coisa; em termos de português de Portugal até não está errado, mas usar aqui no Brasil é algo que chega a ser arrogante e burro.

Michel Costa disse...

Para as laterais, a Inter tem um nome promissor: Faraoni. Jovem e com boa técnica, deverá ter mais espaço na próxima temporada. Também manteria os jogadores que citou, embora Milito, pela idade e por ser atacante, deve ser visto de maneira diferente.
Não acho o Motta ruim. Em muitos momentos ele foi o jogador mais consistente do meio-campo interista, marcando forte e chegando à frente com boa técnica. Seu substituto, Palombo, está bem longe do que ele produzia.

Quanto ao modus operandi do Sportv, acho que eles ficaram presos a um solução simplista dos anos 80. Hoje, não há a menor necessidade de insistir com o erro.

Danilo disse...

O Preocupante é que a carreira de Andrea Stramaccioni está em risco por ser um calouro, ainda mais assumindo um clube grande. Caso os resultados bons a curto prazo não venha e por falta de paciência de Moratti, vai ser demitido, . A carreira, que está começado, poderá ser prejudicada, pois outros clubes não vão querer contrata-lo por terem a impressão que os motivos da derrota e demissão é a falta experiência. Ele, como bem disse, vai renovar e implantar um estilo ofensivo sendo um processo demorado. Impressão é que Moratti não tem muita paciência. Essa talvez seja divergência. Para haver renovação dos jogadores, é preciso renovação(de conceitos) dos dirigentes.

Michel Costa disse...

O problema é justamente esse, Danilo. Moratti parece ter voltado no tempo tornando-se novamente o mandatário que era uma máquina de moer treinadores. Por isso digo que a questão é mais em cima, pois ele está demitindo os profissionais que ele mesmo contratou. Ou seja, se há a necessidade de uma troca tão imediata é porque a escolha não foi bem feita.
Com isso, agora Stramaccioni depende de resultados até o fim da temporada para se manter no cargo. Para ele, até que é uma boa, pois deve ter recebido um gordo aumento. A médio/longo prazo é difícil dizer se a opção foi a mais acertada. Até porque, outro dia, Moratti voltou a elogiar Bielsa, dando a entender que pode tentar contratá-lo no meio do ano.