domingo, 4 de maio de 2014

Conheça os 23 convocados de Felipão (Ou quase)

Na próxima quarta-feira, Luiz Felipe Scolari vai convocar os 23 jogadores que defenderão a Seleção Brasileira no Mundial. Como o próprio técnico tem feito questão de salientar, quem acompanhou suas convocações tem condições de apontar quase todos os nomes. Para facilitar, Felipão antecipou alguns em pílulas nos últimos meses e confirmou outros tantos recentemente. Todos sabem que Júlio César deve ser o goleiro, independentemente de atuar na MLS, que Neymar e Fred estarão presentes e que Thiago Silva será o capitão. Agora também temos ciência de que David Luiz, Ramires, Oscar, Willian e Paulinho estarão dentro. Então, quais são os outros?
Daniel Alves e Marcelo são os titulares das laterais. Assim como Luiz Gustavo é o provável camisa 5, o tão contestado Hulk deve ser o responsável pela faixa direita do ataque brasileiro. Entre os reservas, o goleiro Jefferson, o zagueiro Dante, o lateral Maxwell, o volante Fernandinho e os atacantes Bernard e Jô dificilmente não serão chamados. Com isso, temos 19 atletas entre confirmados e prováveis. Os outros tentaremos desvendar mediante as últimas convocações e as pistas deixadas pelo caminho.
Para a reserva de Daniel, o mais certo é que Maicon seja o escolhido, com Rafinha correndo por fora. Para o centro da zaga, apesar dos apelos por Miranda, é improvável que Scolari chame um defensor que não foi convocado por ele até o momento e com o agravante de o jogador do Atlético de Madrid não contar com nenhum dia de folga por conta da final da UEFA Champions League. Há a possibilidade de Marquinhos do PSG ser lembrado, porém, a coluna aposta no experimentado Dedé. Falando em experiência, a participação de Diego Cavalieri na Copa das Confederações e noutras convocações são a indicação de que a vaga de terceiro goleiro é sua.
Desse modo, resta apenas uma vaga e três nomes despontam para preenchê-la. Curiosamente, os três atuam em posições diferentes. Lucas Leiva é primeiro volante e o substituto natural de Luiz Gustavo. Todavia, sofreu lesão séria recentemente e tem no versátil Fernandinho uma enorme sombra. Irregular nos últimos meses, Hernanes foi um dos campeões de 2013, mas acabou perdendo espaço para Ramires e para o próprio Fernandinho. Por fim, surge Robinho com a bagagem de duas Copas e o espírito, digamos, festivo. Pesa contra o atacante do Milan a má fase que o persegue há algum tempo. Sendo assim, sem mais delongas, vou arriscar tomando por base o lado conservador de Felipão... Lucas Leiva estará na Copa. A lista final é a seguinte:
Goleiros: Diego Cavalieri (Fluminense), Jefferson (Botafogo) e Júlio César (Toronto FC);
Zagueiros: Dante (Bayern), David Luiz (Chelsea), Dedé (Cruzeiro) e Thiago Silva (PSG);
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Maicon (Roma), Marcelo (Real Madrid) e Maxwell (PSG);
Meias: Fernandinho (Manchester City), Lucas Leiva (Liverpool), Luiz Gustavo (Wolfsburg), Oscar (Chelsea), Paulinho (Tottenham), Ramires (Chelsea) e Willian (Chelsea);
Atacantes: Bernard (Shakhtar Donetsk), Fred (Fluminense), Hulk (Zenit), Jô (Atlético Mineiro) e Neymar (Barcelona).
E para você, quais serão os convocados?
Coluna escrita originalmente para o site Doentespor Futebol.
Foto: Paulo Whitaker/Reuters

2 comentários:

Gilliard Monteiro disse...

gostaria de ver o Miranda e Filipe Luís na seleção

Michel Costa disse...

Eu gostaria de ver Miranda. O Filipe teve algumas chances e se mostrou meio tímido em campo. Maxwell, talvez pela rodagem, foi melhor quando jogou.

Abraço!