segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Contagem Regressiva: Fevereiro de 2013

Para um fanático por futebol, Copa do Mundo é muito mais do que um evento esportivo. É um período para se tirar férias do trabalho e só sair de casa para tratar de assuntos estritamente necessários. São semanas mágicas, onde um jogador consegue deixar o mundo mortal para fazer parte do panteão dos Deuses da Bola e, de quebra, transformar um país inteiro numa grande festa. É uma época para se rir, chorar, se emocionar. Enfim, é um momento que será guardado para sempre em nossos corações...
O time ideal
Antes da demissão de Mano Menezes, havia a impressão de que o treinador estava se aproximando do time ideal para a Seleção Brasileira. Mesmo sem grandes resultados, Mano definiu grande parte dos titulares e esboçou, sem consolidar, o estilo de jogo que gostaria de implantar. Com a chegada de Luiz Felipe Scolari, é certo que algumas mudanças ocorrerão e algumas medidas adotadas pelo ex-técnico devem ser deixadas de lado.

A primeira mudança está no posicionamento. Mano Menezes queria a equipe sempre à frente, marcando a saída de bola e recuperando a posse o mais próximo possível do gol adversário. Na prática, essa postura resultou em boas vitórias sobre Dinamarca (3 a 1) e Estados Unidos (4 a 1), mas também acarretou derrotas para México (2 a 0) e Argentina (4 a 3), com os rivais aproveitando os fartos espaços às costas da defesa. Com Felipão, a ideia parece ser um time mais postado ou tradicional, com Ramires e Paulinho mais próximos da defesa e meias recuando para fechar os espaços visando recuperar a bola da intermediária para trás e assim ter mais campo para jogar, o que remonta uma característica bem típica da escola brasileira.
Outra alteração está na volta de um centroavante típico ao comando do ataque. Antes, Neymar chegou a ser testado como o homem mais adiantado da Seleção. Mesmo assim, o santista não guardava posição, pois continuava caindo pela esquerda ou recuava para buscar a bola e partir de frente para a defesa. Agora, Luis Fabiano e Fred estão disputando a camisa 9 com Neymar de volta à ponta esquerda. Nesta posição, o jogador voltou a mostrar problemas com a diminuição dos espaços e a distância para o gol. Se a intenção do atual técnico for mantê-lo como a principal arma do time, é conveniente rever esse posicionamento.
Todavia, o principal dilema está na presença de Ronaldinho no onze inicial. No último amistoso contra a Inglaterra, o gaúcho, pouco afeito à marcação, deixou os ótimos volantes britânicos livres para construírem as jogadas expondo demasiadamente a segunda linha verde-amarela. No segundo tempo, com Oscar centralizado na função de Ronaldinho, a Seleção ganhou corpo e se apresentou melhor. Apesar da juventude, Scolari poderia testar uma linha formada por Lucas, Oscar e Neymar atrás de um centroavante e ganhar em dinamismo e movimentação. Caso o corintiano Alexandre Pato recupere sua melhor forma, o Brasil poderia ter um sistema ofensivo rápido, habilidoso e insinuante. Mesmo que falte experiência – que pode ser vista no sistema defensivo – não faltará poder de fogo.

Os rivais


A CBF anunciou que a Seleção enfrentará o Chile duas vezes em 2013. Na primeira, no dia 24 de abril no Mineirão, o técnico Luiz Felipe Scolari não deve contar com atletas que atuam no exterior. Na segunda, 10 de setembro, o confronto voltará a se repetir, desta vez em São Paulo. Outros amistosos agendados são contra Itália (21/03), Rússia (25/03), Inglaterra (02/06), França (09/06) e Suíça (14/08), além da Copa das Confederações que será disputada entre 15 e 30 de junho.                                                                            
De olho na Copa
Neste mês, o Maracanã começou a ganhar sua nova cobertura e seus assentos, mas também sofreu com a paralisação das obras por conta de um início de greve dos operários que reivindicam reajuste de vencimentos e plano de saúde. Essa nova interrupção nas obras prejudica ainda mais o cumprimento do cronograma de entrega do estádio, uma das sedes da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.    
Confira abaixo o andamento dessas obras:         
Obras concluídas: Belo Horizonte e Ceará;
Dentro do previsto: Brasília e Salvador;  
Apresentando atrasos: Cuiabá, Porto Alegre e São Paulo;
Situação preocupante: Curitiba, Manaus, Natal, Recife e Rio de Janeiro.
Imagens: AFP, Reuters

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Question – 4

Descubra o nome do ex-jogador descrito na(s) afirmativa(s) abaixo.
I – Meio-campista talentoso, não cumpriu toda a expectativa sobre ele;
II – Em sua carreira, atuou em três equipes diferentes. Todas do mesmo país;
III – Enfrentou problemas físicos e psicológicos;
IV – Pendurou as chuteiras aos 27 anos.
Atenção: Serão quatro alternativas ao todo. Uma por dia. Cada uma revela determinada informação do personagem que, reunidas, formam uma resposta única. Agora, cuidado ao arriscar, pois cada participante só tem direito a uma opção.
Regulamento: O primeiro acertador receberá três pontos. Os demais acertadores receberão um ponto pela participação. Na próxima sexta, a resposta deste Question e a postagem de um novo desafio.
Premiação: O participante que somar o maior número de pontos ao final de dez edições receberá em casa um livro à sua escolha sobre o tema futebol.
Boa sorte a todos!
Anterior:
Descubra o nome do ex-jogador descrito na(s) afirmativa(s) abaixo.
I – Lateral de forte marcação, sabia atuar pelos dois lados do campo;
II – Disputou a Euro 96 e a Copa de 1998;
III – Além de clubes de seu país natal, defendeu também o Espanyol;
IV – Em sua galeria de troféus estão três scudetti, uma UEFA Champions League e uma Copa Intercontinental.
Resposta: Ele é Moreno Torricelli, ex-jogador de Juventus, Fiorentina e Espanyol. Atualmente é treinador na Velha Bota.
Classificação: Parabéns ao jovem Arthur Barcelos que acertou o desafio novamente e se isolou na liderança. Confira abaixo a classificação após a primeira rodada:
1º - Arthur Barcelos – 7 pontos;
2º - Luciano – 5 pontos;
3º - Guilherme Siqueira, Gustavo Carratte, Luis Fernando e Yuri – 3 pontos;
4º - Alexandre Rodrigues Alves, Andreas Weber, JP Caniço, Joe William e Rafael Andrade – 2 pontos;
5º - Danilo, Fernando Clemente e Prisma– 1 ponto.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Pontos e Vírgulas.

Coluna destinada a comentar as opiniões emitidas pelo órgão responsável pela chegada de informações ao público aficionado por futebol: a imprensa esportiva. Afinal, bem ou mal, é através dela que tomamos conhecimento de (quase) tudo o que cerca o mundo da bola.
Atraso
É muito comum ouvirmos sobre o atraso do futebol brasileiro dentro e fora de campo. Das quatro linhas, comenta-se sobre a pouca compactação das equipes, excesso de faltas, jogadores unidimensionais e do péssimo hábito de cavar faltas. Fora dos gramados, os alvos são os técnicos desatualizados e arrogantes, os cartolas corruptos e/ou amadores e a violências das torcidas organizadas.
Todavia, raramente se comenta sobre as deficiências da imprensa esportiva que cobre o futebol. Na última sexta-feira, o técnico do Flamengo, Dorival Júnior, tocou na ferida em participação no programa “Redação Sportv”: “Está na hora de começarmos a mexer no futebol. Nos aproximarmos um pouco mais. A imprensa tem que tomar uma postura diferente.” Perguntado pelo apresentador André Rizek sobre que postura seria, Dorival completou: “Nós temos que passar um pouco mais daquilo que é o trabalho dentro de uma equipe. E isso não acontece. A verdade é que o trabalho do treinador é colocado à prova às quartas e domingos, apenas isso. A imprensa só analisa o resultado e a substituição.”
Com as honrosas exceções de sempre, é exatamente isso o que acontece. Quase todos os comentários se baseiam nos resultados, nas alterações promovidas pelos treinadores e nos erros de arbitragem. Como costuma dizer o colunista e ex-jogador Tostão, o futebol é complexo e imprevisível demais para ser tratado como uma ciência exata ou tomando como base apenas seus momentos decisivos. São raros os profissionais capazes de enxergar as nuances do jogo. A grande maioria abraça uma coleção de clichês e a leva a toda parte, adequando o que está vendo em campo com o que acredita ser o certo.
Outra prova de atraso e, por que não dizer, mau-caratismo são as matérias exageradas, com polêmicas fabricadas ou mentirosas. Nesta semana, Gilson Kleina, técnico do Palmeiras, foi o alvo da vez quando citou a seleção de Burkina Faso como exemplo de equipe que não era favorita numa competição – no caso a Copa Africana de Nações – e chegou à final para dizer que o mesmo poderia acontecer com seu time na disputa da Copa Libertadores. Bastou essa observação para o treinador ser objeto de críticas como se estivesse chamando de pequeno o clube de Palestra Itália. Na verdade, não houve inspiração nenhuma e nem comparação entre o time oito vezes campeão brasileiro e o pequeno selecionado, mas uma comparação entre as situações vividas no momento. Foi lamentável ter de ouvir Kleina se explicando por algo que não disse.     
Na quinta-feira, Vanderlei Luxemburgo também foi atingido por críticas pesadas após a estreia com derrota do Grêmio na mesma Libertadores. Além das chacotas tradicionais, o fato de o time gaúcho estar em formação foi praticamente ignorado e a situação na competição dada quase como acabada com apenas uma partida. Outros “analistas” ainda foram mais longe, colocando em xeque o favoritismo das outras equipes nacionais – algo que se construiu através do bom desempenho ao longo dos anos e do maior poderio financeiro – como se houvesse a mínima ligação entre times distintos.
Precisamos evoluir também nesse sentido. Entender que o jornalismo esportivo deveria se pautar nas informações, estatísticas, na história e menos no achismo e nas preferências pessoais. Constatar as mazelas dos profissionais do futebol não é difícil. Bem mais complicado é reconhecer os próprios problemas. E neste campo o jornalismo está tão atraso quanto o restante.   
Imagem: Ale Cabral - Lancenet

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Question – 3

Descubra o nome do ex-jogador descrito na(s) afirmativa(s) abaixo.
I – Lateral de forte marcação, sabia atuar pelos dois lados do campo;
II – Disputou a Euro 96 e a Copa de 1998;
III – Além de clubes de seu país natal, defendeu também o Espanyol;
IV – Em sua galeria de troféus estão três scudetti, uma UEFA Champions League e uma Copa Intercontinental.
Atenção: Serão quatro alternativas ao todo. Uma por dia. Cada uma revela determinada informação do personagem que, reunidas, formam uma resposta única. Agora, cuidado ao arriscar, pois cada participante só tem direito a uma opção.
Regulamento: O primeiro acertador receberá três pontos. Os demais acertadores receberão um ponto pela participação. Na próxima sexta, a resposta deste Question e a postagem de um novo desafio.
Premiação: O participante que somar o maior número de pontos ao final de dez edições receberá em casa um livro à sua escolha sobre o tema futebol.
Boa sorte a todos!
Anterior:
Descubra o nome do ex-jogador descrito na(s) afirmativa(s) abaixo.
I – Volante de boa técnica, tinha como ponto forte o chute de média e longa distância;
II – Disputou as Copas de 1994 e 1998;
III – Em sua carreira, atuou em três países diferentes;
IV – Conquistou duas Copas da UEFA por duas equipes distintas.
Resposta: Trata-se do holandês Wilhelmus Maria Jonk, mais conhecido como Wim Jonk. Volante com passagens por Ajax, Internazionale e Arsenal, defendeu seu selecionado nos mundiais de 1994 e 1998.
Classificação: Parabéns ao interista Arthur Barcelos que logo descobriu que o personagem deste desafio era um ex-nerazzurro.
Confira abaixo a classificação após a primeira rodada:
1º - Arthur Barcelos e Luciano – 4 pontos;
2º - Guilherme Siqueira, Gustavo Carratte, Luis Fernando e Yuri – 2 pontos;
3º - Alexandre Rodrigues Alves, Andreas Weber, Danilo, Fernando Clemente, JP Caniço, Joe William, Prisma e Rafael Andrade – 1 ponto.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Neymar, o rei da selva, mas apenas dela

Uma pena que o comentário do meia Joey Barton sobre Neymar tenha se tornado apenas mais uma polêmica vazia. Em parte porque o inglês foi agressivo e também pelo fato de se tratar de um aloprado costumaz. Assim, perdemos a oportunidade de debater mais sobre qual é o verdadeiro nível do atacante santista.
No Brasil, Neymar não tem rivais. Marca gols espetaculares, decide inúmeras partidas e, de quebra, conduz sua equipe a títulos. Todavia, quando o desafio aumenta, tanto pelo do Santos, quanto em jogos da Seleção Brasileira, a sensação que fica é que se trata de um bom jogador, perigoso e habilidoso, mas longe, por enquanto, de ser o craque que muitos afirmam que ele já é.
É verdade que contra o Barcelona é difícil medir a maioria dos jogadores. Na final do Mundial de Clubes de 2011 a bola quase sempre esteve nos pés dos Blaugranas e quando chegava a Neymar havia dois ou três jogadores em torno dele. Como o goleiro Victor Valdés disse certa vez, o técnico Pep Guardiola tinha como seu maior mérito saber anular os adversários. Não seria diferente contra um Santos que depositava todas as suas fichas na individualidade do seu camisa 11.   
Contudo, não deveria ser assim quando o assunto passa a ser a Seleção. Se a distância entre Santos e Barcelona é um oceano, a distância entre o Brasil que se remonta para os selecionados mais “pesados” não é tão grande assim. Apesar disso, Neymar não foi bem. Marcou contra a Alemanha, é verdade, mas, gripado, não fez muito mais. O mesmo pode ser dito dos compromissos contra a Argentina, Holanda e agora diante da Inglaterra. Ao que tudo indica, o atacante ainda não tem resposta para a marcação mais forte e os espaços reduzidos que encontra nesses momentos.
A primeira reação das pessoas é sugerir que Neymar deve se transferir logo para a Europa e se defrontar com desafios maiores com maior frequência. Alguns chegam a insinuar que o jogador não rumou até agora para o exterior por medo. Creio ser leviano afirmar isso. No Brasil, Neymar tem, além de todo o carinho da comunidade santista e admiração do país, um salário compatível com os maiores mercados. Estima-se que ele tenha faturado, apenas em 2012, a bagatela de R$ 60 milhões, contando os recursos de seus onze patrocinadores. Dinheiro suficiente para que, aos 21 anos, não sinta que a mudança de ares é urgente. Isso sem contar que sua presença no Brasileirão engrandece e muito a competição.
Nesse cenário, cabe ao técnico Luiz Felipe Scolari constatar que é improvável esperar que Neymar carregue a nova Seleção nas costas na Copa do Mundo de 2014. Sem dúvida ele será uma peça importante do time, mas apostar tudo nele parece ser um equívoco. Em nossa “selva”, como diria o maluco Barton, ele é rei. Fora dela, ainda há um longo caminho a ser percorrido.  
Imagem: Reuters

sábado, 9 de fevereiro de 2013

A4L Tube

Ânimos renovados
O Barcelona anunciou a renovação do contrato do atacante Lionel Messi até 2018, quando o craque terá 31 anos. Os valores não foram revelados, mas estimam que seu novo salário gire entre 11 e 12 milhões de euros por ano mais premiações.
E para comemorar a ampliação do acordo com o argentino, o clube catalão divulgou um vídeo com grandes momentos de sua carreira, alguns deles inéditos para o grande público. Note que com o passar dos anos seu estilo foi se modificando de explosivo para mais minimalista. Mas a genialidade continuou a mesma...
Descobriu algum vídeo interessante ou engraçado cujo tema é futebol? Mande-o para meu e-mail: a4l@bol.com.br, colocando no assunto “A4LTube”. Ele poderá ser publicado aqui!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Question – 2

Descubra o nome do ex-jogador descrito na(s) afirmativa(s) abaixo.
I – Volante de boa técnica, tinha como ponto forte o chute de média e longa distância;
II – Disputou as Copas de 1994 e 1998;
III – Em sua carreira, atuou em três países diferentes;
IV – Conquistou duas Copas da UEFA por duas equipes distintas.
Atenção: Serão quatro alternativas ao todo. Uma por dia. Cada uma revela determinada informação do personagem que, reunidas, formam uma resposta única. Agora, cuidado ao arriscar, pois cada participante só tem direito a uma opção.
Regulamento: O primeiro acertador receberá três pontos. Os demais acertadores receberão um ponto pela participação. Na próxima sexta, a resposta deste Question e a postagem de um novo desafio.
Premiação: O participante que somar o maior número de pontos ao final de dez edições receberá em casa um livro à sua escolha sobre o tema futebol.
Boa sorte a todos!
Anterior:
Descubra o nome do jogador descrito na(s) afirmativa(s) abaixo.
I – Zagueiro de estilo aguerrido, atuou em três países diferentes em sua carreira;
II – Disputou três Copas do Mundo, conquistando uma;
III – É lembrado por ter desferido uma cabeçada num companheiro de equipe;
IV – Após mais de uma década na Europa, retornou ao futebol brasileiro.
Resposta: Trata-se de Lucimar da Silva Ferreira, mais conhecido como Lúcio. Zagueiro com passagem por Internacional, Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Internazionale e Juventus, atualmente defendendo o São Paulo.  
Classificação: Parabéns para Luciano, o primeiro a apontar o zagueiro brasileiro como resposta do Question.
Confira abaixo a classificação após a primeira rodada:
1º - Luciano – 3 pontos;
2º - Alexandre Rodrigues Alves, Andreas Weber, Arthur Barcelos, Danilo, Fernando Clemente, Guilherme Siqueira, Gustavo Carratte, JP Caniço, Joe William, Luis Fernando, Prisma, Rafael Andrade e Yuri – 1 ponto.
Foto: Gazeta Press

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Primeiras impressões

Em sua reestreia como técnico da Seleção Brasileira na derrota por 2 a 1 para a Inglaterra, Luiz Felipe Scolari mostrou que o trabalho que se inicia está mais próximo de uma reestruturação do que de manutenção do planejamento de Mano Menezes. Além do retorno de um centroavante nato ao comando de ataque, o time abriu mão do pressing na saída de bola adversária e voltou a ver seu goleiro, por vezes, esticando bolas ao invés de sair jogando com seus zagueiros. Outra mudança perceptível foi a maior aproximação dos volantes da linha de defesa, espaço que se mostrava um dos mais preocupantes na gestão anterior.
Individualmente, chamou a atenção a limitadíssima atuação de Ronaldinho Gaúcho em sua centésima aparição com a camisa amarela. Pênalti desperdiçado à parte, sua participação defensiva foi quase nula. E com a bola, o jogador do Atlético Mineiro errou mais passes do que o normal. Logicamente, o fato do meia-atacante ter cumprido apenas sua segunda partida no ano tem peso relevante nessa equação. Todavia, pelo que se viu nas oportunidades dadas por Mano, não há motivos para acreditar que esse cenário será alterado de forma considerável. Para atuar por um time brasileiro, Ronaldinho ainda tem o que oferecer. Mas quando se pensa em Seleção, a impressão é a de que esse tempo passou.
Na segunda etapa, com Oscar centralizado e Lucas entrando no lugar de Ronaldinho, o Brasil ganhou uma dinâmica ofensiva maior, embora a presença de dois volantes (Paulinho e Arouca) fora de suas melhores condições físicas tenha deixado o meio-campo mais frouxo do que o necessário. A entrada providencial de Fred na vaga de um apagado Luís Fabiano, a boa estreia do zagueiro Dante e as grandes intervenções do goleiro Júlio César foram os pontos altos do time de Felipão.
No mais, foi curioso notar a mudança no tom de algumas análises da Seleção. A paciência que parecia eterna com Mano Menezes deu lugar a uma cobrança mais forte, um reflexo claro da desaprovação da troca de comando técnico num momento considerado inoportuno pela maioria.
Imagens: Mowa Press e Reuters

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Question – 1

Descubra o nome do jogador descrito na(s) afirmativa(s) abaixo.
I – Zagueiro de estilo aguerrido, atuou em três países diferentes em sua carreira;
II – Disputou três Copas do Mundo, conquistando uma;
III – É lembrado por ter desferido uma cabeçada num companheiro de equipe;
IV – Após mais de uma década na Europa, retornou ao futebol brasileiro.
Atenção: Serão quatro alternativas ao todo. Uma por dia. Cada uma revela determinada informação do personagem que, reunidas, formam uma resposta única. Agora, cuidado ao arriscar, pois cada participante só tem direito a uma opção.
Regulamento: O primeiro acertador receberá três pontos. Os demais acertadores receberão um ponto pela participação. Na próxima sexta, a resposta deste Question e a postagem de um novo desafio.
Premiação: O participante que somar o maior número de pontos ao final de dez edições receberá em casa um livro à sua escolha sobre o tema futebol.
Boa sorte a todos!