domingo, 29 de setembro de 2013

Contagem Regressiva: Setembro de 2013

Para um fanático por futebol, a Copa do Mundo é muito mais do que um evento esportivo. É um período para se tirar férias do trabalho e só sair de casa para tratar de assuntos estritamente necessários. São semanas mágicas, onde um jogador consegue deixar o mundo mortal para fazer parte do panteão dos Deuses da Bola e, de quebra, transformar um país inteiro numa grande festa. É uma época para se rir, chorar, se emocionar. Enfim, é um momento que será guardado para sempre em nossos corações...
Na órbita da Seleção
As próximas convocações do técnico Luiz Felipe Scolari serão determinantes para a formação do grupo que estará na Copa. A partir delas será possível apontar, com bom grau de exatidão, quais atletas têm mais ou menos chances de defender a camisa amarela no segundo Mundial a ser disputado em nosso território. Alguns nomes não são difíceis de imaginar. Durante a Copa das Confederações, Felipão montou uma base e todos que a compõe só perderão espaço em caso de lesão ou acentuada queda de rendimento. Neste momento, o time titular do Brasil é composto por Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar. Uma equipe que pode variar do 4-2-3-1 para 4-3-3 e também para o 4-1-4-1, mas sempre com a marcação por pressão herdada dos tempos de Mano Menezes.
Do onze inicial, Júlio César e Fred são os que mais preocupam. O goleiro, atualmente na reserva do Queens Park Rangers, time da segunda divisão da Inglaterra, recupera-se de uma cirurgia no dedo médio da mão esquerda e já recebeu do técnico Harry Redknapp a senha para deixar o clube londrino assim que a janela de transferências for reaberta. Nesse caso, um retorno ao futebol brasileiro não está descartado. No que diz respeito ao centroavante, o histórico de lesões desperta o estado de alerta na comissão técnica. Em forma, Fred é titular, não resta dúvida. Caso não tenha condições, Jô deve ser a esperança de um ocupante da camisa 9 que tenha como maior característica ser o definidor de um time que trabalha com mais desenvoltura pelos lados do campo. A outra opção, Alexandre Pato, embora tenha o status de grande contratação do futebol brasileiro em 2013, ainda não rendeu o esperado no Corinthians. Por sua vez, Diego Costa, sensação da liga espanhola, segue marcando gols pelo Atlético de Madrid e pode aparecer em breve entre os convocados do espanhol Vicente Del Bosque caso não tenha espaço na lista de Scolari. De certo modo, isso significaria uma derrota estratégica do quase sempre matreiro técnico da Seleção.
Entre os reservas imediatos, Maicon, Ramires e Bernard são aqueles que têm mais chances de se tornarem titulares. Sobretudo o último, admirado pelo técnico brasileiro por ter “alegria nas pernas”, numa alusão ao seu futebol dinâmico, incisivo e cheio de dribles. Entre os convocados da última lista, ressurgem o goleiro Victor, o zagueiro Dedé e o volante Lucas Leiva que pareciam fora dos planos. Enquanto isso, nomes como Miranda, esteio da defesa do Atlético de Madrid, o promissor zagueiro Marquinhos do PSG e os talentosos meias Willian e Philippe Coutinho, este lesionado, seguem aguardando oportunidades.  
Os rivais
Em outubro, a Seleção Brasileira voltará a campo para enfrentar a Coreia do Sul (12) em Seul e o selecionado de Zâmbia (15) no Ninho de Pássaro, estádio construído especialmente para os Jogos Olímpicos de Pequim. Veja a seguir a lista dos convocados:
De olho na Copa
No último dia 21, a Confederação Brasileira de Futebol anunciou o calendário para o futebol em 2014 tendo em vista a realização da Copa do Mundo. Para acomodar o excessivo número de datas, a entidade antecipou o início dos campeonatos estaduais para o dia 12 de janeiro, o que provocou revolta geral com tamanho descaso com os jogadores que praticamente não teriam pré-temporada. Mobilizados, 75 atletas profissionais das séries A e B lançaram uma nota oficial pedindo uma reunião com a CBF para que o assunto seja tratado coletivamente. Além de figuras conhecidas como o goleiro Rogério Ceni do São Paulo, o meia Alex do Coritiba e o zagueiro Paulo André do Corinthians, assinaram o manifesto os convocados Alexandre Pato, Dedé e Diego Cavalieri. Enfim, os principais prejudicados pelo massacrante calendário brasileiro marcaram posição contra os abusos dos dirigentes. A primeira vitória, ainda que pequena, foi o adiamento em uma semana do início dos Estaduais. Que seja apenas o começo.
Confira abaixo o andamento das obras para o Mundial de 2014:         
Obras concluídas: Belo Horizonte, Brasília, Ceará, Recife, Rio de Janeiro e Salvador;
Apresentando atrasos: Cuiabá, Curitiba, Manaus, Porto Alegre e São Paulo;
Situação preocupante: Natal.
Fotos: Bruno Spada/Vipcomm e Agência Estado
Arte: Editoria globoesporte.com

2 comentários:

Alexandre Rodrigues Alves disse...

Sobre a lista do Felipão: A convocação do Pato é inexplicável sobre todos os pontos de vista. Dedé não está jogando tão bem quanto jogou em 2011. O Henrique também não chamaria, acho o Miranda melhor que os 2. Vendo o jogo ontem e pelo que vem fazendo, o Diego Costa merece uma chance também.Fico impressionado como muitos que queria o Lucas na seleção agora querem vê-lo fora de todo o jeito só porque não está arrebentando no PSG. E o Lucas Leiva, você deve se lembrar, não é meu volante favorito,rs...

Sobre o calendário, acho ótimo que os jogadores se unam e possam cobrar, mas os clubes devem ser convencido por essa pressão midiática e dos próprios atletas a agir, pois só assim, podemos caminhar para uma gestão no estilo de Liga; claro que liga com esses cartolas que temos não é o ideal, mas o jeito é pensar nos clubes para gerirem o calendário. Na questão dos estaduais acho que a diminuição (não o fim deles) é o ideal.

Michel Costa disse...

Creio que Felipão convoca Pato por acreditar no seu potencial. E provavelmente não inclui a fase do Corinthians nessa equação. Eu também convocaria Diego Costa, até pra impedi-lo de jogar pela Espanha, mas não gostei dele com a camisa da Seleção. O atacante do Atlético não tem aquela típica habilidade brasileira, aquela facilidade para tabelas que outros têm. De certo modo, me lembra o caso Amauri que muitos queriam na Seleção e depois viram que ele não era tudo isso, apenas passava por um bom momento.

Quanto ao posicionamento dos clubes, segundo o painel da Folha, o Santos enviou à CBF duas propostas de um calendário mais racional. O primeiro adéqua ao europeu. O segundo reduz as datas dos estaduais para os grandes clubes. É bom que tenham pessoas se mexendo. Que isso resulte em algo positivo.