sábado, 23 de abril de 2011

Contagem Regressiva: Abril de 2011

Para um fanático por futebol, Copa do Mundo é muito mais do que um evento esportivo. É um período para se tirar férias do trabalho e só sair de casa para tratar de assuntos estritamente necessários. São semanas mágicas, onde um jogador consegue deixar o mundo mortal para fazer parte do panteão dos Deuses da Bola e, de quebra, transformar um país inteiro numa grande festa. É uma época para se rir, chorar, se emocionar. Enfim, é um momento que será guardado para sempre em nossos corações...
A transição.
Após a final da Copa de 2010, a maior preocupação da comissão técnica chefiada por Mano Menezes era com a renovação da Seleção Brasileira. Naquela ocasião o que mais se ouvia era a ausência de um legado, uma base para reiniciar o trabalho. Ao mesmo tempo, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, acenava com a necessidade de se começar tudo do zero.
Com essa orientação, o princípio do trabalho de Mano teve ares radicais. Nada menos que dez titulares de Dunga não estavam presentes no primeiro amistoso da nova Seleção diante dos Estados Unidos. Do grupo que esteve na África do Sul, só Thiago Silva, Daniel Alves, Ramires e Robinho pareciam estar nos novos planos.
Porém, o tempo e os maus resultados mostraram que o melhor caminho não era esse. Muito mais inteligente do que romper com todo o trabalho anterior era aproveitar o que havia de bom nele. Assim, nada mais normal do que trazer de volta nomes como Júlio César, Lúcio, Maicon e Elano que devido à idade podem até não fazer parte dos 23 convocados de 2014, mas certamente serão de grande valia neste período de transição que tem como prova de fogo a Copa América na Argentina.    
Os rivais.    
Estão confirmados próximos amistosos da Seleção em território brasileiro. Dia 4 de junho, o Brasil recebe a Holanda, algoz verde-amarelo no último Mundial, em Goiânia. Três dias depois, a Romênia será o adversário em São Paulo, numa partida que marcará a despedida de Ronaldo da Seleção. Á TV Globo, Mano Menezes declarou que esses amistosos serão decisivos na escolha dos convocados para a Copa América.  
De olho na Copa.  
Como era de se imaginar, a CPI da CBF proposta pelo deputado Anthony Garotinho naufragou diante da pressão exercida por Ricardo Teixeira em Brasília. Diversos parlamentares retiraram suas assinaturas impedindo a abertura da comissão parlamentar de inquérito. Após essa manifestação de apoio a Teixeira, os deputados receberam uma camisa da Seleção acompanhada de uma mensagem com os seguintes dizeres: "Receba, ilustre deputado, os meus agradecimentos pela hospitalidade com que fui recebido, quando da minha estada em Brasília, no dia 29 de março".  
Segundo estudo da Sinaenco (Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia Consultiva), cinco dos 12 estádios que serão usados na próxima Copa do Mundo correm o risco de se tornaram “elefantes brancos”. Construídas em cidades de baixo público nos jogos de futebol ou onde já existem outros estádios, as arenas de Brasília, Cuiabá, Manaus, Natal e Recife provavelmente não terão aproveitamento satisfatório após a disputa do Mundial.
Com essa conclusão, o estudo da Sinaenco confirma o que muitos temiam quando da indicação de sedes observando muito mais a relevância e a influência das lideranças políticas locais do que a viabilidade das propostas.    
Enquanto isso, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, segue dando declarações contraditórias sobre o andamento das obras no País. Em poucos dias, passou de um discurso preocupado para um aparente otimismo. No entanto, em linhas gerais, podemos classificar o andamento das obras nas sedes da seguinte forma:
Dentro do previsto: Belo Horizonte, Brasília e Salvador;
Apresentando atrasos: Cuiabá, Curitiba, Manaus, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro;
Situação preocupante: Fortaleza, Natal, e São Paulo.    
Crédito das Imagens: Reuters e AE.

Um comentário:

FuteB.R.O.N.C.A.! disse...

Bacana o blog. Aproveito e convido a seguir o FuteB.R.O.N.C.A.!

Caso deseje parceria ou qualquer outra informação, entre em contato pelo e-mail: blogfutebronca@gmail.com

Saudações!!!