domingo, 14 de dezembro de 2014

O fim de uma era

O programa Linha de Passe de segunda-feira (08/12) marcou a última aparição ao vivo do comentarista Paulo Vinícius Coelho na ESPN Brasil. Um dos principais nomes do jornalismo esportivo brasileiro, PVC, como é chamado, sempre se destacou dos demais profissionais da casa por sua memória prodigiosa, seu poder de argumentação baseado mais em fatos do que em achismos, sua visão tática, sua rede de informantes que o permite estar quase sempre à frente das notícias e, por que não dizer, por seu carisma. A partir de janeiro de 2015, Paulo será mais um integrante do Fox Sports, um grande reforço, vale ressaltar.
Não cabe neste espaço especular os motivos que levaram à sua saída. Meus breves contatos com ele foram através de e-mails e Twitter. Até mesmo suas bem traçadas linhas na contracapa do livro “É Tetra!” foram por intermédio do amigo André Rocha. Sendo assim, a intenção deste post é tentar dimensionar o que a saída de PVC significa para a ESPN nacional que há poucas semanas também perdeu os direitos da UEFA Champions League para o Grupo Turner/Esporte Interativo, assim como já havia perdido a Serie A italiana e a Bundesliga para a Fox.   
Os fãs do esporte mais atentos devem ter percebido as mudanças ocorridas na ESPN Brasil após João Palomino assumir o posto de diretor de jornalismo antes ocupado por José Trajano. Visando aumentar a audiência, Palomino promoveu diversas alterações na programação deixando de lado o ambiente quase artesanal que tão bem identificava o canal tornando-o mais próximo do que o SporTV, seu maior concorrente, sempre fez. Paralelamente, as edições do aclamado Bate-Bola se espalharam por toda a grade promovendo horas e horas de debates que na maioria das vezes são apenas comentários em sequência sem nenhum tipo de embate de ideias.
Talvez por isso tenha me chamado tanto a atenção a troca de PVC da segunda para a terceira edição do Bate-Bola. Na versão vespertina, Paulo Vinícius e Mauro Cezar Pereira frequentemente confrontavam seus pontos de vistas em acalorados debates nos quais o assinante só tinha a ganhar. Com a separação dos parceiros dos tempos de Placar, as atrações se tornaram cada vez mais estéreis e, por que não dizer, descartáveis. Hoje, o melhor programa diário dos canais esportivos é o Redação SporTV e seu formato ágil e informativo. Justamente o que a ESPN perdeu.
Numa das últimas edições do Linha de Passe, José Trajano, um dos fundadores do canal, disse em tom de lamentação que o jornalismo que ele mais admira é o investigativo, com o repórter indo ao encontro da notícia e não com comentaristas num estúdio. Pelo visto, esse caminho não será mais seguido pela ESPN Brasil, talvez excetuando o notável trabalho investigativo de Lúcio de Castro. Com a perda de tantos campeonatos importantes, a solução mais provável é que os programas de debate ganhem ainda mais destaque. Nem que seja para falar sobre as competições mostradas pela concorrência.

Imagem: Reprodução ESPN

5 comentários:

Allan Ray disse...

A minha opinião é que atualmente a ESPN esta dando mais ênfase a sua matriz americana, promovendo cada vez mais em sua grade esportes americanos. Num período de uns 2 ou 3 anos atras a popularidade do Futebol Americano aumentou bastante no Brasil, gerando ate praticantes do esporte por aqui, com isso estão sendo transmitidos cada vez mais jogos, a popularidade é tamanha que já não se restringe apenas aos jogos da liga profissional (NFL), como também jogos universitarios. Um outro esporte que ganhou espaço nos últimos 2 ou 3 anos na grade da ESPN foi o Hockey, estão transmitindo vários jogos ao vivo, alem dos playoffs e a Stanley Cup (final do Hockey), inclusive o contrato de transmissão foi prorrogado recentemente. Eu vou apenas citar esses 2 esportes, por ter ganho um espaço muito maior do que antes, outros como NBA e o Baseball estão tendo a ênfase que sempre tiveram nos canais da ESPN.

Abraços

Alexandre Rodrigues Alves disse...

Basta ver que alguns programas clássicos da emissora (e mesmo alguns mais recentes) foram limados sem dó nem piedade; Limite, Pontapé Inicial, Loucos Por Futebol, Segredos do Esporte, entre outros, saíram do ar sem maiores explicações. No lugar deles temos uma overdose de Bate-Bola e Sportscenter, além da presença do nefasto “jornalismo engraçadinho” em maior ou menor escala em vários momentos. Isso sem falar da entrada de algumas figuras que fizeram a qualidade do canal cair bastante nos últimos tempos.

PVC é um comentarista MUITO acima da média, pode fazer com que o FOX Sports ganhe em qualidade (o que está em falta por lá).

FOX Sports, nunca demonstrou essa vontade de ser um canal de JORNALISMO ESPORTIVO. Por lá, pelo menos na maioria das vezes, o que importa são os eventos, a gritaria, a musiquinha depois do gol…Isso por si só dá mostra da estranheza em que muitos podem sentir ao ver o Paulo Vinícius em algum dos programas de debate do canal da “Raposa” que, como bem diz o Marco, possui aquele “DNA” bem conhecido de programas da Record/Bandeirantes da hora do almoço…mauro beting fox sports bola parada

Porém a FOX dá nesse momento um outro sinal de que pode querer qualificar a sua equipe. Mauro Betting e agora PVC são referências em termos de conhecimento e busca de um jornalismo correto e analítico. Apesar de ser um pouco “avoado” em alguns momentos, o Rodrigo Bueno também possui talento e capacidade de analisar o futebol em um ângulo maior do que o das “bombas no Corinthians” ou do “foi pênalti ou não” da maioria das nossas mesas-redondas.

Além disso Eugênio Leal, o qual eu não conhecia muito, mostra-se interessado e conhecedor de futebol internacional. Por que não fazer o óbvio e fazer um programa diário com esses quatro citados? O telespectador que não gosta de ver algum sujeito ficar gritando a cada minuto em close na tela de sua TV (algo que vemos com certa frequência em alguns dos debates do canal) agradeceria se esse salto de qualidade acontecesse a partir do ano que vem…

Michel Costa disse...

Allan, o Palomino disse há alguns dias que as mudanças realmente tiveram a ver com audiência (caso da saída de alguns programas da grade), decisões pessoais (caso do PVC) e algumas derrotas no mercado (perda da Bundesliga e da UCL). Não deu a entender que o intuito é apostar mais nos esportes americanos, mas tudo é possível. No momento, o que percebo é o interesse em abordar cada vez mais o futebol brasileiro. É o que dá mais audiência ao canal.

Abraço!

Michel Costa disse...

A ida de PVC para a Fox também está ligada a um programa, Alexandre. Só não sei se será solo. Outra intenção do jornalista ao trocar de emissora foi a possibilidade de cobrir a Libertadores in loco, algo impossível na ESPN.
Particularmente, não gosto do jornalismo esportivo da Fox. Parece aquela velha fórmula do SporTV que trata o assinante como boçal. Sem falar em comentaristas como Renato Maurício Prado e Mário Sérgio que pensam que ser desinformado é chique. Espero que a ida de PVC ajude a mudar essa mentalidade no canal.

Abraço.

Alexandre Rodrigues Alves disse...

Pena o Palomino ficar justificando as mudanças na programação por causa de audiência. Daqui a pouco ele coloca alguém vestido de Carmem Miranda, só para dar ibope (como aconteceu na FOX com um boçal que trabalha lá...). O BB2 ficou péssimo, sem Canalha, PVC e Lucio. O debate era acalorado, o Lucio dava umas viajadas, mas era de alto nível.

Acho que, como canal esportivo, em termos de eventos, cobertura e abrangência, o Sportv é o melhor que temos hoje, tem uma variedade maior de competições, as coberturas tem sido feitas com profissionalismo, apesar de sempre ter alguns que trabalham lá que demonstram, principalmente em termos de futebol, um desconhecimento incrível.

Citei a FOX pois o canal agora têm alguns analistas que poderiam, pelo menos no futebol, dar um cara mais profissional ao canal, mas não sei se existe essa intenção por lá.

Aproveito e desejo para você Michel um Feliz Natal para você, muita saúde, paz e felicidades para você e sua família!