domingo, 29 de janeiro de 2012

Top 10 - Dez perguntas para o futebol brasileiro em 2012.

Mais uma temporada do nosso futebol se inicia e com ela as infindáveis interrogações de sempre. Já que não é possível colocar todas neste espaço, separei as dez que julgo mais relevantes.
10º - Kléber e Dagoberto continuarão aprontando no Sul? Sem deixar muita saudade em São Paulo, os atacantes chegam, respectivamente, ao Grêmio e Internacional com status de craques e a missão de deixar o passado polêmico para trás.
9º - O Palmeiras seguirá como um barril de pólvora? Em 2011 aconteceu de tudo no alviverde. Quando tudo parecia perdido e a Segunda Divisão batia à porta, Felipão afastou Kléber e encontrou paz para escapar do abismo. Agora, o experiente treinador luta para ultrapassar os problemas internos e montar um time competitivo a partir de um elenco, no máximo, mediano.  
8º - Neymar se consolidará como o melhor jogador brasileiro? Que Neymar é o melhor jogador brasileiro em atividade, pouco se discute. Mas o santista será capaz de assumir de vez esse posto e conduzir a Seleção Brasileira a grandes vitórias?
7º - O futebol mineiro vai se recuperar? Definitivamente, o ano passado não foi bom para os times mineiros. O América voltou à Segundona, Atlético e Cruzeiro brigaram até o fim contra o rebaixamento e as receitas inferiores em relação aos rivais do eixo Rio-São Paulo preocupam quando se pensa em competitividade. 
6º - O Flamengo sairá de mais uma crise? Para variar, o rubro-negro está mergulhado em mais uma crise. Jogadores insatisfeitos com atrasos nos direitos de imagem, Luxemburgo perdendo o comando, conflitos nos bastidores somados ao fato de ser um ano de eleição no clube; tudo para manter as coisas em ebulição por um bom tempo. E qual a novidade?
5º - As obras para o Mundial de 2014 continuarão atrasadas? Jerome Valcke, Secretário-Geral da FIFA, avisou: “Só precisamos de oito sedes.” Mesmo assim, em muitas cidades as obras para a Copa do Mundo continuam atrasadas. Para muitos, tal atraso é calculado para que as obras sejam finalizadas na última hora desobrigando o poder público de realizar licitações. Preocupante.  
4º - As lições de Yokohama foram assimiladas? Não se trata de emular o Barcelona, mas perceber o quanto temos errado na formação dos nossos jogadores e em nossa filosofia de jogo. Em 2012, veremos se a derrota do Santos no Japão provocou algum tipo de reflexão em nossos treinadores.
3º - A “balança comercial” será favorável? Até algum tempo, a janela internacional de transferências era um pesadelo para os torcedores. Nossos melhores jogadores deixavam o País e a contrapartida quase sempre desapontava. No entanto, com a crise europeia e o aumento nas receitas dos clubes brasileiros, esse panorama mudou bastante.
2º - Um time brasileiro conquistará a Libertadores? A última edição da competição ficou marcada pelo título do Santos, mas também pela eliminação de quatro times brasileiros nas oitavas. Não resta dúvida que o poderio financeiro de nossos clubes é maior, mas isso será o suficiente?
1º - O futebol brasileiro finalmente ganhará a medalha de ouro? Em Londres, uma ótima geração de jogadores terá mais uma chance de conquistar uma inédita medalha de ouro para a Seleção Brasileira. Mais do que isso, uma conquista pode significar a permanência de Mano Menezes até a Copa do Mundo. Em caso de derrota, muita coisa pode mudar.
E então, leitor, acredita que tem as respostas? Fique à vontade para respondê-las.
Foto: EFE

Nenhum comentário: