domingo, 23 de setembro de 2012

Estranhas Seleções.

Sempre após as competições, surgem as famosas seleções do campeonato. Normalmente, esses selecionados geram discussões acaloradas, onde um ou mais jogadores invariavelmente são injustiçados.
Como bom louco por futebol, costumo escalar mentalmente as mais diversas e estranhas seleções. Da melhor à pior. Aliás, esse é um bom passa-tempo para esperar o sono chegar.
Algumas delas faço questão de divulgar. Talvez rendam um bom debate ou boas risadas...
Ajax caseiro
Seguindo a sugestão do leitor Douglas Muniz e recebendo o auxílio dos amigos do Twitter, decidi montar a versão do Ajax composta apenas por jogadores ainda em atividade e formados na base dos Godenzonen. Embora não tenha sido difícil escalar o time ideal, a posição de centroavante acabou ficando com o mediano Ryan Babel, uma promessa que nunca se cumpriu. Independente disso, a formação ideal conta com o talento de Wesley Sneijder e Rafael van der Vaart e é capitaneado pelo agora botafoguense Seedorf. No comando técnico, Frank de Boer, também revelado pelo clube de Amsterdam.   
E então, acham que algum clube no mundo possui uma categoria de base tão promissora? Talvez, o Barcelona.
Deixem seu recado abaixo!

18 comentários:

Douglas Muniz disse...

E ai Michel, Beleza?! Valeu pelos créditos da sugestão que coloquei. Confesso que eu apostava bastante no Babel quando ele começou no Ajax, pela seleção sub-20 da Holanda fez grande dupla de frente com outro jogador que eu também apostava e naufragou: Quincy Owusu Abeyie, de origem ganesa, cria do Arsenal, que rodou pelo futebol espanhol e russo, lembra-se dele? Uma outra sugestão interessante nessa categoria "Estranhas Seleções" seria um time de jogadores que trocaram de clubes rivais, lembrando de nomes históricos: Figo, Seedorf, Laudrup... Que tal?

Abraços e "Bom sofrimento" com o Flamengo que vai perdendo agora (acabou de sair o gol do CAG... Sofreremos juntos até o final por clubes diferentes, nossos times se salvarão juntos após a 36º Rodada???

Joe William disse...

Time bem interessante apesar de Babel... Seria bacana ver esse meio-campo atuando junto.

Aproveitei pra fazer uma escalação do meu São Paulo também...

E apesar de ter Uvini e o lateral Fabio Santos improvisado na zaga ficou um time bem interessante - um 3-4-3 super ofensivo, um tanto inviável até, mas que vale pra efeito de análise da proficiência da base Tricolor.

Rogério Ceni; Bruno Uvini, Breno, Fabio Santos (F. Aurélio); Denilson (F. Simplicio), Hernanes, Oscar e Kaká; Lucas, Lucas Piazon (Julio Baptista) e Emerson Sheik (Kleber);

Se eu não estiver muito enganado creio que somente o Santos poderia montar um time equivalente ou melhor que esse: Alex, Léo, Renato, Ganso, Diego, Robinho, Neymar etc...

Abraço!

Michel Costa disse...

Lembro do Owusu sim, Douglas. Jogou bem naquele sub-20, mas nunca se firmou. Quanto a outra sugestão, considere anotada!

Bem, neste momento, o Flamengo venceu o Atlético de virada e se afastou consideravelmente da zona da degola. No meio da semana terá o Galo pela frente naquela partida adiada do 1º turno. Se vencer, acho que espanta de vez o fantasma da Segundona.

Abraço.

Michel Costa disse...

Boas sugestões, Joe. Vou tentar publicar essas seleções aos poucos. No fim, teremos uma ideia de qual o time produziu mais craques em atividade.

Abraço.

Alexandre Rodrigues Alves disse...

Se for pegar de todos os tempos, o Santos é o único que pode competir; nos anos 90 o Flamengo também poderia montar um time de respeito, só de jogadores que foram formados na Gávea e foram embora, muitos deles sem ganhar títulos por lá; o SP também formou muitos, mas senti falta em tentar achar zagueiros da base Tricolor, para podermos fazer um time completo.

Michel Costa disse...

Estava pensando mais na atualidade mesmo, Alexandre. Como terá o Messi, o Barcelona provavelmente terá a melhor equipe. No caso do Brasil, Flamengo, Santos, Cruzeiro e São Paulo não fazem feio também. No próximo mês, outra equipe deve aparecer aqui.

Douglas Muniz disse...

A sequência pode melhorar obviamente depois do cotejo com o Atlético-MG, mas confesso não descartar o Flamengo da briga, mesmo se vença ou empate com o time mineiro. A sequência depois é espinhosa, com o líder Fluminense, o Bahia e o Corinthians... Numa dessa...

Abraço!

Michel Costa disse...

Realmente acho que me expressei mal, Douglas. Não é que uma vitória sobre o Galo acabaria com o risco de queda do Flamengo. Mas penso que aliviaria a pressão de trabalhar pensando a todo momento em não cair. Isso atrapalha demais. Se estiver mais no meio da tabela, Dorival terá mais tranquilidade para reconstruir o time com vistas a 2013.

Abraço.

Douglas Muniz disse...

Certo, o pensamento deve ser para 2013 e acho possível ser montada uma base interessante pelo Dorival... Claro, considerando-se a chegada de dois laterais que assumam a posição (sem o Ramon entregando a rapadura todo o jogo e o Leo Moura mais peladeiro do que lateral...), um zagueiro de bom nível, que saiba compor com o Gonzalez e um sistema defensivo que não obrigue o chileno a se esfolar na cobertura, o seu ponto fraco. Cáceres assumiu bem a volância, acho que o Muralha poderia muito bem compor aquela meia-cancha, Adrian e Thomaz para a criação, Matheus para ser lapidado (igualmente para os dois garotos) e um companheiro para o Love... Quem sabe pode sair algo bom... Ou melhor do que se vê hoje.

Abraço!

Michel Costa disse...

Eu até acho que o atual elenco do Fla é de razoável para bom quando pensamos num time grande. O problema é que o time já teve três treinadores só neste ano e um deles (Joel) praticamente não treinou a equipe. É certo que para o ano que vem o rubro-negro terá de voltar ao mercado, mas acredito que três ou quatro contratações de bom nível podem dar a qualidade que falta. Quanto a nova geração, creio que ela é bastante promissora, mas não pode ser vista como solução imediata. Com paciência e sem queimar etapas, o Flamengo poder formar um grande time para 2014, 2015 baseando-se nessa garotada.

Abraço.

Douglas Muniz disse...

Sem duvida, Michel. Eu confesso que sempre fui viciado em games, principalmente futebol. Joguei durante muitos anos o PS2 e ultimamente venho jogando no PC o FIFA 12, gosto demais do jogo. Utilizo mais o Modo Manager, cuidando do time em campo, revelando jogadores e com a diretoria, negociando jogadores. Eu joguei esse modo (com a qual muito utilizei em outras versões do FIFA no PS2) e gostei muito. Minha 1° temporada foi no Ajax, no qual fui bem, venci a Eredivisie e mesmo fracassando na Copa da Holanda, a diretoria me deu respaldo e, principalmente alguns $ para contratações. Consegui trazer alguns bons nomes pra encorpar o elenco, fora os veteranos: Seedorf e Van Nistelrooy. Estou pensando em criar outro avatar para treinador no jogo, mas pensando seriamente em assumir algum clube italiano. Jogando com alguns clubes aqui e ali, analisando qualidade e potencial dos elencos, pensei em três: Inter, Juventus e Fiorentina. O Nerazzurro tem muita gente experiente, um elenco tarimbado e de qualidade, mas carece de jogadores mais velozes (um lateral esquerdo principalmente) e de jogadores mais novos. Quando joguei amistosos, fiz o time jogando num 4-3-1-2 em losango: Julio Cesar; Maicon, Lucio, Samuel e Chivu; Cambiasso, Zanetti e Thiago Motta; Sneijder; Forlan e Pazzini. Há ótimas opções no banco: Viviano, Zarate, Ranocchia, Stankovic, Milito, fora outros jovens que podem evoluir muito: Ricky Alvarez, Poli, Phillipe Coutinho e Castagnós. O objetivo, claro é bater o ultimo campeão Milan e vencer o Scudetto. A Juve tem valores de bom nível em muitas posições, posso mandar a equipe variar num 3-1-4-2 para um 4-4-2 em linha ou até mesmo num 4-3-3. Montei assim no primeiro esquema assim: Buffon; Lichtsteiner, Barzagli e Chiellini; Pirlo; Krasic, Marchisio, Vidal e Elia; Vucinic e Matri. Falta nesse time um armador que jogue mais próximo da área, tem gente boa que joga pelas pontas que poderia ser titular: Pepe e Estigarribia, e também sobra opções de ataque, sobretudo de referência: Iaquinta, Luca Toni e Amauri. Na Fiorentina, gostei pelo volume de jogo e facilidade de encaixar o esquema que pensei: 4-4-1-1, aproveitando as melhores características dos titulares, veja só: Boruc; Cassani, Gamberini, Kroldrup e Pasqual; Cerci, Behrami, Montolivo e Vargas; Jovetic; Gilardino. Há valores muito interessantes com o Llajic (aquele que o técnico agrediu na temporada passada...), o Kharja (de passagens por Roma e Inter...) e De Silvestri. Os orçamentos iniciais são: Inter: 40.000.000; Juventus: 30.000.000 e Fiorentina: 15.000.000

Qual clube você acha que devo fechar? Realmente estou com uma grande duvida. Seu conselho pode ser importantíssimo num passo de uma carreira de sucesso como técnico... Mesmo de times virtuais...hehehe...

Abraço!

Michel Costa disse...

Pô, você veio perguntar logo para um interista fanático, Douglas? Claro que é com a Inter!!! Hehehe.

Qualquer dia eu conto aqui sobre o que foi a FBWE. Coisa de gente doida mesmo.

Abraço.

Douglas Muniz disse...

Hahaha... Ué, um interista fanático que conhece melhor o time que torce, poderia me livrar de uma roubada, que tal bisar o que o "The Special" conquistou?!rsrs.

O que seria FBWE? Fiquei curioso hein?!

Abraço!

Michel Costa disse...

Opa, essa é uma missão complicada, hein? Ganhar tudo não é fácil. Manda ver!

A esta altura, você já sabe o que foi a FBWE...

Abraço.

Douglas Muniz disse...

Hahaha... Eu viu o que era a FBWE ontem no Twitter, criativo demais!!! Eu pensei em jogar com a Inter pelo volume de opções em quase todas as opções, mas a missão seria rejuvenescer o time, e aí aumenta a chance de perder titulos... E o "emprego"... Hehehe..

Abraço!

gustavo disse...

Michel, fugindo um pouco do tema, gostaria de saber sua opinião sobre essa Seleção Brasileira:

......................... Diego A. .........................
............ Thiago S. ......... David L. ............
Daniel A. ................................... Marcelo
............. L. Leiva .......................................
.................................... Hernanes .............
....................................................................
......... Lucas ................... Oscar ................
....................................................................
............................................ Neymar .......
................ L. Fabiano ...............................

com Daniel Alves um pouco mais livre que Marcelo e Lucas apoiando mais pelo franco direito.

Michel Costa disse...

Valeu, Douglas. Quem sabe um dia eu conto a história aqui. Talvez com novos capítulos.

Abraço.

Michel Costa disse...

Sua seleção é bem parecida com a minha, Gustavo. Porém, na função de segundo volante vejo Paulinho à frente de Hernanes. Na direita, ainda tenho dúvidas se o titular é Lucas, Ramires ou até Hulk. Na frente, queria ver mais de Luis Fabiano antes de confirmar a 9 para ele. Mas, sem dúvida, é um time de respeito.

Abraço.