domingo, 28 de agosto de 2011

Contagem Regressiva: Agosto de 2011

Para um fanático por futebol, Copa do Mundo é muito mais do que um evento esportivo. É um período para se tirar férias do trabalho e só sair de casa para tratar de assuntos estritamente necessários. São semanas mágicas, onde um jogador consegue deixar o mundo mortal para fazer parte do panteão dos Deuses da Bola e, de quebra, transformar um país inteiro numa grande festa. É uma época para se rir, chorar, se emocionar. Enfim, é um momento que será guardado para sempre em nossos corações...
Um ano de Mano.
O primeiro ano de Mano Menezes no comando da Seleção Brasileira foi marcado mais por interrogações do que por exclamações. Do auspicioso discurso inicial passando pela campanha decepcionante na Copa América até a derrota para a Alemanha, o Brasil mostrou pouca evolução e muitos pontos contestáveis.
Se no início Mano falava da busca pelo protagonismo perdido e pela iniciativa de jogo, a partida contra os germânicos apresentou uma Seleção mais preocupada em anular os pontos fortes do adversário do que jogar o seu futebol. A maior prova disso está na condição de reserva do meia Paulo Henrique Ganso que, em má fase, viu do banco seus companheiros serem dominados por um rival nitidamente mais forte.
Embora o técnico se mostre tranquilo em relação ao andamento de seu trabalho, a pouca evolução mostrada em doze meses de trabalho e a incoerência de várias atitudes tem causado preocupação àqueles que acompanham a preparação para o Mundial.   
Ronaldinho de volta.
O retorno do meia-atacante Ronaldinho Gaúcho marcou a convocação da Seleção Brasileira para o amistoso contra Gana no dia 5 de setembro em Londres. Apesar de atravessar grande fase no Flamengo e sem um histórico de lesões graves, os 31 anos do craque levantam suspeitas de que pode não ter fôlego para seguir no grupo até 2014.
Também chama a atenção na lista o retorno do lateral esquerdo Marcelo e do atacante Hulk. Pelo visto, o técnico aparou as arestas com o jogador do Real Madrid que agora terá a chance de mostrar na prática por que é considerado o nome ideal para a lateral canhota. Outra novidade é a presença do centroavante Leandro Damião considerado por muitos o melhor “9” que o País dispõe no momento e autor de 34 gols na temporada.     
Por outro lado, algumas ausências dão a entender que o técnico realmente costuma “fritar” atletas que cometem erros graves sob seu comando. Hernanes, expulso no amistoso contra a França e André Santos que entregou nos pés de Schweinsteiger a bola que resultou no terceiro gol alemão são ausências sentidas neste novo chamado. Ramires, titular de toda a preparação até aqui e ausente neste chamado e a presença de Elias, recém-dispensado pelo Atlético de Madrid, são outros exemplos de que Mano talvez não tenha o rumo da Seleção tão definido quanto diz ter.    
Confira a seguir os 24 convocados para o amistoso contra Gana:
Goleiros: Fabio (Cruzeiro), Jefferson (Botafogo) e Júlio César (Internazionale);
Zagueiros: David Luiz (Chelsea), Dedé (Vasco), Lúcio (Internazionale) e Thiago Silva (Milan);
Laterais: Adriano (Barcelona), Daniel Alves (Barcelona), Danilo (Santos) e Marcelo (Real Madrid);
Volantes: Elias (Atlético de Madrid), Lucas Leiva (Liverpool), Luiz Gustavo (Bayern), e Ralf (Corinthians);  
Meias: Fernandinho (Shakhtar Donetsk) Lucas Moura (São Paulo), Paulo Henrique Ganso (Santos) e Ronaldinho Gaúcho (Flamengo);
Atacantes: Alexandre Pato (Milan), Hulk (Porto), Leandro Damião (Internacional), Neymar (Santos) e Robinho (Milan).
Mundial Sub-20.
Se o selecionado principal não vai bem, o mesmo não pode ser dito da Seleção Sub-20 campeã mundial sob o comando de Ney Franco. Mesmo sem contar com Lucas e Neymar, seus principais jogadores, o Brasil conseguiu conquistar o pentacampeonato da categoria ao derrotar Portugal por 3 a 2 na final. De quebra, a campanha deu indícios de que alguns desses jovens podem figurar em breve no grupo de cima. Além do lateral/volante Danilo, já presente na última convocação de Mano Menezes, o volante Casemiro e o meia Oscar deixaram ótima impressão em território colombiano e são nomes a serem anotados na agenda do treinador.     
De olho na Copa.  
O cerco está se fechando. Após desdenhar das denúncias de parte da imprensa brasileira, o presidente da CBF Ricardo Teixeira vê seu nome presente de maneira nada agradável no principal noticiário do Brasil. No último dia 13, o Jornal Nacional exibiu uma matéria de três minutos sobre as denúncias de irregularidades no contrato com a empresa que organizou o amistoso entre Brasil e Portugal em 2008.
Paralelamente, a Procuradoria Geral da República analisa possível representação criminal contra Teixeira buscando comprovar o recebimento de suborno da extinta empresa de marketing ISL. Na ocasião, o dirigente teria devolvido o dinheiro recebido num acordo com a justiça suíça para que o caso não fosse levado adiante.
Em meio a essas acusações, o ritmo lento das obras para o Mundial segue inalterado. Em linhas gerais, podemos classificar o andamento da seguinte forma:
Dentro do previsto: Belo Horizonte, Brasília e Salvador;
Apresentando atrasos: Cuiabá, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro;
Situação preocupante: Curitiba, Manaus, Natal e São Paulo.    
Imagens: Getty Images e AP.

6 comentários:

Leonardo Prado disse...

vitor em má fase tb não foi chamado, sendo que esteve em todas as convocações do mano menezes.

Michel Costa disse...

Bem lembrado, Leonardo. Inclusive, no início do trabalho de Mano, Victor era o titular da Seleção. Mas, após seguidas falhas, o gremista acabou perdendo espaço. Mesmo assim, ainda o considero melhor do que Fábio, por exemplo.

Abraço.

Leonardo Prado disse...

o guardião da meta tricolor esta um arremedo de do goleiro que foi antes da copa america. Aqui em porto alegre é consenso que a seleçãqo brasileira e o banco da copa america acabaram com o segundo semestre do goleiro do Vitor, e para piorar a sua situação, o seu reserva, marcelo grohe, estava tendo atuações irreparáveis. Mas a direção e o roth bancaram o Vitor. a torcida tem pesadelos a cada saida e bola aérea do vitor, sem falar em quando ele quer jogar com os pés. O vitor deve desejar o final de 2011 para ontem.
Abração.

PS: Tem um zagueiro surgindo aqui que promete, chama-se Saimon, é muito bom zagueiro e jovem, muito mais técnico que o Juan do inter, e acho que vai para as olimpiadas, junto com o mário Fernandes(depois do léo moura, o melhor do brasil na posição), fernando e oscar, e quem sabe o damião, quem idade olímpica.

Michel Costa disse...

Tenho um amigo que é metido a jogar no gol que sempre diz "goleiro é fase". Antes mesmo da Copa América já diziam que Victor não estava bem. Mas, se a Seleção influencia de alguma maneira, acho que além dos treinos menos puxados existe também a possibilidade de uma transferência para o exterior, algo que deve mexer com a cabeça de alguns jogadores.
Falando em Victor, vi uma entrevista dele ontem em que se dizia preparado para dar a volta por cima e que o desejo era voltar para a Seleção. Vamos ver o que acontece.
Sobre o Saimon, já ouvi falar algumas vezes, tendo o nome mais ligado às seleções de base. Tomara que tanto ele quanto o Mario Fernandes sejam tudo o que a torcida brasileira espera.

Leonardo Prado disse...

eu acho michel, que não estão, nem o saimon, e talvez o mario, em nível de responder ao que a torcida brasileira espera, pq a gente já teve lendas em todas as posições, mas no contexto atual, não vejo opções melhores. claro que o olhar é mais regional do que mundial, mas no brasileirão, não vejo muitas opções melhores. sem modéstia, o negueba não amarra a chuteira do mário.....hehehehehe... abração.

e o joel hein? caiu. aqui em poa tem um humorista que faz uma sátira com o personagem do papai joel, é muuuuuito engraçado...hehehe... o joel é um personagem do futebol brasileiro.

Michel Costa disse...

Cuidado com o Negueba, hein? O neguinho é folgado e capaz de dar um chapéu no M.Fernades antes que ele possa notar...hehe.

Quanto ao Joel, nunca vou conseguir entender essa política demissionária dos clubes brasileiros. Quem o Cruzeiro vai contratar agora? Não tem ninguém na praça!
Já o programa humorístico, se for a galera do "Pretinho Básico", já ouvi muitas vezes. Sem falar na saga do Dejair...hahaha.

Abraço.