terça-feira, 9 de agosto de 2011

Lembra desse?!

Aquele lance ou momento que você, por um motivo ou outro, nunca esqueceu.
Parabéns, Zagallo.
Num tempo em que torcer pela Seleção Brasileira e gostar de seu próprio país se tornou piegas na visão dos mesmos que acham linda a relação dos uruguaios com a Celeste Olímpica, Mário Jorge Lobo Zagallo segue na contramão. Personagem intimamente ligado às passagens mais vitoriosas do futebol brasileiro, o Velho Lobo provavelmente é a figura mais subvalorizada de nossa história.
Campeão do mundo como jogador, treinador e coordenador, Zagallo chega aos 80 anos lúcido e franco como sempre foi. As mesmas lucidez e franqueza que o fizeram enxergar a maneira mais correta para encaixar todos os craques no meu time em 1970, ainda o guiam para brecar aqueles que imaginam Ronaldinho Gaúcho como meio-campista do Brasil em 2014.    
Hoje, neste espaço, recordo um momento marcante de sua carreira como comandante da Seleção. Campeão da Copa América de 1997 na altitude boliviana, desabafou contra seus críticos de maneira feroz e, de quebra, cunhou uma frase que se incorporou para sempre ao nosso vocabulário futebolístico. Essa não tem como esquecer...
Você conhece alguma história interessante sobre o mundo da bola?
Mande-a para meu e-mail: a4l@bol.com.br e coloque no assunto: 'Lembra desse?!' e ela poderá ser publicada aqui!

2 comentários:

Anônimo disse...

Michel, me desculpa, mas acho justamente o oposto: para mim, Zagallo é supervalorizado na história do nosso futebol. Tem seus méritos, claro, mas é enaltecido demais.
abs
Venditti

Michel Costa disse...

Olá, Venditti.

Bem, sobre o Zagallo, acho que depende do ponto vista. Como a maioria das questões futebolísticas no Brasil são tratadas nos extremos, lembro que existe uma grande fatia de torcedores que considera o Velho Lobo uma espécie de Forrest Gump tupiniquim. Inclusive, são os mesmos que tentam minimizar sua importância como jogador e como responsável pela montagem da fantástica Seleção Brasileira de 1970.

Abraço.