sábado, 7 de março de 2015

Dória, Bielsa e a imagem dos brasileiros no exterior

Um dos principais reforços do São Paulo em 2015, Matheus Dória foi o convidado da terceira edição do programa Bate-Bola, da ESPN Brasil, na última quinta-feira. Em dado momento, o zagueiro foi perguntado sobre sua passagem pelo Olympique de Marselha e as dificuldades que enfrentou sob o comando do argentino Marcelo Bielsa. Aproveitando a ocasião, Dória falou a respeito de seu não aproveitamento no time francês e do comportamento do técnico com auxiliares e com ele mesmo. Ali estava apenas a versão do jovem brasileiro, mas as reações que vieram a seguir surpreenderam este blogueiro. Com poucas ressalvas ou contextualização, a maior parte das pessoas que se manifestaram sobre o tema optou por criticar Dória. É como se o jogador brasileiro fosse o único culpado por seus infortúnios no Olympique independente do que lá aconteceu.
Antes de tudo, é preciso recordar como se deu a contratação de Dória pelo OM. Figura de destaque no Botafogo desde 2013, embora não fosse unanimidade entre os torcedores, o zagueiro tornou-se objeto de cobiça de importantes clubes europeus e acabou desembarcando na França por cerca de oito milhões de euros. No entanto, antes mesmo de se apresentar ao seu novo treinador, Dória se deparou com a entrevista coletiva de El Loco dizendo que sua diretoria não o consultou sobre a contratação, que não tinha avaliado o defensor e que era contra a sua chegada. Não é preciso ser um gênio para perceber que a vida do garoto, então com 19 anos, não seria fácil em Marselha. Como era de se esperar, Dória ficou encostado no clube até que o São Paulo o repatriasse.
Reunindo esses fatos, o depoimento de Dória e refletindo sobre o histórico de loucuras de Marcelo Bielsa é possível chegar à conclusão de que pode não se tratar do clássico caso do jogador que não conseguiu seu espaço e saiu atirando contra o seu ex-técnico. Bielsa nunca quis a chegada de Dória, não fez questão de esconder isso e nunca concedeu chances reais para o jogador se firmar. Analisando a questão, ela remete muito mais a uma típica queda de braço entre dirigente e técnico do que propriamente a reprovação de um atleta após um período de trabalho e convivência.
Contudo, é possível dizer que há, por parte de algumas pessoas, uma pré-disposição em considerar os brasileiros culpados por qualquer situação negativa no exterior independente dos fatores que esta envolver. Possivelmente baseada em episódios onde os brasileiros realmente erraram, criou-se por aqui uma regra geral onde o profissional brasileiro, seja ele técnico ou jogador, está sempre errado. Um provável resultado da soma de pouco pensamento crítico somado ao atávico complexo de vira-latas que Nelson Rodrigues definiu tão bem. Esta sim, uma típica conduta com ares de regra geral.

Imagem: Divulgação

4 comentários:

Unknown disse...

A reação dos torcedores é mais do que natural. Existem milhares de casos em que jogadores brasileiros foram para clubes europeus e creditam seu insucesso no mercado europeu a treinadores que, supostamente , perseguem jogadores brasileiros, vide van Gaal. Essa inadaptação é um dos componentes da desvalorização dos jogadores nacionais no velho continente,,
GRato

Michel Costa disse...

Por isso é tão importante analisarmos caso a caso, Marlon. Além do mais, acredito que os jogadores brasileiros têm se adaptado melhor à vida no exterior (seja Europa ou outro continente) cada vez mais. Para cada Bernard, temos exemplos no próprio Shakhtar de atletas que se adaptaram e fizeram história no clube ucraniano. No entanto, muita gente costuma aplicar a "regra geral" e dizer que TODO jogador brasileiro é isso ou aquilo. Um erro terrível pra mim.

Abraço.

Alexandre Rodrigues Alves disse...

Acho que não se deve culpar o Dória por antecedência, nem o Bielsa. Muitas vezes um jogador comum brasileiro se acha melhor do que é. Não parece que é o caso do zagueiro, apesar de que ele também se mostrou pouco afeito as qualidades do treinador. Porém o argentino continuou teimoso ao não utilizar o brasileiro nem ao menos uma vez...parece que ele ficou no meio de uma guerra entre o treinador e a diretoria...

Michel Costa disse...

É o que parece, Alexandre. Além disso, o próprio discurso de Bielsa antes mesmo de conhecer Dória já indicava que o zagueiro não teria vida fácil no OM. Daí a cravarem que Dória é o errado da história como fizeram é, no mínimo, arriscado. Um resquício do velho complexo de vira-latas que ainda sobrevive no Brasil.

Abraço.