domingo, 13 de abril de 2014

O quarto zagueiro

A excelente temporada realizada por Miranda no Atlético de Madrid fez reacender o clamor pelo zagueiro entre os 23 convocados para a Copa do Mundo. Compondo uma defesa central sólida com uruguaio Diego Godín, o ex-são-paulino tem recebido elogios por sua classe e poder de antecipação, porém, sem comover Luiz Felipe Scolari que segue com seu último escolhido indefinido. Até o momento, os únicos nomes certos são Thiago Silva, David Luiz e Dante, desde que uma lesão inoportuna não atrapalhe os planos do técnico.
Na Copa das Confederações, o escolhido foi Réver, mas as contusões e o péssimo segundo semestre de 2013 praticamente sepultaram as chances do atleticano. Também atuando em Minas Gerais, Dedé vem recuperando no Cruzeiro o melhor momento vivido no Vasco da Gama, quando gozou do status de melhor zagueiro do País. Henrique, outra figura constante nas convocações, agora tem mostrado sua versatilidade atuando como volante e lateral direito no Napoli, condição parecida com a que o titular David Luiz vem enfrentando no Chelsea, onde o treinador José Mourinho vem optando por utilizá-lo no meio-campo.
O jovem Marquinhos é outro nome frequentemente lembrado tornando-se uma escolha que visa o próprio futuro do selecionado, uma vez que o defensor do Paris Saint-Germain chegaria ao Mundial com apenas 20 anos. Outra hipótese é a não convocação para o quarto e último posto, contando com o volante Luiz Gustavo como eventual ocupante da defesa. Tal iniciativa serviria para abrir espaço no grupo para a convocação de mais um atacante ou meia-ofensivo. Contudo, conhecendo o pragmatismo do técnico que conta com tantas opções à disposição, é improvável que Scolari se arrisque quando o dia 7 de maio – data marcada para a lista final – chegar.
Coluna escrita originalmente para o site Doentes por Futebol.
Imagem: Reuters 

2 comentários:

Alexandre Rodrigues Alves disse...

Para mim o Miranda só não é melhor que o Thiago Silva, os 2 deveriam ser titulares da Seleção; o Marquinhos é um bom nome para o futuro, poderia ser o "quarto nome" preparado para 2018, caso o Felipão pense nisso. O David Luiz me convence mais como volante do que como zagueiro. O Rever vinha muito bem, mas se machucou e hoje está abaixo até do Dedé. O Dante é o mais fraco deles para mim, mas a boa performance no Bayern de fato conta a seu favor.

Michel Costa disse...

Apesar de ter citado Miranda por ser o zagueiro mais solicitado pela imprensa esportiva, tenho lá minhas dúvidas sobre o desempenho dele, Alexandre. No "Who Scored" a ficha do zagueiro revela coisas que não conseguimos ver como o baixo aproveitamento nos passes, algo em que Dedé, por exemplo, é ótimo. Sua fragilidade física também me chama a atenção. São comuns as perdas de duelos de um contra um como vimos com Neymar no confronto pela UCL. No cômputo geral, Miranda é bom zagueiro, mas acho que o sistema defensivo do Atlético de Madrid o auxilia bastante.