domingo, 30 de setembro de 2012

Contagem Regressiva: Setembro de 2012

Para um fanático por futebol, Copa do Mundo é muito mais do que um evento esportivo. É um período para se tirar férias do trabalho e só sair de casa para tratar de assuntos estritamente necessários. São semanas mágicas, onde um jogador consegue deixar o mundo mortal para fazer parte do panteão dos Deuses da Bola e, de quebra, transformar um país inteiro numa grande festa. É uma época para se rir, chorar, se emocionar. Enfim, é um momento que será guardado para sempre em nossos corações...
O que aproveitar dos amistosos contra a Argentina
Pensando no inchado calendário do futebol brasileiro, o melhor era que o chamado “Superclássico das Américas” não existisse. Além de Brasil e Argentina não poderem contar com jogadores que atuam na Europa, os dois amistosos são um risco desnecessário para um técnico tão contestado quanto Mano Menezes. Se a Seleção vencer, terá feito a obrigação por derrotar um adversário tão fragilizado. Se perder, terá sido para um rival que não pôde contar com seus principais destaques.
Isso posto, ainda é possível tirar algo proveitoso das partidas. A primeira delas está na defesa. Dedé é considerado por muitos o companheiro de zaga ideal para Thiago Silva. No entanto, até o momento, o vascaíno havia tido poucas oportunidades com a camisa amarela e sua pouca experiência internacional ainda é vista com reservas. Obter mais horas de voo é fundamental para um zagueiro de Seleção. Mais a frente, os entrosados Ralf e Paulinho mostram que podem ser aproveitados também no time principal. No caso do segundo, a titularidade parece cada vez mais próxima.
Enquanto isso, a garantia dada por Mano de quatro jogos para Lucas pode ser o que faltava para o meia-atacante do São Paulo finalmente deslanchar. Por sua vez, a escalação de Luis Fabiano indica que o técnico ainda não está convicto de que a camisa 9 pertence a Leandro Damião. Infelizmente, graças a mais uma lesão, o Fabuloso não estará na Argentina para o jogo de volta nesta quarta-feira. Por fim, as partidas também servem para observar atletas com pouco espaço em convocações regulares como Wellington Nem e Bernard, duas opções que atuam pelos lados do campo.    
Não era o momento de Kaká
Este blogueiro sempre defendeu que a renovação da Seleção foi feita de maneira precipitada e que os maus resultados colhidos até o momento também eram fruto da baixa média de idade do grupo. E é justamente por essa falta de experiência - e também de uma referência - que Kaká voltou à lista de convocados. Carismático, o meia pode dividir os holofotes com Neymar e tirar do santista a obrigação de carregar o time. Porém, este não é o momento ideal. Sem atuar em nenhuma partida oficial nesta temporada, Kaká não tem ritmo de jogo para ser uma figura importante dentro de campo. E, ao que tudo indica, esse cenário não deve mudar enquanto ele permanecer no Real Madrid.
A convocação para os amistosos diante de Iraque (dia 11/10 em Malmö, Suécia) e Japão (dia 16/10 em Wroclaw, Polônia) também contou com outras polêmicas. O retorno de Giuliano levanta e velha desconfiança de que alguns chamados não obedecem apenas a critérios técnicos, parecendo mais uma versão da apelidada “quota Shakhtar”, onde jogadores em situação obscura são chamados visando futuras negociações. Logicamente, não há aqui a pretensão de se afirmar nada sem provas, mas é impossível não notar essa questão.
Outra situação desconfortável foi a convocação de diversos jogadores que atuam em times envolvidos na disputa da reta final do Brasileirão. Para evitar um impacto maior, Mano Menezes chamou apenas um jogador por clube. Aliás, no caso de Thiago Neves, a ideia pareceu muito mais incluir alguém do líder para evitar mais chiadeira do que propriamente acreditar na contribuição que um jogador assumidamente em má fase pode trazer para o selecionado.
Também chamou a atenção a capa do diário Lance! que sob um viés sensacionalista defendeu o descontentamento dos clubes diante da perda de nomes importantes durante uma fase tão decisiva do campeonato. Trata-se do típico caso de ignorar a causa e atacar o efeito. Obviamente, o problema não é da Seleção, mas do calendário. Enquanto a bola rolar no Brasil em datas FIFA, nada disso irá mudar. Porém, chama bem mais a atenção escrever “abaixo a Seleção” do que “abaixo o calendário”.
Confira a seguir a lista completa:  
Goleiros: Diego Alves (Valencia), Jefferson (Botafogo) e Victor (Atlético Mineiro);
Zagueiros: David Luiz (Chelsea), Dedé (Vasco da Gama), Leandro Castán (Roma) e Thiago Silva (PSG);
Laterais: Adriano (Barcelona), Alex Sandro (Porto), Daniel Alves (Barcelona) e Marcelo (Real Madrid);
Volantes: Fernando (Grêmio), Paulinho (Corinthians), Ramires (Chelsea) e Sandro (Tottenham);
Meias: Giuliano (Dnipro), Kaká (Real Madrid), Lucas Moura (São Paulo), Oscar (Chelsea) e Thiago Neves (Fluminense;
Atacantes: Hulk (Zenit), Leandro Damião (Internacional) e Neymar (Santos).
De olho na Copa
Para quem achou de gosto duvidoso a escolha de “Brazuca” como nome da bola que será utilizada na Copa do Mundo, o mês de setembro reservou outras surpresas. O mascote do próximo mundial, representado por um tatu-bola, terá sua alcunha definida através de votação do público no site da FIFA. Todavia, os nomes Amijubi (Amizade + Júbilo), Fuleco (Futebol + Ecologia) e Zuzeco (Azul + Ecologia) não caíram no gosto das pessoas. E como tudo que está ruim ainda pode piorar, a caxirola, instrumento que produz um som semelhante a um chocalho criado pelo músico Carlinhos Brown, promete ser a substituta da odiosa vuvuzela nos estádios brasileiros.
No último dia 27, a FIFA anunciou os horários dos jogos da Copa. A abertura, que terá a Seleção Brasileira, acontecerá na Arena Corinthians e terá início às 17 horas. As partidas da fase de grupos começarão às 13h, 17h, 18h, 19h e 21h, enquanto as oitavas-de-final e quartas-de-final acontecerão às 13h e 17h. As semifinais serão às 17h e a final será às 16h do dia 13 de julho de 2014 no Maracanã. As escolhas das datas e dos horários levaram em conta diversos critérios com o descanso equitativo dos selecionados, as temperaturas médias das sedes e o público internacional.         
Confira abaixo, o andamento das obras nas doze sedes:         
Dentro do previsto: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Salvador;  
Apresentando atrasos: Cuiabá, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo;
Situação preocupante: Curitiba, Manaus e Natal.
Imagens: Yahoo Brasil, Reuters, Lance e FIFA.

11 comentários:

Alexandre Rodrigues Alves disse...

Superclássico: Acho desnecessário; se um jogador daqui se destacar poderia ser chamado para os amistosos "normais"; o desnível do nosso campeonato, que nem é o melhor que poderia ser, em relação ao da Argentina é grande, ou seja, provavelmente o Brasil vencerá mais esses encontros, que devem acontecer por alguns anos ainda. Penso que foi uma jogada da CBF para dizer que a Sel. Brasileira ainda joga em seu país, mesmo com o calendário tosco que temo; como a AFA comprou a idéia...Sobre os possíveis convocados, concordo com você.

Capa:Concordo plenamente que atacaram a consequência ao invés da causa; o viés do Lance! muitas vezes é idêntico ao do Olé da Argentina, gostam mais é de fazer barulho, ainda que existam bons profissionais por lá e sempre mantiveram uma postura crítica ao Ricardo Teixeira. Mas realmente seria bem melhor se propusessem um debate sobe o calendário do que simplesmente ajudar no clima de que tudo na Seleção é ruim.

Seleção: Concordo que não era necessariamente a hora do Kaká, ainda que também ache que ele tem vaga na Seleção; talvez o começo ano que vem fosse a hora melhor, ainda que ele tenha voltado a jogar um pouco nessa semana; penso que o Hernanes ainda pode fazer parte do grupo. Estranho que o Cássio foi convocado daquela vez e não foi mais e o Castán (que até é um bom zagueiro) só foi convocado agora que foi vendido. Você acha que o Maicon ainda pode retornar à Seleção?

Mascotes, bola: A falta de criatividade de quem fez isso é lamentável. Pode reparar que o desenho do tatu-bola (que até é um bichino simpático e foi bem escolhido) é idêntico ao do Zakumi de 2010; pega uma foto dele para você ver, pegaram o mesmo corpo e a mesma cor de uniforme, só mudaram a cabeça e as patas. Sobre os nomes possíveis para ele, dá a impressão de quem escolheu ou não mora aqui ou não entende patavinas de futebol, assim como aconteceu com a bola. Você achou que a escolha dos horários favoreceu o Brasil?

Alexandre Rodrigues Alves disse...

Faltou falar sobre o chocalho ridículo, do mais ridículo ainda, C.Brown; a falta de criatividade é triste, além de um componente cultural: se fosse a África que copiasse alguma coisa de fora, diriam que lá é que moram os subdesenvolvidos.

Michel Costa disse...

Hehe... até a pose é parecida com a do Zakumi, Alexandre. Pelo visto, a criatividade também não é o forte dos desenhistas.

É o que eu penso sobre a volta de Kaká. Seu retorno seria interessante se ele tivesse ritmo de jogo. Do jeito que está, parece que a ideia é só usá-lo fora de campo. Quanto a Hernanes, vejo que ele perdeu novamente a posição para jogadores que não estão jogando melhor.

gustavo disse...

Michel, nova sugestão para a seleção principal (acesse http://this11.com/boards/abDsv34acO.jpg)
E uma sugestão de escalação para o amistoso contra a Argentina (acesse http://this11.com/boards/abDsWW6anR.jpg)

O que acha?? Abraços!

Michel Costa disse...

Gostei muito dos times, Gustavo. Só acho que Diego e Fred não parecem fazer parte dos planos de Mano. Outro jogador que me chamou a atenção foi Luiz Gustavo que vem atuando bem pelo Bayern e mesmo assim vem sendo preterido por Sandro, volante que não foi bem nas oportunidades que teve. Eu o convocaria, sem dúvida.

Abraço.

gustavo disse...

Mas você acha, apesar de não pertencerem aos planos do Mano, o Fred e o Diego seriam nomes viáveis para o Brasil? Abraços!

gustavo disse...

você acha QUE* (faltou um "que" na minha pergunta hehe)

Michel Costa disse...

Tecnicamente, não restam dúvidas de que Fred e Diego têm bola para jogar pela Seleção. Mas, no caso do primeiro, desconfio que falta vontade. Aquela declaração do pai dele falando do 'migué' pegou mal demais. Eu não convocaria, até por ser um exemplo negativo para os outros jogadores.
No caso de Diego, acho que os problemas profissionais vividos nos últimos anos somados com as aparições discretas na Era Dunga não deixaram boa impressão. Vamos ver se esse retorno à Bundesliga o recoloca novamente na órbita da Seleção. Particularmente, vejo um potencial muito maior nele do que em Thiago Neves, por exemplo.

Abraço.

gustavo disse...

Quanto ao esquema tático, você acha que pode funcionar melhor um 4-2-2-2 simples e veloz (como o que eu apresentei) ao invés do 4-2-3-1 do manjado e pouco produtivo?

Johnny disse...

Só uma coisa, com o perdão do vocábulo sujo: PUTA MERDA, cada nome feio!!!!!!!

Michel Costa disse...

Gustavo, sinceramente, não vejo que um esquema é necessariamente melhor do que o outro. Um 4-2-2-2 pode apresentar problemas defensivos na hora de fechar os espaços nas laterais do campo, assim como um 4-2-3-1 pode isolar o atacante. O mais importante é como essa equipe trabalha com e sem a bola. E isso não é clichê.
Particularmente, não gosto do 3-5-2 da Juventus, mas nem por isso vou deixar de reconhecer que esse sistema tem funcionado. Ao mesmo tempo, o Barcelona usou quase
que um 3-7-0 contra o Santos e o time da Vila nem viu a bola. Até hoje desconfio que Muricy não entendeu bem o que aconteceu... hehe.

Abraço.