sábado, 6 de outubro de 2012

Lembra desse?!

Aquele lance ou momento que você, por um motivo ou outro, nunca esqueceu.
A noite de Romário
Barcelona e Real Madrid se enfrentam neste domingo e com a chegada do maior clássico do mundo estão as lembranças de grandes duelos. Na temporada 1993/94, Romário marcou para sempre seu nome no encontro ao anotar três vezes sobre o rival na goleada por 5 a 0. Naquele momento, se ainda restava alguma dúvida se o Baixinho seria o condutor da Seleção Brasileira na Copa dos Estados Unidos elas se dissiparam após essa exibição de gala.
Um ano depois, os Merengues devolveram a goleada novamente com um hat-trick, dessa vez anotado pelo chileno Ivan Zamorano. Curiosamente, o craque dinamarquês Michael Laudrup estava no lado vencedor nas duas ocasiões. 
 Você conhece alguma história interessante sobre o mundo da bola?
Mande-a para meu e-mail: a4l@bol.com.br e coloque no assunto: 'Lembra desse?!' e ela poderá ser publicada aqui!

6 comentários:

Douglas Muniz disse...

E ai Michel, beleza? Ao meu ver foi a melhor atuação individual na história do clássico. O Romário jogou horrores, mas também vale lembrar outras atuações impecáveis do Guardiola e do Stoichkov. O búlgaro maluco e genial era um dos jogadores que eu mais gostava de ver jogar, ele formando dupla com o Romário tinham até apelido: Facão e Cobra. Me lembro de ter lido na Four Four Two brasileira uma entrevista com o Laudrup que tinha como assunto o clássico, ele disse que não sabia se os barcelonistas gostavam do seu jogo, e no ano seguinte, jogando (muito!!!) pelo Real, sentiu na pele (pancadas!!!) o quanto eles o odiavam... Coisas do clássico. Outro jogo que me lembro foi o 6 a 2, me lembro de estar saindo do trabalho durante o jogo e ouvindo pelo rádio alguns comentários, quando ouvi, estava 4 a 1, pude crer que aquele time era mágico e me marcou para sempre!!! Ao som de Viva la Vida e as rapsódias de Messi e companhia genial no Bernabeu... Incrível!

Abraço!

Alexandre Rodrigues Alves disse...

Lembro de ter visto esse jogo no VT que a Bandeirantes passou na segunda à tarde na "Faixa Especial do Esporte" às 17:30 mais ou menos; realmente o Romário jogou demais naquela temporada pelo Barça e o Real Madrid não se encontrou nesses anos do Tetra Barcelonista, até o Ricardo Rocha, que era bom zagueiro, passou pelo Real e não ficou por lá (nessa época ele já estava no Santos). O Laudrup realmente jogava demais e qdo da contratação dele o Real voltou a ter o domínio na Espanha em 95.

Michel Costa disse...

Não sei se foi a melhor (teve aquela do Ronaldinho também, outras de Messi), mas certamente está entre as melhores, Douglas.
Lembro dessa FourFourTwo, assim como me lembro da matéria em que Romário e Stoichkov destruíram o Manchester United pela UCL. Grande dupla.

Abraço.

Michel Costa disse...

O Barcelona de Cruyff realmente marcou época na Espanha, Alexandre. Mas, após a derrota para o Milan em 94 e saída de Romário sete meses depois o time se perdeu.
Lembro de Ricardo Rocha no Madrid. O zagueiro foi relativamente bem lá. Tanto que um jornalista espanhol que veio ao Brasil cobrir um jogo da Seleção e o encontrou disse que ele foi o melhor central que ele viu atuar com a camisa merengue.

Abraço.

Douglas Muniz disse...

Me recordo também dessa matéria, Michel, eu gostava muito da revista, tenho todos as edições. Os jornalistas ingleses ironizaram os beques mancunianos pela atuação pavorosa frente a dupla infernal de ataque barcelonista. Compararam com a peça de teatro Romeu e Julieta, comparando com a fala de Julieta: "...Romeu? Onde estás tu Romeu?..." Troque Julieta pela dupla Pallister e Bruce e troque Romeu por Romário... O baixinho apavorou!!!
O Ricardo Rocha no Real vinha muito bem na primeira temporada, liderando a melhor defesa do certame. Na ultima rodada, o Real foi visitar o Tenerife do técnico Valdano, de Redondo na meia cancha e Pizzi no ataque, enquanto que o Barça recebia o Bilbao. Os jogos no mesmo horário e o Barça conseguia vencer com tranquilidade o time basco, em Tenerife o Real vinha vencendo por 2 a 1 e conquistando a taça, mas aí o beque brasileiro teve dois minutos de apagão, fez um gol contra e falhou no terceiro gol do time mandante, entregando a taça de bandeja para os arquirrivais. Na temporada seguinte, em 1992-93 ocorreu a mesma coisa: derrota fora de casa para o Tenerife e titulo perdido por um ponto para o time azul grená. Mas nessa temporada, Ricardo Rocha era banco e acertou o retorno para o futebol brasileiro, foi para o Santos e levou a Bola de Prata para zagueiro, sendo um dos artífices do mediocre time que chegou nas semi-finais do Brasileirão 1993, num grupo com Flamengo, Remo, Vitória e Corinthians. Mas não mais voltou ao Real, mas era um beque fantástico!

Abraço!

Douglas Muniz disse...

Alias, só corrigindo: os grupos das semi-finais do Brasileirão de 1993 eram: Grupo A - Santos, Corinthians (com Rivaldo de volante!!!), Vitória (de Roberto Cavalo e dos muleques Dida, Paulo Isidoro e Alex Alves) e Flamengo (com o "vovô garoto" Junior ainda jogando, com Renato Gaúcho e Casagrande no ataque); Grupo B - Palmeiras (timaço sensacional da Parmalat!!!), São Paulo (Time que seria Bi-Mundial), Guarani (do Edu Lima e Clóvis!!!) e o Remo (de um garoto magrelo e muito habilidoso chamado Giovanni que o Santos contratou meses depois...).

Abraço!