sábado, 14 de janeiro de 2012

A4L recomenda: Febre de Bola.

"Como pude passar tanto tempo sem ler ‘Febre de Bola’?" Essa foi a primeira pergunta que me fiz quando comecei a ler o livro de Nick Hornby. Depois, houve a constatação de que as 250 páginas não traziam análises profundas sobre futebol ou um paralelismo simples entre a vida do escritor e seu time de coração, o Arsenal. Era algo diferente. E, de certo modo, muito maior do que isso.
No livro, Hornby mergulha em seu próprio passado e trás à tona todo seu fanatismo pelo clube londrino e, em consequência, também provoca o despertar do louco por futebol que existe em cada um de nós. Mesmo estando separados pela diferença de idade e pela distância cultural e geográfica, não foram poucas as vezes em que me vi em situações semelhantes àquelas que o autor viveu. Como o inglês, muitas vezes me vi triste pela derrota do meu time como se ela fosse um fracasso particular. Também não foram poucas as segundas-feiras em que tudo parecia cinza porque o Flamengo perdeu no fim de semana. Assim como não foram raras as ocasiões em que me senti o dono do mundo apenas porque meu capitão ergueu uma taça de Estadual.
“Febre de Bola” (sinopse aqui) é exatamente isso. É uma declaração de como é possível amar um esporte de maneira integral e incondicional. É se sentir parte de algo maior sem se importar em ser apenas mais um. É viver uma paixão ignorando o sentimento que virá depois. Afinal, independente das cores que adotamos, somos todos mais parecidos do que podemos imaginar.

5 comentários:

Repolho disse...

Caso alguem queira comprar, ele esta em promoção na FNAC on line.

Michel Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Michel Costa disse...

Valeu pela sugestão, Repolho. Espero que a galera aproveite, pois esse livro realmente vale a pena!

Abraço.

andrechasee disse...

Michel,

Li esse livro logo que ele saiu...e me identifiquei com varias passagens do livro, e a partir dessa leitura, passei a acompanhar o Arsenal com outros olhos, e hoje em dia, posso me considerar um Gunner, graças a Febre de Bola, e sem falar que os outros livros do Nick também são muito bons, um cara que fala sobre musica boa e futebol não pode ser ruim, não é mesmo?!

Abraço.

Michel Costa disse...

Olá André,

Também fiquei como vontade de ler mais obras de Nick Hornby. "Alta Fidelidade", que trata de outro tema que eu gosto muito, parece ser uma ótima opção.

Abraço.