domingo, 4 de dezembro de 2011

A4L Tube.

Sócrates (1954 – 2011)
Infelizmente, a rodada mais esperada desta edição do Campeonato Brasileiro será disputada com um sorriso amarelo. Faleceu na madrugada de hoje Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, o nosso Sócrates. O ex-jogador estava internado desde quinta-feira vítima de uma intoxicação alimentar que, devido ao seu organismo já debilitado pelo alcoolismo, provocou um quadro de septicemia.
Meio-campista dotado de raro talento, Dr. Sócrates foi uma figura ímpar dentro e fora dos gramados. Em campo, era a elegância, a técnica e a visão apurada. Fora dele, médico formado (daí o doutor incorporado ao nome), ativista político, um pensador do futebol e da vida, além de um grande contador de histórias.
Que fique registrada essa pequena homenagem a um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos e um ser humano que certamente fará muita falta. Descanse em paz...   
Descobriu algum vídeo interessante ou engraçado cujo tema é futebol? Mande-o para meu e-mail: a4l@bol.com.br, colocando no assunto “A4LTube”. Ele poderá ser publicado aqui!

5 comentários:

João Caniço disse...

Uma grande referência que desaparece. Até sempre, campeão!

Michel Costa disse...

Uma referência sem dúvida, JP. Sócrates não foi apenas um craque dos gramados, mas, fazendo jus ao próprio nome, foi também um grande pensador da sociedade brasileira.

Abraço.

João Caniço disse...

Sem dúvida, Michel. Sócrates era muito querido aqui em Portugal, em especial pelas gerações que tiveram a oportunidade de assistir ao Mundial de 1982.
A Democracia Corinthiana é um movimento ideológico único na história do futebol mundial. Actualmente, olhamos à nossa volta e constatamos que a esmagadora maioria dos jogadores profissionais de futebol têm escrito ignorante e fútil na testa.
Li recentemente que Sócrates estaria a ponderar um convite para trabalhar na selecção cubana de futebol. Provavelmente, o seu estado frágil de saúde impediu esse regresso.
Abraço.

Michel Costa disse...

Não sabia que Sócrates era tão querido em Portugal, JP. Realmente o Doutor era um sujeito especial. Quanto a proposta de Cuba, também imagino que sua permanência no Brasil tem a ver com sua saúde delicada. Antes desta fatídica internação, Sócrates já havia sido internado em duas outras ocasiões em 2011 e escapado por pouco. Infelizmente, desta vez não foi possível.

Abraço.

minicritico disse...

Vá em paz, Sócrates Brasileiro. Seu legado não foi em vão.