domingo, 23 de fevereiro de 2014

Contagem Regressiva: Fevereiro de 2014

Para um fanático por futebol, a Copa do Mundo é muito mais do que um evento esportivo. É um período para se tirar férias do trabalho e só sair de casa para tratar de assuntos estritamente necessários. São semanas mágicas, onde um jogador consegue deixar o mundo mortal para fazer parte do panteão dos Deuses da Bola e, de quebra, transformar um país inteiro numa grande festa. É uma época para se rir, chorar, se emocionar. Um momento que será guardado para sempre em nossos corações...
Outros caminhos
Quando o assunto é Seleção Brasileira, nenhum tema é tão debatido quanto a posição de centroavante. Embora conte com a confiança de Luiz Felipe Scolari, Fred, atual titular da camisa 9, preocupa por causa de sua fragilidade física. Mesmo não sendo um atacante da estirpe de Romário e Ronaldo, o jogador do Fluminense, em forma, é o nome ideal para atuar entre os zagueiros adversários, função que o técnico não abre mão. Com o reserva Jô visto com desconfiança, alguns nomes estão sendo especulados como Hernane, Leandro Damião e Alan Kardec. No entanto, nenhum deles chega a empolgar.
É improvável que aconteça, mas talvez fosse o momento de Felipão testar uma formação (ao lado) que não dependa de um centroavante de ofício. Mano Menezes, seu antecessor na Seleção, percebeu essa carência e testou, com algum sucesso, Neymar como o jogador mais avançado do time. Excelente finalizador, o atacante do Barcelona se aproximou ainda mais do gol, mesmo sem jogar de costas para a defesa rival. Sem dúvida, uma hipótese que não deveria ser descartada.
Mais preocupante, embora menos discutida, é a questão da saída de bola. Titular da posição de primeiro volante, Luiz Gustavo tem um passe rápido e correto, mas pouco vertical. Bom marcador, o volante do Hamburgo ganhou a posição por saber se posicionar como um terceiro zagueiro e liberar Paulinho para atacar. Defensivamente, funcionou bem na Copa das Confederações, porém, deixou a desejar na transição ofensiva, muitas vezes delegando essa obrigação para o zagueiro David Luiz que muitas vezes arriscava lançamentos que apenas devolviam a posse ao adversário.

Neste espaço, durante o torneio intercontinental, foi sugerido o recuo momentâneo de Oscar para ajudar nessa saída, uma vez que Paulinho também não realiza bem esse trabalho, mas nada melhor do que testar alguém capaz de cumprir todas as funções que um primeiro volante moderno deve exercer sem que isso prejudique o equilíbrio tático da equipe. E esse jogador pode ser Fernandinho. Desempenhando funções parecidas no Manchester City, Fernandinho é o responsável por guardar a posição quando o ótimo Yaya Touré se lança ao ataque e, simultaneamente, distribuir o jogo de trás. Diferente de Luiz Gustavo, Fernandinho tem o passe vertical, busca os companheiros de frente e ainda é capaz de chegar à área. No amistoso diante da África do Sul, teremos a chance de ver isso na prática.           
Os rivais
Luiz Felipe Scolari convocou 16 jogadores que atuam no exterior para a partida contra a África do Sul no dia 5 de março em Joanesburgo. A princípio, a ideia é completar a lista com um goleiro e dois atacantes que militam no futebol brasileiro, algo esperado para esta semana.
Goleiro: Júlio César (Toronto);
Zagueiros: Dante (Bayern), David Luiz (Chelsea) e Thiago Silva (PSG);
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Marcelo (Real Madrid) e Rafinha (Bayern);
Volantes: Fernandinho (Manchester City), Luiz Gustavo (Wolfsburg), Paulinho (Tottenham) e Ramires (Chelsea);
Meias: Bernard (Shakhtar Donetsk) Oscar (Chelsea) e Willian (Chelsea);
Atacantes: Hulk (Zenit) e Neymar (Barcelona). 

Atualização: Sem surpresas, Scolari convocou nesta segunda-feira o goleiro Jefferson (Botafogo) e os centroavantes (Fred e Jô). Com isso, não haverá tempo hábil para que um novo avançado seja testado antes da convocação final. Em caso de desfalque, Leandro Damião deverá ser o suplente imediato.   
De olho na Copa
O mês de fevereiro foi marcado pela tensão. Devido aos atrasos nas obras em Curitiba, a sede paranaense esteve ameaçada de corte. A garantia da cúpula da FIFA de que o estádio do Atlético Paranaense estava confirmado veio somente na última terça-feira em congresso da entidade realizado em Florianópolis.
Outra sede que se encontrou em risco foi Porto Alegre. Apesar da presença da presidente Dilma Rousseff na inauguração do novo Beira-Rio, os custos das estruturas temporárias ao redor do estádio do Internacional ainda estão em discussão. Segundo Giovanni Luigi, presidente do Colorado, os R$ 30 milhões com os quais o Inter não pretende arcar podem representar um risco de corte para a capital gaúcha.
A nota triste de fevereiro veio de Manaus. Antônio José Pita Martins, de 55 anos, foi mais uma vítima fatal nas obras da Arena Amazônica. Atingido na cabeça por uma peça de metal que se soltou, o trabalhador português não resistiu. Com o falecimento de Antônio, já são três as mortes nessa sede e sete em todo o país.
Em São Paulo, no dia 22, a polícia militar precisou agir para conter dezenas de manifestantes num protesto contra a realização da Copa do Mundo. Ao todo, foram 230 detidos entre manifestantes e jornalistas. O mais estranho na manifestação é que o estádio que abrigará a abertura do Mundial pertence ao Corinthians que arcará com seus custos junto ao BNDES. Trata-se de um financiamento e não de doação de dinheiro público. Não será surpresa se, em breve, aspectos políticos dessa manifestação vierem à tona.  
Confira o andamento das obras para o Mundial de 2014:         
Obras concluídas: Belo Horizonte, Brasília, Ceará, Natal, Porto Alegre*, Recife, Rio de Janeiro e Salvador;
Situação preocupante: Manaus;
Situação alarmante: Cuiabá, Curitiba e São Paulo.
* As estruturas temporárias ao redor do Beira-Rio ainda não estão prontas.
Fotos: Mowa Press, AFP/Jefferson Bernardes

2 comentários:

Alexandre Rodrigues Alves disse...

Acho que o Felipão poderia ter testado outro atacante mas não agora, no fim do ano. O único teste que ele fez foi com o Robinho jogando nessa posição que você colocou o Neymar, mais avançado. Não acho que o Jô seja o centroavante reserva ideal, prefiro o Tardelli, mesmo com ele jogando fora dessa posição ultimamente. Mas não existe alguém sobrando de fato. A vinda do William pode suprir bem algum problema com o Oscar. O Ramires ter voltado depois da CC foi uma boa. Sinto falta do Miranda apenas na zaga, acho que merecia uma vaga na Copa tranquilamente.

Sobre a Copa, o erro aconteceu lá atrás, com o exagero de se pensar em uma "Copa dos sonhos". A reportagem da France Football retrata bem a situação no país; existem alguns exageros ali, mas no geral a matéria condiz com a realidade que vivemos.

Michel Costa disse...

Pelo visto, Felipão nem cogita a possibilidade de montar um sistema sem um centroavante típico, Alexandre. Tardelli poderia ter sido testado também no ano passado, naquele período em que Lucas oscilava. No entanto, sua ausência não faz tanta diferença, creio.
Tenho notado que Oscar tem ficado sistematicamente no banco para Willian jogar. Chegaram a dizer que ele tem um problema físico, mas quero acompanhar com atenção seu desempenho até a Copa. Pra mim, o camisa 11 é mais jogador.
Sobre Miranda, acho que esta convocação determinou que ele não vai. Se o escolhido for Marquinhos, pelo menos poderá ser dito que Felipão se preocupa com o legado que vai deixar para seu sucessor.

Abraço.