domingo, 23 de março de 2014

Na berlinda

Esqueça teorias conspiratórias para favorecer a Argentina na Copa. Além de não existir nada que sustente tal absurdo, Tata Martino, técnico do Barcelona, tem planos bem mais urgentes para Neymar. Contestado por seu início no clube catalão, Martino está ciente de que seus objetivos são reconstruir sua equipe e, se possível, conquistar algum título nesta temporada. Para tanto, o argentino sabe muito bem que Neymar pode ser uma peça fundamental e não esconde esse pensamento ao dizer que o brasileiro é um jogador especial.
Ao contrário de grandes nomes como Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho que defenderam clubes de menor porte antes de rumarem para o gigante europeu, Neymar não passou pelo mesmo vestibular. O Barcelona não pretendia perder de vista um alvo que estava na alça de mira há tantos anos e fez de tudo para contar com ele em suas fileiras, inclusive, consultar os caciques do elenco sobre sua chegada. Apesar desse esforço, é evidente que a situação de Neymar em seu novo clube não é das mais tranquilas. Como se não bastasse o desembarque em um novo país, em uma nova cultura e, sobretudo, num futebol diferente, o atacante se viu como o centro do imbróglio envolvendo sua contratação junto ao Santos. Um episódio que culminou com a renúncia de Sandro Rosell do cargo de presidente do Barcelona e colocou o camisa 11 no olho do furacão quando seus vencimentos – superiores aos de alguns medalhões – foram revelados. Quem leu “A bola não entra por acaso”, do ex-dirigente Ferran Soriano, sabe que essa informação não deve ter sido bem digerida num ambiente estelar como o do Barça.
Entrando no campo da especulação, o que se diz é que parte do elenco pediu a Martino que Pedro fosse o escolhido para começar jogando o clássico contra o Real Madrid. Exatamente o que parcela considerável da torcida vem fazendo nas enquetes promovidas pelos principais sites esportivos da Espanha. Pedro, prata da casa, é autor de gols importantes na história recente do Barcelona e um dos xodós da torcida. Pode não ter o talento de Neymar, porém, já foi testado e aprovado e está perfeitamente adaptado ao time. É a chamada escolha de segurança numa partida que vale a sobrevivência na busca pelo título nacional.
Se tal tentativa de ingerência realmente aconteceu, Martino não deu ouvidos. O nome de Neymar aparece em todas as prévias do jogo, mais uma vez escalado aberto pela direita, espaço que não lhe é tão familiar quanto a esquerda que deverá ser ocupada por Iniesta. Afora o deslocamento da faixa habitual, Neymar tem hoje a chance de começar a reescrever sua história na Catalunha. Atuar bem contra o maior rival é a chave para quebrar desconfianças.   
Imagem: Albert Gea/Reuters

2 comentários:

Alexandre Rodrigues Alves disse...

Seu texto ressalta bem o comportamento de parte da torcida e da própria mídia. Muito se fala do fim da “era Barcelona” no futebol mundial. O fato é que ela terminou, em termos de supremacia clara dentro de campo, com a saída de Pep Guardiola. Tito Villanova e agora Gerardo Martino pegaram um grande time, mas que envelheceu em alguns setores e tem problemas claros na composição do seu elenco. Portanto, querer imputar apenas no novo treinador a culpa de alguns tropeços dos time catalão beira a covardia. Assim como definir em sucesso ou fracasso definitivo as atuações de Neymar a partir de uma partida apenas. O justo é aguardar até mesmo a segunda temporada do ex-jogador santista para vermos se ele realmente se adaptou ou não ao time espanhol. Até penso que podemos dizer que ele está bem ou mal, mas querer definir seu futuro no Barça a cada jogada certa ou errada que faz é um pouco demais.

Michel Costa disse...

Verdade, Alexandre. O time envelheceu e precisa de reforços, sobretudo, na defesa. Também é preciso pensar em quem substituíra Xavi no meio. Fábregas é o substituto natural.
Reforços para o gol e para a zaga também são bem-vindos.
Quanto a Neymar, também acho muito injusto determinar o que vai ser dele tendo como base apenas parte da primeira temporada. Ao contrário de Romário, Ronaldo e outros, ele não cumpriu um estágio numa equipe menor.