sábado, 26 de outubro de 2013

Contagem Regressiva: Outubro de 2013

Para um fanático por futebol, a Copa do Mundo é muito mais do que um evento esportivo. É um período para se tirar férias do trabalho e só sair de casa para tratar de assuntos estritamente necessários. São semanas mágicas, onde um jogador consegue deixar o mundo mortal para fazer parte do panteão dos Deuses da Bola e, de quebra, transformar um país inteiro numa grande festa. É uma época para se rir, chorar, se emocionar. Enfim, é um momento que será guardado para sempre em nossos corações...
A hora da verdade
Na última sexta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol antecipou o nome de cinco jogadores convocados para os amistosos contra Honduras (16 de novembro em Miami) e Chile (19 de novembro em Toronto). Com a justificativa oficial de necessidade dos atletas obterem vistos para entrada nos Estados Unidos, foram chamados:
- Daniel Alves (lateral direito, Barcelona)
- Marquinhos (zagueiro, PSG)
- Lucas Leiva (volante, Liverpool)
- Hulk (atacante, Zenit)
- Diego Costa (atacante, Atlético de Madrid)
Entre todos, um nome chamou mais a atenção. Há alguns dias, Diego Costa declarou abertamente seu desejo de defender a seleção da Espanha, país onde milita desde 2007. Tendo vestido a camisa da Seleção Brasileira em amistosos diante de Itália e Rússia em março deste ano, Diego não enxergava mais espaço na equipe comandada por Luiz Felipe Scolari e viu num precedente aberto pela FIFA a chance alavancar de vez sua carreira internacional. Segundo a entidade máxima do futebol, um jogador que atuou apenas em amistosos por seu selecionado pode defender outra bandeira caso tenha dupla nacionalidade e cinco anos naquele país.
Dado o posicionamento de Diego Costa, não será surpresa se o atacante anunciar nos próximos dias que recusa o chamado de Felipão e que sua prioridade é La Roja. Inclusive, o diário Marca traz a informação de que Costa já teria enviado uma carta à FIFA em que manifesta interesse de defender a Espanha. Se existe tal cenário e se, ao que tudo indica, o técnico da Seleção Brasileira tem total conhecimento disso, qual a razão de convocar alguém que não está disposto a servir o Brasil? Simples. Raposa velha, Scolari sabe que ao chamar o artilheiro do Atlético de Madrid deixará em suas mãos a decisão de jogar ou não com a camisa amarela. Em caso de recusa, Diego arcará com todo o ônus desse imbróglio. Além disso, a CBF ainda poderá recorrer à FIFA o que poderia gerar um processo em que só o jogador teria algo a perder.
A novidade da pré-lista é a convocação de Marquinhos, zagueiro em franca ascensão no futebol europeu e mais uma opção a ser testada para a quarta e última vaga em aberto entre os centrais da Seleção. Salvo por lesões, Thiago Silva, David Luiz e Dante já estão confirmados no Mundial. Outra observação possível é que Lucas Leiva recuperou sua posição no grupo, depois um período em que lutou contra diversas contusões que o deixaram fora de combate por um longo tempo. Com isso, quem deve perder espaço é Fernando, volante do Shakhtar Donetsk.  
Os rivais
Além do Brasil, país-sede, vinte seleções garantiram vaga na Copa do Mundo. Na América do Sul, Argentina, Colômbia, Chile e Equador confirmaram participação em 2014. Da Europa estão apurados os vencedores de grupo Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Suíça, Rússia, Bósnia, Inglaterra e Espanha. Da Concacaf estarão presentes Estados Unidos, Costa Rica e Honduras. E através das eliminatórias asiáticas se classificaram Irã, Coreia do Sul, Japão e Austrália.
Quinto colocado na América do Sul, o Uruguai vai encarar uma repescagem intercontinental contra o Irã, enquanto o México, quarto nas eliminatórias da Concacaf terá pela frente a Nova Zelândia, campeã da Oceania. Enquanto isso, a terceira fase das eliminatórias africanas reservou os seguintes confrontos: Nigéria x Etiópia, Senegal x Costa do Marfim, Camarões x Tunísia, Argélia x Burkina Faso e Egito x Gana. Neste duelo, Gana praticamente garantiu sua classificação ao bater o Egito por inapeláveis 6 a 1 na partida de ida. Em princípio, isso significa mais uma ausência do Egito em Copas.  
Na Europa, os segundos colocados passarão por uma repescagem onde só o vencedor estará presente em território brasileiro. Após o sorteio realizado em Zurique, ficaram definidos os confrontos entre França e Ucrânia, Romênia e Grécia, Croácia e Islândia e Portugal e Suécia que marcará o encontro entre os astros Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic. Infelizmente, só um dos dois terá a honra de disputar a próxima Copa.
Outra polêmica envolvendo o Mundial do Brasil é o critério utilizado pela FIFA para a definição dos cabeças de chave. Baseando-se em seu ranking de seleções, a entidade confirmou que o anfitrião Brasil terá ao seu lado os sete primeiros colocados do ranking, algo que não garantiu selecionados tradicionais como Holanda e Itália. Os primeiros colocados são Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Uruguai e Suíça. Caso o Uruguai não avance em sua repescagem, o oitavo cabeça de chave será a Holanda.       
De olho na Copa
Segundo o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, as obras da Arena Pantanal não estarão concluídas em dezembro, prazo estipulado pela FIFA. Otimista, Barbosa projeta a entrega do estádio em janeiro de 2014. Como se isso não bastasse num mês marcado por manifestações na Arena, na tarde do dia 25, um incêndio atingiu alguns materiais que estavam no subsolo da construção. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ninguém se feriu.
Confira abaixo o andamento das obras para o Mundial de 2014:         
Obras concluídas: Belo Horizonte, Brasília, Ceará, Recife, Rio de Janeiro e Salvador;
Apresentando atrasos: Curitiba, Manaus, Porto Alegre e São Paulo;
Situação preocupante: Cuiabá e Natal.
Imagens: Mowa Press, editoria de arte Globoesporte.com e Caique Loureiro

2 comentários:

Alexandre Rodrigues Alves disse...

Sobre o Diego Costa: Acho que o erro maior no caso é da FIFA ao permitir essa palhaçada do cara jogar pela seleção de seu país e depois ainda poder jogar para outra seleção, desde que não tenha feito jogos oficiais. Sou meio radical nessa coisa de naturalização; só se o jogador tiver parente de primeiro grau para poder atuar por outro país e nada mais. Sobre a decisão dele, já que lhe é dado esse direito, creio que vai escolher jogar pela Espanha, o que faz com que ele tenha mais chance de ser convocado para 2014.

Sobre a eliminatória: penso ser errado também um país sul-americano disputar a repescagem com um país não-americano; para mim a eliminatória correta deveria ter como repescagem Uruguai x México. Também acho absurdo a Austrália jogar pela Ásia e não darem uma vaga direta para a Oceania (já que temos 32 times na Copa, porque não dar logo uma vaga para esse continente?) Sobre o critério dos cabeças de chave porque não utilizar os que já foram campeões mundiais?

O que mais me preocupa nas exageradas 12 sedes da Copa é saber o que serão de algumas delas (como em Cuiabá) depois do torneio?

Michel Costa disse...

Realmente a FIFA é cheia de incoerências, Alexandre. Salvo Israel ou qualquer outra seleção que enfrente problemas sérios em sua região, nenhuma deveria disputar eliminatórias em outro continente.
No caso de Diego, o PVC costuma citar com razão que os mesmos amistosos que não servem para desqualificar o atacante do Atlético de Madrid servem como base para o ranking da entidade. Difícil entender critérios assim.