sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Contagem Regressiva: Dezembro de 2013

Para um fanático por futebol, a Copa do Mundo é muito mais do que um evento esportivo. É um período para se tirar férias do trabalho e só sair de casa para tratar de assuntos estritamente necessários. São semanas mágicas, onde um jogador consegue deixar o mundo mortal para fazer parte do panteão dos Deuses da Bola e, de quebra, transformar um país inteiro numa grande festa. É uma época para se rir, chorar, se emocionar. Enfim, é um momento que será guardado para sempre em nossos corações...
Já começou!
Como era de se esperar, o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014 trouxe consigo toda a expectativa pelos confrontos que as 32 seleções travarão em 64 partidas entre os dias 12 de junho e 13 de julho de 2014. Cabeça de chave do Grupo A, a Seleção Brasileira enfrentará na estreia a Croácia em São Paulo, o rival México em Fortaleza e, por fim, pega Camarões na capital Brasília. Um agrupamento acessível, sem dúvida, mas que certamente demandará uma boa dose de entrega dos comandados de Luiz Felipe Scolari.
Embora tenha mostrado há poucos dias um alto grau de otimismo ao dizer que o Brasil será campeão, Felipão foi mais cauteloso ao analisar os adversários que se apresentaram durante a cerimônia realizada pela FIFA na bela Costa do Sauípe. Observou as qualidades dos futuros oponentes e afirmou que sua seleção mira uma das duas vagas em disputa.
Dos outros grupos, dois, em especial, chamam mais a atenção. Finalistas do Mundial de 2010, Espanha e Holanda, se enfrentarão logo na primeira partida do Grupo B e terão a companhia do bom selecionado chileno do técnico Jorge Sampaoli e da Austrália. Como o cruzamento das oitavas de final prevê duelos com o grupo brasileiro, em tese, a Seleção deve ter pela frente Espanha, Holanda ou Chile logo no início da fase eliminatória.
Reunindo, pela primeira vez, três campeões do mundo, o Grupo D de Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália, recebeu automaticamente a alcunha de “Grupo da Morte”, graças aos sete títulos que abriga em sua tabela. Ironicamente, após o técnico inglês Roy Hodgson declarar que não gostaria de encarar o clima amazônico, não só verá seu time jogar em Manaus, como encontrará a perigosa Itália no caminho.
Veja abaixo todos os grupos do Mundial de 2014:
 De olho na Copa
O mês de dezembro foi marcado pelo acidente na Arena Corinthians que vitimou dois operários envolvidos nas obras do estádio que receberá a abertura do Mundial de 2014. Fabio Luiz Pereira, motorista, e Ronaldo Oliveira dos Santos, montador, morreram depois da queda de um guindaste que erguia parte da estrutura de cobertura da arena. Com mais essa fatalidade, o número de óbitos ligados às construções dos estádios para a Copa sobe para quatro. Anteriormente, Brasília e Manaus tinham vivido tragédias semelhantes.
Confira o andamento das obras para o Mundial de 2014:         
Obras concluídas: Belo Horizonte, Brasília, Ceará, Recife, Rio de Janeiro e Salvador;
Apresentando atrasos: Curitiba, Manaus, Porto Alegre e São Paulo;
Situação preocupante: Cuiabá e Natal.
Arte: globoesporte.com 

3 comentários:

Alexandre Rodrigues Alves disse...

É um grupo interessante para o Brasil se preparar para as oitavas de final; não é uma baba mas é bem acessível; lembrando que o time do México, teoricamente, não existe ainda, pois Miguel Herrera deve trazer de volta alguns estrangeiros que não jogaram a repescagem mas terá poucos jogos para formatar o time; a Croácia é instável, e Camarões sintetiza a bagunça do futebol africano; alguns bons jogadores, mas muita desorganização.

O grupo da Alemanha é o melhor em termos técnicos, tem 4 bons times, mas os germânicos devem passar, com os outros 3 brigando pela vaga. Todo mundo esperando grandes jogos entre Espanha x Holanda e Itália x Inglaterra, mas tenho alguns dúvidas quanto a isso, pois podem ser partidas em que os times entre com mais cautela pois quem perder se complica no restante da chave. E a Argentina pode comemorar pegou o melhor caminho; a "ótima geração belga" do Corneta Europa pegou a logística dos sonhos, mas deve pegar um time vindo do grupo da Alemanha, e aí terá mais dificuldade nas oitavas.

Michel Costa disse...

Imagino, só imagino, que a seleção mexicana será formada pelo grupo que a classificou na repescagem reforçado de alguns "europeus". Acho que a fase de grupos não será problema para o Brasil, mas a partir daí a Seleção não deve ter vida fácil. Se o rival das oitavas for o Chile, como muitos apostam, seria o melhor dos mundos. Os chilenos estão bem, claro, mas seria diferente de enfrentar Holanda ou Espanha. Seria um fiasco absurdo cair nas oitavas. Seja contra quem for.

Quem pegou um caminho interessante foi a Argentina. Se tudo correr bem para eles, só terão pedreiras na semifinal. Difícil saber como se comportariam num jogo contra a Espanha, por exemplo.

É, pelo visto, emoções não vão faltar nesta Copa.

Abraço.

Alexandre Rodrigues Alves disse...

De fato o caminho do Brasil é complicado nas oitavas, ou seja, não é tanta vantagem esse grupo; mas pelo menos o Felipão é experiente nesse tipo de situação e já está alertando o time, ao dizer que prefere até mesmo pegar algum europeu do que o Chile, que muitos consideraria mais fácil. Até é mesmo, mas o treinador brasileiro não gosta de posar como favorito, nem que os jogadores fiquem com muita banca, o que é algo respeitável.

O nível técnico do torneio é bom, tirando poucas seleções, vieram as melhores mesmo, será bem interessante, vamos ver se o preparo físico dos times estará bom e que fora de campo também tudo saia bem.

Abraço!